Projeto desenvolve oficinas de vídeo com mulheres em vulnerabilidade social de Porto Alegre e Tijuana

Viviane Gueller e Marcia Machado Braga falaram sobre o trabalho em entrevista para a Rádio da Universidade

As entrevistadas desta edição do Ciência 1080 são a artista visual e jornalista Viviane Gueller e a graduanda em artes visuais Marcia Machado Braga. As convidadas falam sobre o trabalho desenvolvido sob coordenação da professora do Instituto de Artes da UFRGS Claudia Zanatta: Porto Alegre/Tijuana: mulheres olhando para seu cotidiano e além dele.

A proposta nasce da convergência do trabalho de dois coletivos artísticos que vêm realizando intercâmbios desde 2014: Cidadania e Arte, de Porto Alegre, e Imagen y Creación, de Tijuana, México. O projeto enfoca a realização de oficinas de vídeo direcionadas a mulheres em vulnerabilidade social residentes nas duas cidades, visando a fortalecer as relações entre processos criativos e sociais. Ao final, a ideia é realizar exposições coletivas e projeções com os materiais produzidos, que devem ocorrer ao mesmo tempo em Porto Alegre e Tijuana, além da divulgação do projeto e dos produtos gerados em um site bilíngue (português-espanhol).

O projeto visa incentivar a emergência de narrativas como forma de evidenciar a história e a vivência de mulheres residentes em bairros da periferia das duas cidades, associando-as a processos de criação.

Leia também: