Música e Imaginário na ótica de Sartre - Music and imaginary in the perspective of Sartre

Abraão Carvalho Nogueira

Resumo


Pretendemos abordar inicialmente, a temática da música, a partir de passagens do romance A Náusea (1938), em que a demarcação deste tema é fixada no relevo desta obra literária do escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980). Uma importante chave de leitura que será explorada aqui, será o percurso através da reflexão filosófica de Sartre a partir do tema da imaginário, sobretudo em seu livro O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação (1940). E como objeto de nossa reflexão, articular, alguns indícios a respeito da música no romance sartreano, com a noção de consciência imaginante desenvolvida por Sartre, no sentido de tomar a música, no âmbito da arte, como uma esfera privilegiada de intencionalidade para esta consciência imaginante, mediada pela afetividade, na qual a negatividade do real é o ponto de encontro com a perspectiva fenomenológica elucidada pelo filósofo francês.


Palavras-chave


Filosofia da Música; Imáginário; Sartre; consciência imaginante - Philosophy of Music, Imaginary, Sartre, imaginative consciousness

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