Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial SGA A UFRGS e a A3P

A UFRGS e a A3P

Lançado em 2001, pelo Ministério do Meio Ambiente, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública tem como principal objetivo sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporarem princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades administrativas (rotineiras). Em 2005, após o I Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, foi criada a Rede A3P, um canal de comunicação permanente para promover o intercâmbio técnico, difundir informações sobre temas relevantes à agenda, sistematizar dados e informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos, incentivar e promover programas de formação e mudanças organizacionais, permitindo a troca de experiências.

 

A UFRGS integra a Rede A3P desde 23/12/2009, quando assinou o Termo de Adesão.

A A3P é uma decisão voluntária respondendo à compreensão de que o Governo Federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. O programa tem como diretriz a sensibilização dos gestores públicos para as questões socioambientais, estimulando-os a a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável/compras verdes e ainda ao processo de formação continuada dos servidores públicos.

A Agenda se fundamenta nas recomendações do Capítulo IV da Agenda 21 que indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo”; no Princípio 8 da Declaração da Rio/92, a qual afirma que “os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover políticas demográficas adequadas”; e ainda na Declaração de Johannesburgo que institui a "adoção do consumo sustentável como princípio basilar do desenvolvimento sustentável".

A A3P é um convite ao engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos e a difusão da ação. Nesse sentido, convidamos você a repensar a sua atuação pessoal e profissional, visando à construção de uma nova cultura institucional. 

Mais informações em:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36

Ações do documento
« Maio 2019 »
Maio
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
Contador de visitas
Contador de visitas