Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial Operação do SGA Projetos Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

 

Coleta seletiva é a segregação previamente realizada dos resíduos sólidos conforme sua constituição e composição. As principais finalidades da coleta seletiva são: a destinação dos resíduos segregados para locais ambientalmente corretos e a facilitação da prática da reciclagem. 

A Coleta Seletiva foi implantada, na UFRGS, sob a coordenação da Coordenadoria de Gestão Ambiental, em abril de 2007, atendendo ao Decreto Federal Nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que determinou a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Esse Decreto cumpre uma das metas estabelecidas pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa elaborado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em 2000, que visa atender às demandas ambientais no Serviço Público Federal.

Sua regulamentação, na Universidade, ocorreu com a Portaria Nº 3.450, de 15 de setembro de 2008, pelo Reitor José Carlos Ferraz Hennemann, que estabeleceu a obrigatoriedade da segregação de resíduos sólidos e o acondicionamento dos resíduos em sacos plásticos de diferentes cores, de acordo com a sua natureza.

Integra esse projeto a ação de extensão Gerenciando Resíduos com Arte.

 

Saiba mais sobre a Coleta Seletiva da UFRGS aqui.

 

banner coleta seletiva
Ações do documento