Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial Operação do SGA Projetos Uso Racional de Água

Uso Racional de Água

A água é um dos recursos naturais mais importantes, cuja utilização deve ser feita de maneira a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. Embora o volume total de água existente na Terra seja de 1.386 milhões de km3, 97,5 % deste total é constituído pelos oceanos, mares e lagos de água salgada. Na parte formada pela água doce, mais de 2/3 estão nas calotas polares e geleiras, inacessíveis para o uso humano pelos meios tecnológicos atuais. Sobram, portanto, apenas 0,007% de água boa para consumo humano.  

 

O prognóstico da crise da água em um prazo de algumas décadas tem por base o crescimento da população mundial (atualmente 6 bilhões de habitantes), o consumo mínimo de 1.000 m3/habitante/ano, adotado pelas Nações Unidas e o volume estocado nos rios e lagos (cerca de 180 mil km3).

 

A UFRGS, como centro formador de opinião e propagador do conhecimento, tem papel fundamental na busca de soluções alternativas para esse problema. Por essa razão, a AGA propôs a implantação do projeto Uso Racional da Água. Para o seu desenvolvimento, foi proposto um conjunto inicial de diretrizes e ações, pelo qual todo o trabalho relacionado com a água na UFRGS seja norteado.

 


DIRETRIZES

AÇÕES PROPOSTAS

ETIQUETA DE CONSCIENTIZAÇÃO

 

Ações do documento