Você está aqui: Página Inicial

V Sincelpe - 2021 em Porto Alegre, RS

Reagendamento do V Sincelpe

Prezados colegas,


Diante da pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, a Comissão Organizadora do V Simpósio Internacional Celpe-Bras decidiu ser mais prudente adiar o evento e realizá-lo no próximo ano, em data a ser confirmada. Informamos que os trabalhos submetidos seguirão inscritos e poderão ser revisados em data a ser divulgada posteriormente. Além disso, o período de submissões será reaberto e as novas datas serão informadas assim que possível. Agradecemos a compreensão de todos e esperamos ansiosamente pelo nosso encontro em 2021.


Cordialmente,

Comissão Organizadora do V Sincelpe

16 de abril de 2020

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET/UFRGS) e o grupo de pesquisa Avalia têm a satisfação de divulgar a realização do V Sincelpe – Simpósio Internacional Celpe-Bras, que ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Campus Central), em Porto Alegre, RS, Brasil, em 2021. O evento terá por tema “Níveis de proficiência e progressão curricular no ensino de PLA” e será constituído por conferências, mesas-redondas, minicursos e sessões de comunicações.

A primeira edição do Sincelpe ocorreu em 2013, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover um espaço de diálogo há muito desejado entre pesquisadores, professores, coordenadores de postos aplicadores e toda a comunidade interessada no Celpe-Bras. Naquela ocasião, foram debatidas questões relativas ao Português como Língua Adicional (PLA) no Brasil e no exterior, especialmente, a avaliação e a certificação da língua portuguesa.

Em 2014, o Sincelpe aconteceu em Campinas, São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas. O encontro salientou a reflexão sobre diferentes questões que constituem a agenda do exame, com o intuito de oferecer subsídios para seu aprimoramento. Também foi objetivo da segunda edição do evento discutir as implicações do Celpe-Bras para a área de avaliação de proficiência em línguas adicionais.

Em 2016, na terceira edição do evento, realizada na Universidade Federal da Bahia, foram destacadas questões sobre poder, cultura, variedades linguísticas e identidades no ensino e na avaliação de língua portuguesa.

Na quarta edição do Sincelpe, sediada na Universidade Federal do Paraná, em 2017, os participantes do evento foram convidados a debater sobre o exame Celpe-Bras enquanto instrumento de política linguística. Na ocasião, ainda foi formado o Grupo de Trabalho especial Pré-PEC-G, composto pelos coordenadores de instituições que recebem os estudantes e por representantes dos órgãos administradores do programa no Ministério da Educação e no Ministério das Relações Exteriores, que discutiram sobre as possibilidades de padronização do acolhimento e atendimento aos alunos participantes.

Em sua quinta edição, o Sincelpe propõe uma reflexão sobre os níveis de proficiência certificados no exame Celpe-Bras e as implicações desses níveis para a progressão curricular no ensino de PLA. O tema é um convite para os participantes compartilharem pesquisas e ações que estejam desenvolvendo em relação a desenho de currículos, elaboração de programas de ensino, materiais didáticos, práticas de sala de aula, formação de professores e projetos políticos e pedagógicos que levem em conta os níveis do Celpe-Bras e de outros sistemas de avaliação. Também seguem sendo foco de debate a análise das práticas que compõem o sistema de avaliação Celpe-Bras (credenciamento de postos aplicadores, capacitação dos avaliadores, elaboração, aplicação e avaliação da prova e divulgação dos resultados) bem como os resultados de estudos sobre suas características e seu impacto em diferentes contextos, visando seu constante aprimoramento.

 

Público-alvo

O V Sincelpe tem como público-alvo:

  • professores e pesquisadores das áreas de avaliação de proficiência, políticas linguísticas e de ensino e formação de professores de línguas adicionais;

  • estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada e Educação;

  • coordenadores de postos aplicadores e avaliadores do exame Celpe-Bras;

  • gestores, pesquisadores e demais responsáveis por políticas públicas de avaliação e promoção da língua portuguesa e por políticas de internacionalização com enfoque na língua portuguesa.

 

Chamada de Trabalhos e Inscrições

Com o objetivo de refletir sobre os níveis de proficiência certificados pelo Celpe-Bras e suas implicações para a progressão curricular no ensino de PLA, a Comissão Organizadora convida toda a comunidade interessada a submeter propostas de trabalhos relacionados aos seguintes eixos temáticos e nas seguintes modalidades:

 

Eixos Temáticos

  • Validação dos níveis de proficiência do Celpe-Bras

  • Instrumentos e parâmetros de avaliação do Celpe-Bras

  • Capacitação de coordenadores, aplicadores e avaliadores do Celpe-Bras

  • Progressão curricular, programas de ensino, projetos pedagógicos e materiais didáticos de PLA

  • Formação de professores de PLA

  • O Celpe-Bras e outros sistemas de avaliação: necessidades e modelos comuns de certificação, reconhecimento mútuo de exames, correspondência entre sistemas de avaliação, equivalência de níveis de proficiência, etc.

  • O Celpe-Bras e as políticas de internacionalização e promoção da língua portuguesa: convênios PEC-G e PEC-PG, programas de PLA nas universidades, etc.

 

Participações confirmadas

Ana Sofía Principi (Universidad Nacional de La Plata)

Ellen Yurika Nagasawa (Unisinos - PPGLET/UFRGS)

Fabrício Muller (Casa do Brasil Argentina - Universidad Nacional Tres de Febrero)

Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo (UNB)

Juliana Roquele Schoffen (UFRGS)

Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG)

Margarete Schlatter (UFRGS)

Matilde Virginia Ricardi Scaramucci (Unicamp)

Nelson Viana (UFSCAR)

Regina Lúcia Péret Dell”Isola (UFMG)

Simone da Costa Carvalho (UNILA)

Simone Paula Kunrath (Escola Bem Brasil)

 

Programação preliminar

2021

9h às 10h

Credenciamento

10h às 10h30

Cerimônia de Abertura

10h30 às 12h30

Conferência de abertura


Usos do Celpe-Bras: níveis de proficiência e esferas de atuação

12h30 às 14h

Almoço

14h às 16h

Mesa redonda 1


Marcos de referência para o ensino e avaliação de línguas adicionais

16h às 16h30

Intervalo para café

16h30 às 18h30

Sessão de Comunicações 1

18h30

Coquetel e lançamento de livros

 

2021

9h às 10h30

Mesa Redonda 2


Níveis de proficiência no Celpe-Bras

10h30 às 11h

Intervalo para café

11h às 13h

Sessão de Comunicações 2

13h às 14h

Almoço

14h às 16h

Mesa redonda 3


Progressão de níveis no ensino

16h às 16h30

Intervalo para café

16h30 às 18h30

Minicursos

20h

Jantar por adesão

 

2021

9h às 10h30

Experiências e demandas dos Postos Aplicadores

10h30 às 11h

Intervalo para café

11h às 12h30

Perspectivas para o Celpe-Bras

12h30 às 14h

Almoço

14h às 16h

Conferência de encerramento


Complexidade textual: implicações para progressão curricular

16h às 17h

Encaminhamentos e mesa de encerramento

Modalidades de Participação

Comunicação - apresentação oral de trabalhos que apresentem aprofundamento teórico e metodológico, relatando resultados de pesquisas em andamento ou finalizadas. As propostas devem apresentar a fundamentação teórica utilizada e mencionar procedimentos metodológicos e resultados (ainda que preliminares). Os proponentes podem ser estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. Duração: 20 min.

Relato de prática - apresentação oral de trabalhos que relatem práticas de ensino e/ou de avaliação, elaboração de materiais didáticos, desenvolvimento de currículo e/ou programas de ensino, experiências na aplicação do Celpe-Bras, entre outros, com ênfase no compartilhamento de boas práticas. As propostas devem apresentar motivações, caracterização do contexto, procedimentos e contribuições. Os proponentes podem ser estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, coordenadores de postos aplicadores e avaliadores do exame Celpe-Bras. Duração: 20 min.

Minicurso - atividades formativas relacionadas aos eixos temáticos do evento. As propostas devem apresentar objetivos pedagógicos, embasamento teórico e metodologia. Os proponentes devem possuir titulação mínima de mestre. Duração: 1h30min.

Ouvinte - modalidade destinada ao público geral interessado na temática do evento, sem apresentação de trabalhos.

 

Normas para submissão de resumos

Os resumos submetidos devem:

  • indicar o eixo temático e a modalidade nos quais se enquadram;

  • indicar nome e filiação acadêmica dos autores;

  • ter entre 300 e 400 palavras;

  • ser escritos em português;

  • conter título e objetivos explícitos;

  • ter entre 3 e 5 palavras-chave;

  • ser submetidos pela página https://easychair.org/conferences/?conf=sincelpe2020 até 2021.

 

Cada autor pode submeter no máximo duas propostas nas modalidades de apresentação oral (comunicação e relato de prática), uma como autor principal e outra como coautor. Além dessas, autores interessados poderão submeter apenas uma proposta de minicurso, como autor principal ou como coautor.

 

Como realizar a submissão de resumos

Utilizamos a plataforma online Easychair para o gerenciamento da submissão dos resumos.

Para submeter um resumo no Easychair, crie uma conta na plataforma através do link: https://easychair.org/account/signin (todos os autores ou coautores devem ter uma conta). Nesta página você colocará seus dados e, posteriormente, receberá um e-mail para ativar a sua conta.

Após criar sua conta, entre no link para submissão de resumos do Sincelpe (https://easychair.org/conferences/?conf=sincelpe2020), faça o login e entre na página como autor, para realizar a submissão. Em seguida, preencha um formulário (para cada trabalho submetido, preencha um formulário individual). Neste formulário, coloque os dados dos autores e as informações sobre o trabalho: título, resumo, palavras-chave, eixo temático e modalidade de participação. Além disso, faça upload do resumo em formato PDF (não coloque os nomes dos autores e filiação neste arquivo).

Caso tenha alguma dúvida, acesse os tutoriais disponíveis no canal do Sincelpe no YouTube para criação e ativação de conta e para submissão de resumos: Tutorial para criação de conta; Tutorial para ativação de conta; Tutorial para submissão de resumos.

 

Datas Importantes

2021: data limite para submissão de resumos

2021: divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação

2021: data limite para pagamento da inscrição para apresentadores de trabalho

2021: data limite para pagamento da inscrição para ouvintes

2021 realização do V Sincelpe

 

Valores das Inscrições

 

Professores e pesquisadores

Alunos de pós- graduação

Alunos de graduação

Ouvintes

2021

R$ 180,00

R$ 110,00

R$ 70,00

R$ 50,00

2021

R$ 225,00

R$ 130,00

R$ 90,00

R$ 60,00

2021

R$ 270,00

R$ 165,00

R$ 105,00

R$ 70,00

2021

----

----

----

R$ 80,00

 

Em breve, informações sobre hospedagem, transporte e programa estarão disponíveis no site oficial do evento.

Autores interessados em lançar livros durante o evento devem entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail vsincelpe@gmail.com.

 

 

Organização

Juliana Roquele Schoffen (UFRGS)
Margarete Schlatter (UFRGS)

Comissão Executiva

Bruna Morelo
Deise Amaral
Elisa Marchioro Stumpf
Ellen Yurika Nagasawa
Gabrielle Rodrigues Sirianni
Giovana Lazzaretti Segat
Graziela Hoerbe Andrighetti
Kaiane Mendel
Letícia Grubert dos Santos
Luana Ramos Truyllio
Marine Laísa Matte
Simone Paula Kunrath

Comissão Acadêmica

Ana Cecília Cossi Bizon (UNICAMP)
Andrea Lima Belfort Duarte (UFRJ)
Bruna Pupatto Ruano (UFPR)
Cirlene Sanson (UFF)
Cristina Marques Uflacker (UFRJ)
Edleise Mendes (UFBA)
Everton Vargas da Costa (Framingham State University)
Gabriela da Silva Bulla (UFRGS)
Gladys Quevedo-Camargo (UNB)
Henrique Rodrigues Leroy (UFMG)
Iracema Luiza de Souza (UFBA)
Jeronimo Coura Sobrinho (CEFET-MG)
Kaline Araujo Mendes de Souza (UNILAB)
Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG)
Liliane Oliveira Neves (CEFET-MG)
Marcela Dezotti Cândido (UFMG)
Matilde Virginia Ricardi Scaramucci (UNICAMP)
Melissa Santos Fortes (UFCSPA)
Nelson Viana (UFSCAR)
Patrícia Maria Campos de Almeida (UFRJ)
Regina Peret Dell’Isola (UFMG)
Ricardo Moutinho R. da Silva (Universidade de Macau)
Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima (UFF)
Tatiana Pereira Carvalhal (UNILA)
Viviane Bagio Furtoso (UEL)