Ferramentas Pessoais
Acessar

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política UFRGS

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPOL) completa em 2012, 40 anos de existência. O curso de Mestrado foi um dos primeiros da área, criado no ano de 1972. O Curso de Doutorado foi criado em 1996, com o apoio das Universidades do Grupo Montevidéu, enfatizando as áreas de Integração Latino-Americana e Estudos Comparados e organiza-se como um programa avançado de pesquisa para a formação de docentes de nível superior e pesquisadores. Formaram-se nestas quatro décadas centenas de mestres e algumas dezenas de doutores.

Ao longo dos anos de existência dos Cursos de Mestrado e Doutorado, o Programa tem formado alunos de todas as regiões do Brasil e vários países da América Latina (Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Equador, Venezuela, entre outros), passando a receber mais recentemente também estudantes da África lusófona, mantendo, através de intercâmbios, convênios e organização de eventos conjuntos, estreita articulação com universidades e instituições do exterior. Também tem auxiliado a formação de profissionais de outras regiões do país por meio de Doutorados interinstitucionais.

O PPGPOL possui convênios e acordos acadêmicos com diversas instituições em nível internacional, com atividades conjuntas realizadas com pesquisadores de diversos países, destacando-se a inserção entre instituições européias, em países como França, Alemanha e Espanha, e no Cone Sul da América Latina, com destaque para Argentina e Uruguai.

O Programa está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Cultura Política e Opinião Pública; Instituições Políticas; Política Internacional; Teoria Política e Pensamento Social.

 

A partir de 2010 o Programa possui Nota 06 no sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação brasileiros, o que corresponde a “desempenho equivalente ao alto padrão internacional”, conforme a Capes.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

Cultura Política e Opinião Pública

Cultura Política e democracia: a tensão entre fatores institucionais e fatores histórico-estruturais na configuração de culturas políticas; Cultura Política, socialização e estruturação do sistema de crenças ideológicas dos cidadãos. Relações entre Cultura Política e Capital Social como bases da legitimidade dos sistemas políticos.

 

Instituições Políticas

A configuração de instituições políticas em perspectiva comparada, com investigações sobre regras, processos, políticas e seus efeitos. Possui agenda de pesquisas em torno a dois eixos temáticos: [1] Governo e Representação Política: Federalismo, Relações Executivo-Legislativo, partidos nas arenas eleitoral, legislativa e de governo, gabinetes e coalizões de governo, voto e competição eleitoral e as consequências políticas das regras eleitorais ; [2] Políticas Públicas: controles, transparência e corrupção nas instituições públicas; Judiciário e políticas públicas, agências regulatórias, segurança pública e políticas criminais, variações no gasto público.

 

Política Internacional

Análise política e teoria das relações internacionais, com ênfase em temas abrangendo desde a política externa brasileira em perspectiva comparada, até os problemas de segurança internacional (e.g. guerra, processos de securitização, resolução de conflitos, diplomacia), passando pelos desafios da integração regional e do desenvolvimento. Embora estes temas sejam abrangentes e estejam referidos a múltiplos contextos empíricos, os trabalhos realizados nesta linha de pesquisa tendem a priorizar os principais pólos de poder do sistema internacional (Estados Unidos, União Européia, China e Rússia) e três regiões caracterizadas pela presença de importantes potências regionais (América do Sul, África Austral e Sul da Ásia).

 

Teoria Política e Pensamento Social

Reflexões contemporâneas sobre as relações entre sociedade e política. Análise e interpretação de abordagens teóricas sociais e políticas para problemas como a participação da sociedade civil na esfera pública, os estudos de grupos dirigentes como apreensão de princípios de hierarquização e legitimação da dominação em determinada esfera social e problemas de reconversão de recursos sociais.

 

 

NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense -NUPERGS

Criado em 1979 pelo Prof. Hélgio Trindade, incorporando o acervo gerado pelas pesquisas de comportamento político e eleições no Rio Grande do Sul realizadas desde 1968 e os arquivos de líderes da política gaúcha e nacional, o NUPERGS em função das linhas de pesquisa desenvolvidas por seus membros expandiu, desde 1985, sua área de abrangência ao campo da política comparada. Coloca também ao alcance do público interessado documentação e bibliografia sobre a história contemporânea do Brasil e dos países platinos. Ver http://www1.nupergs.ifch.ufrgs.br/

 

Núcleo Indisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero -NIEM

Criado em 1984 tendo como principal eixo os estudos sobre gênero, cidadania, políticas públicas, socialização, cultura política, empoderamento, comportamento político, capital social, novas institucionalidades e mecanismos internacionais de promoção dos direitos humanos das mulheres, o NIEM tem contribuído para a formação de uma consciência crítica sobre as desigualdades de gênero e sobre a importância do papel da mulher na sociedade. Ver http://www6.ufrgs.br/nucleomulher

 

Núcleo de Pesquisa sobre América Latina -NUPESAL

Criado em 1988, pelo Prof. Marcello Baquero, direciona suas atividades de investigação no sentido de examinar os dilemas políticos existentes na América Latina, especialmente, a forma como os sujeitos sociais introjetam e decodificam aspirações, normas e valores políticos. Nesse sentido, tem desenvolvido desde sua criação pesquisas de opinião pública com apoio de instituições de fomento de pesquisa, bem como de sua rede de pesquisadores na América Latina, tem realizado pesquisas em diferentes cidades da região.

 

O Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais - NERINT

Articulado como projeto interdisciplinar junto ao Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS, em 1999, o NERINT dedica-se à análise das relações internacionais, com ênfase em temas que abrangem desde a política externa brasileira em perspectiva comparada, até os problemas de segurança internacional. Desde 2005, o NERINT sedia o CESUL (Centro de Estudos Brasil-África do Sul) fomentando estudos sobre a África do Sul. Ver tp://www6.ufrgs.br/nerint/php/

 

Núcleo de Estudos sobre Justiça e Poder Político

Criado em 2010 tem por foco contribuir para a melhor compreensão de noções conceituais e fenômenos que circundam aspectos culturais, institucionais e sócio-políticos da justiça e sua relação com o poder político. Pode-se destacar os seguintes temas que interessam ao Núcleo: 1. A internacionalização do campo jurídico. 2. As relações entre a cultura política e legal e as percepções dos atores políticos e sociais sobre o sentido da justiça 3. As políticas de administração da justiça, a atuação e o sentido da justiça criminal no Brasil 4. A relação do poder Judiciário com os demais poderes de Estado.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - UFRGS

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Engelmann

Av. Bento Gonçalves, 9500

Bloco III - Prédio 43311 - Sala 104b - Campus do Vale

Caixa Postal 15055

91509-900 - Porto Alegre - RS – Brasil

Fone/Fax: (51) 3308 6230

ppgpolitica@ufrgs.br

http://www.ufrgs.br/cienciapolitica