GNU Blog Software Livre na EducaçãoMicro Livre

07/01/2012

Inscreva-se no RSS

Apple admite trabalho infantil

Filed under: Variados — admin @ 5:54 pm

[Acho que esta notícia não tem relação com software livre. Ou será que tem?]

Apple admite trabalho infantil na fabricação de seus produtos

Fonte: Rede Record
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/apple-admite-trabalho-infantil-na-fabricacao-de-seus-produtos-20100228.html

Irregularidade é de empresas que fornecem serviços à empresa, diz relatório

publicado em 28/02/2010 às 16h44

A empresa tecnológica Apple, fabricante do iPhone, do iPod e dos computadores Mac, divulgou neste domingo (28) um relatório no qual reconhece que três de seus fornecedores empregaram menores de idade em suas fábricas.

O documento, que é publicado anualmente, diz que três dessas companhias contrataram um total de 11 jovens de 15 anos. A legislação de seus respectivos países estabelece a idade mínima de 16 anos para trabalhar. Todos eles já haviam chegado à idade mínima para trabalhar no momento em que a auditoria foi realizada, mas tinham apenas 15 anos quando foram contratados, diz a empresa.

Ap√≥s a descoberta, a Apple exigiu a cada uma das f√°bricas “desenvolver e implementar sistemas de gest√£o apropriados para impedir a contrata√ß√£o de menores no futuro”, como melhores sistemas para verificar a idade dos funcion√°rios. Nenhum dos jovens continua trabalhando nas f√°bricas em que foram contratados.

Com a publica√ß√£o desse relat√≥rio, a Apple busca se antecipar a poss√≠veis cr√≠ticas. A empresa americana n√£o deu os nomes das companhias que se incluem nele, mas se sabe que seus auditores visitaram f√°bricas nos Estados Unidos, Rep√ļblica Tcheca, Coreia do Sul, Filipinas, Cingapura, China, Taiwan e Tail√Ęndia.

O documento revela tamb√©m outros s√©rios incidentes. Os funcion√°rios trabalhavam mais horas do que o devido em um total de 60 f√°bricas e 24 provedores, que pagavam sal√°rios abaixo do m√≠nimo. No total, a Apple descobriu 17 tipos de viola√ß√Ķes de suas normas de responsabilidade social, como documentos falsificados, taxas de contrata√ß√£o excessivas ou incid√™ncias no tratamento de res√≠duos perigosos.

“Copyright Efe – Todos os direitos de reprodu√ß√£o e representa√ß√£o s√£o reservados para a Ag√™ncia Efe.”

Nenhum Coment√°rio »

Comente esta p√°gina.

Novo coment√°rioInscreva-me aos seus feeds

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

ÔĽŅ

Software Livre WordPress