GNU Blog Software Livre na EducaçãoMicro Livre

09/10/2008

Inscreva-se no RSS

Blogs da Débora Tura РCidade de Quevedos (RS)

Filed under: Blogs — Tags:, , — admin @ 12:20 am

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/premiovc/reportagem/notas/NewsPremio_296289.shtml

Débora Tura РEducadora Nota 10 РCidade de Quevedos (RS)

Língua Estrangeira

Reportagem: Beatriz Santomauro

No final de 2007, D√©bora Tura terminou sua p√≥s-gradua√ß√£o. E fechou com chave de ouro: cursou uma disciplina chamada Ambientes Digitais para o Ensino de L√≠nguas. ‚ÄúEstudar de novo foi um recome√ßo. Passei a questionar a maneira como trabalhava. E mudei muito‚ÄĚ, me disse D√©bora, durante uma entrevista regada a goles de chimarr√£o.

Foto:Tamires Kopp
Débora Tura: a língua inglesa a serviço da comunicação

Os tais ambientes digitais realmente passaram a fazer parte da sua rotina. Ela trabalha na Escola Estadual de Educação Básica Dom Pedro I, em Quevedos. A cidade fica a 5 horas de Porto Alegre por uma boa estrada, e mais uma hora por um caminho lindo de terra, ladeado por belas montanhas.

O projeto da professora, que a credenciou como uma das Educadoras Nota 10 de 2008, foi audacioso: fazer com que as crianças da 5ª série, que nunca haviam tido contato com a língua inglesa na escola, passassem a produzir e ler textos no idioma. Para atingir esse objetivo, elas passaram a publicar blogs na internet.

Para que o trabalho desse resultados, D√©bora reuniu os alunos na sala de inform√°tica durante 4 horas por semana (fora do hor√°rio de aula) e por 2 horas na sala de aula. Quatro meses depois, todos escrevem sobre sua vida pessoal, fam√≠lia, viagens, o que fazem no tempo livre, enfim, j√° conseguem se apresentar e comunicar-se com crian√ßas de outros locais. A turma j√° fez amigos: os estudantes trocam informa√ß√Ķes e experi√™ncias com alunos do Canad√° e de S√£o Paulo.

Nenhum Coment√°rio »

Comente esta p√°gina.

Novo coment√°rioInscreva-me aos seus feeds

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

ÔĽŅ

Software Livre WordPress