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20/05/2012

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Vídeo Stallman, software livre e educação

Filed under: — admin @ 5:38 pm

Vídeo Richard Stallman, software livre e educação

Informa√ß√Ķes disponibilizadas na Wikip√©dia sobre Richard Stallman.

Richard Stallman, software livre e educação

Fonte: http://audio-video.gnu.org/video.

Diretamente em formato OGV: http://audio-video.gnu.org/video/rms-education-es.ogv.

Transcrição em português brasileiro: http://www.gnu.org/education/misc/rms-education-es-translation-to-pt-br.txt.

Legendas em português brasileiro: http://www.gnu.org/education/misc/rms-education-es-sub.pt-br.srt.

TRANSCRIÇÃO:

Meu nome é Richard Stallman. Há 25 anos eu fundei o movimento do Software Livre. Software livre é o software que respeita a liberdade do usuário e a solidariedade social de sua comunidade. Os programas que não são livres são software proprietário, ou seja, privam o usuário de sua liberdade e os mantêm em um estado de desunião e impotência.

Desunião porque cada um é proibido de compartilhá-lo com os outros, e impotência porque os usuários não possuem o código-fonte do programa. Ou seja, não podem trocar nada, nem sequer podem averiguar o que realmente o programa está fazendo, e o programa pode fazer coisas muito ruins.

Um programa que é Software Livre significa dizer que o usuário tem quatro liberdades essenciais:

A liberdade 0 é a liberdade de executar o programa como queira.

A liberdade 1 é a liberdade de estudar o código-fonte do programa e alterá-lo para que o programa faça o que se deseja.

A liberdade 2 é a liberdade de ajudar ao seu próximo, ou seja, a liberdade de fazer e distribuir cópia exatas do programa tanto quanto queira.

E a liberdade 3 √© a liberdade de contribuir com a sua comunidade, a liberdade de fazer e distribuir c√≥pias de suas vers√Ķes modificadas do programa.

Com essas quatro liberdades o programa é considerado Software Livre porque o sistema social de seu uso e distribuição é um sistema ético que respeita a liberdade de cada um e respeita a comunidade de usuários.

Todo software deve ser livre porque cada um merece a liberdade, merece poder participar da comunidade livre.

Portanto, as escolas devem ensinar unicamente o Software Livre. H√° quatro raz√Ķes para esta conclus√£o.

A mais superficial √© para economizar. As escolas n√£o t√™m muito dinheiro, e n√£o devem desperdi√ßar seu dinheiro pagando licen√ßas para usar software propriet√°rio. Esta raz√£o √© √≥bvia. Por√©m, algumas empresas de software propriet√°rio em geral eliminam essa raz√£o superficial distribuindo c√≥pias gratuitas, ou quase gratuitas, de seu software n√£o-livre √†s escolas. E a raz√£o disso √© conquistar os alunos. Isso √© um plano mal√©volo. √Č um plano para usar as escolas como instrumentos para impor uma depend√™ncia permanente aos alunos. Se a escola ensina o uso deste programa propriet√°rio, o aluno se forma com a depend√™ncia e depois de se formar, ele n√£o recebe mais c√≥pias gratuitas deste programa. Ele provavelmente trabalhar√° para uma empresa e a empresa para a qual ele trabalhar√° n√£o recebe c√≥pias gratuitas. Ent√£o a empresa usa a escola para ensinar uma depend√™ncia permanente √† toda sociedade. A escola deve rejeitar sua participa√ß√£o nesse plano mal√©volo porque a escola tem uma miss√£o social de educar a pr√≥xima gera√ß√£o para serem bons cidad√£os de uma sociedade capaz, forte, independente, solid√°ria e livre. Isso s√≥ pode ser feito pelo ensino do Software Livre. As escolas devem eliminar, deletar os programas propriet√°rios para para instalar Software Livre.

Por√©m, h√° outra raz√£o mais forte: formar bons programadores, porque para aprender a programar bem eles necessitam ler muito c√≥digo e escrever muito c√≥digo. Para aprender a escrever c√≥digo para programas grandes eles precisam escrever pequenas altera√ß√Ķes no c√≥digo dos programas grandes. Tudo isso s√≥ √© poss√≠vel com o Software Livre. Somente o Software Livre permite a educa√ß√£o na inform√°tica.

Porém, ainda há uma razão mais profunda: para a educação na cidadania, porque a escola tem a missão de ensinar não somente sobre fatos, não só técnicas, mas sobre tudo o espírito da boa vontade e o hábito de ajudar ao próximo. Portanto, cada turma deve ter essa regra: estudante, se você traz um programa para a aula não pode mantê-lo apenas consigo, deve compartilhá-lo com o resto da turma. E a escola deve seguir sua própria regra, deve deve ter unicamente Software Livre nas aulas.

Todas as escolas devem migrar para o Software Livre e ensinar unicamente Software Livre, pois as escolas devem contribuir na direção de uma sociedade rumo à liberdade e à solidariedade social.

Muito obrigado.

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