Inicial

ReTecendo

Em 2013, em meio a um turbilhão de atividades e compromissos, gestando o que seria um pequeno Congresso que acabou por reunir mais de seiscentas pessoas, nasce oficialmente um grupo que já era realidade – o grupo de Pesquisa TEAIS. Já nos reuníamos em uma sala mal arranjada, que em nada limitava o trabalho daquela que seria uma das estrelas mais brilhantes que cruzaria meteoricamente nossas vidas.

É assim que lembro daquele início. Lili pensava alto os nomes de seu grupo, buscando palavras para uma sigla já escolhida e colhia significados metafóricos para um sonho. Como uma Teia, ela ia segurando pessoas, investindo e acreditando naqueles que nem acreditavam em si mesmos.

Quando menos percebi, o grupo estava encaminhado oficialmente. Não era apenas uma placa na porta. Com a naturalidade de quem odiava os processos burocráticos, me deu os passos que deviam ser seguidos e fez aquilo que era inevitável fazer pessoalmente.

Surge em 2013 o grupo que já havia nascido muito antes, que já era natural pois como uma mãe, cria seus filhos para o mundo, mas os têm para perpetuar seus frutos e sementes. Colhia  pessoas pelo caminho e as ensinava a andar sozinhas.

O Teias é, portanto, um legado mas não é hereditário. Para sempre, será de Liliana.

Seguimos um trabalho que se multiplicava, em pessoas, frutos, e projetos madrugada a dentro, com muita determinação, Liliana não cansava nunca.

Em 2017, talvez 2018, quando me avisou que havia me designado, junto com ela, na Coordenação do Grupo, me passou desapercebida essa informação. Era mais uma de tantas atribuições que caiam em minha caixa de correios, que fazia sem nem questionar, pois afinal era mais um plano dela! Ela havia aprendido a não duvidar dos meus sonhos, e, sempre que mirabolava algo muito impossível, me pedia para sonhar!!

Como pessoa, viajou e riu muito! Foi carinhosa e desapegada, lutou por justiça e igualdade social, teve amor imenso aos animais, presenteou com a arte das próprias mãos. Entrelaçou trabalho, família e amizades. Essa foi Liliana! Mas o destino quis, como sempre quer, que ela fosse mais rápida também em sua trajetória, partindo para uma nova experiência. Sabemos que levou consigo muito amor de todos que a rodeavam.

Foi então que talvez eu tenha entendido aquele mail de 2017, era esse o trabalho que me enviara, quase sorrateiramente. Ainda não sei o que sabia ou planejava quando fez isso. Mas sei o que queria!

Para sempre Liliana, o Teias será teu, teu legado, tua luz e tua semente. Neste espaço, seguiremos espalhando tuas ideias com ética, leveza, alegria e lealdade! Para sempre Liliana.

                                                                               Profa. Ana Cristina Cypriano Pereira


Homenagem

Laboratório de Tecnologias Assistivas Liliana Passerino

Laboratório de Tecnologias Assistivas Liliana Passerino constitui-se em um espaço para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à área da Tecnologia Assistiva e de formação para o desenvolvimento de tecnologias em amplo espectro que promovam a inclusão social. Inaugurado originalmente como Laboratório de Tecnologia Assistiva Maria Montessori, em 2018, pela professora Liliana Passerino, o Laboratório foi instituído como setor técnico-acadêmico da FACED e teve o seu regimento estabelecido pela Resolução n.º 05/2021, pelo Conselho da Faculdade de Educação (CONFACED), em 1º de setembro de 2021.

Foto tirada da sala com livros táteis e bonecos de pano, em uma estante na parte superior e monitores de computador na parte inferior ao fundo. mais próximo há pequenas peças recortadas.

Responsável: professora Cláudia Freitas

E-mail: freitascrd@gmail.com

Sala 309 – Faculdade de Educação | UFRGS