Jump to Navigation

Congresso



   O V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, com a temática Comunicar para Incluir, é um evento promovido pela ISAAC Brasil – International Society for Augmentative and Alternative Communication. Em 2013, a responsabilidade de articulação do congresso compete à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com o apoio da Cátedra de Tecnologias da Comunicação e Informação da UNESCO, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), entre outras entidades e pesquisadores em sintonia com a temática do Congresso em todo o Brasil.

   Esperamos contar com estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento – Educação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Informática e Fisioterapia. Bem como todos os profissionais que se dedicam à educação e investigação dos processos de desenvolvimento da comunicação com pessoas que apresentam dificuldades na linguagem (paralisia cerebral, autismo, deficiência múltipla, entre outros), assim, como usuários de CA e seus familiares.

    As atividades serão realizadas na Cidade de Gramado, na serra gaúcha, inaugurando assim a Região Sul como sede desta edição do V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa.

  A ideia de organizar eventos brasileiros sobre Comunicação Alternativa foi gestada durante a XI Conferência Bianual da ISAAC – International Society for Augmentative and Alternative Communication que aconteceu pela primeira vez na América Latina em outubro de 2004. Até o momento já foram organizados quatro eventos com impacto científico importante consolidando a área. É importante ressaltar que diversos pesquisadores e profissionais brasileiros têm participado das conferências da ISAAC, desde 1985, quando foi criada.

  A XI Conferência do ISAAC reuniu, em Natal, 450 participantes de 33 países e possibilitou a mobilização de pesquisadores e profissionais brasileiros que trabalham na área para a criação de um capítulo brasileiro dessa sociedade internacional - a ISAAC Brasil. Esses participantes brasileiros se comprometeram com a organização de eventos brasileiros bianuais intercalados com o evento internacional.





Realização



                       



Main menu 2

Dr. Radut Consulting