A- A+
ACERVO TERMISUL: Pesquisa dos padrões da linguagem especializada com corpus e ferramentas computacionais

Início Guia Midiateca Glossário Módulos Créditos Contato
Perfil
Objeto de Aprendizagem / Página Inicial
Objeto 1
Apresentação

Graças ao avanço da Lingüística e ao desenvolvimento da Informática, a área dos estudos lingüísticos vem sofrendo grandes mudanças que reconfiguram as noções de termo, terminologia e linguagem especializada. Essa já não é privilégio de elites acadêmicas, mas invade os meios de comunicação e chega ao público em geral. Por sua vez, o conhecimento da linguagem característica dos diferentes campos do saber e da atividade humana é cada vez mais necessário não só para seus especialistas e terminólogos, mas para os mediadores da comunicação como tradutores, professores, redatores técnicos cuja tarefa é torná-la acessível ao leigo.

Atualmente estão sendo divulgadas novas propostas de pesquisa da linguagem usada na ciência, na técnica, na legislação e nos mais diferentes campos profissionais. Tais propostas, apoiadas em pressupostos teóricos da Terminologia contemporânea e com fundamento nos princípios divulgados pela Lingüística de Corpus, possibilitam a investigação detalhada de aspectos da muitas vezes não detectados pela metodologia tradicional. Este contexto modifica os modos de pensar dos pesquisadores e a forma como eles desenvolvem seu trabalho.

O presente objeto de aprendizagem pretende desvendar uma nova perspectiva de estudos da linguagem especializada àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de entrar em contacto as pesquisas lingüísticas de hoje e que, por uma razão ou por outra, necessitam praticá-la.

Bom trabalho!

Desafios Vizinhos



Links Indicados