1- Atividades em sala de aula

Nossa metodologia de pesquisa foi apresentada pela monitora SEAD aos alunos da disciplina “Léxico e Dicionários”, da graduação em Letras da UFRGS, no 1° semestre de 2009. Essas atividades aconteceram na plataforma Moodle, de Educação a Distância da UFRGS, e foram realizadas no laboratório de Informática CELLIL (veja aqui a apresentação feita).

Foi possível familiarizar os alunos com a pesquisa de vocabulário em corpus e associá-la à produção de dicionários.


Os alunos manipularam os arquivos do jornal, cada um teve uma página do DG em formato PDF e TXT. Com o apoio das ferramentas do site TextQuim, cada um experimentou gerar a sua própria lista de palavras.


*Veja aqui uma página DG (p.14 dia:03/03/2008).

*Veja aqui a versão TXT dessa página.

*Veja aqui a lista de palavras dessa mesma página.


Dessas listas de palavras, cada aluno escolheu 02 mais relacionadas com o tema de esportes/futebol. A reunião das palavras da turma gerou o glossário esportivo da turma. Detalhe importante: o usuário do glossário seria um estudante estrangeiro de português.


*Tenha uma idéia aqui de como ficou o glossário.