VERBOS NO JORNAL MASSA

Com ajuda das colegas Lucelene Lopes e Renata Vieira do grupo de PLN da PUCRS todo o corpus MASSA, assim como o corpus do DG, foi processado com a ferramenta EXATOLp (LOPES, 2012). Exploramos especialmente os verbos mais frequentes do MASSA.


Veja + da metodologia básica da ferramenta EXATOLp para exploração de VERBOS - em textos sobre temas de ciências - e sobre as medidas tf-dcf em:


LOPES, FINATTO, CIULLA, VIEIRA (2015 ). Abordagens para Estimar Relevância de Relações Não-Taxonômicas Extraídas de Corpus de Domínio. ONTOBRAS, 2016. (Clique aqui)


Veja na figura 1 – ORIGINAL – os verbos MAIS FREQUENTES – tal como aparecem – flexionados - de presença mais significativa no TOTAL do nosso corpus MASSA conforme a medida "frequências tf-dcf". (Clique aqui)


Veja na figura 2 – CANÔNICA – os verbos os verbos MAIS FREQUENTES - na forma do infinitivo - de presença mais significativa no TOTAL do nosso corpus MASSA conforme a medida "frequências tf-dcf". (Clique aqui)


* LOPES (2012). Lucelene, LOPES (2012). Extração automática de conceitos a partir de textos em língua portuguesa. Doutorado em Ciência da Computação. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2012.









Atualizado em Fevereiro de 2016.