recipiente adiabático / adiabatic container
Autor: admin@textquim

Definição: Invólucro constituído por uma parede isolada térmicamente, em que não há fluxo de energia do ou para o sistema mesmo que haja diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças.
Fonte: ATKINS, P. Princípios de Química. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Contexto em Português: A paredes de uma garrafa térmica são isoladas termicamente porque o vácuo entre elas não permite que a energia seja transferida de uma parede para outra por moléculas, e sua superfície prateada reduz a transferência de energia por radiação. O termo técnico para a parede isolada termicamente é parede adiabática. Então, a garrafa térmica é uma boa aproximação para um recipiente adiabático.

Contexto em Inglês: The walls of a vacuum flask are thermally insulating because the vacuum between them does not allow energy to be carried from one wall to another by molecules, and their silvered surface cuts down the transfer of energy by radiation. The technical term for a thermally insulating wall is an adiabatic wall. So, a vacuum flask is a good approximation to an adiabatic container.


Expressões Relacionadas em Português

Expressões Relacionadas em Inglês

recipiente aberto

open container


Notas: Um recipiente adiabático pode permitir que seja realizado trabalho pelo ou no sistema. Um exemplo desse tipo de recipiente é a garrafa térmica.



Voltar