VOLTAR


ATENÇÃO:
1) Os contextos dos termos em inglês e português estão reproduzidos tal como ocorrem no texto-fonte (ATKINS, um manual universitário de Química Geral). Eventuais erros nos contextos não foram corrigidos.O contexto serve para espelhar o uso da expressão em uma frase no texto-fonte e não seu conceito ou significado. Na medida do possível, escolhemos contextos que, além de exemplificar o emprego da expressão em uma frase, também tragam informação nocional. Mas há casos em que o contexto é bastante opaco.
2) A única fonte para os contextos é a obra ATKINS, pois foi indicada em pesquisas da AEQ como a mais recomendada por professores universitários. Além disso, apresenta uma tradução bastante homogênea em relação a outros materiais examinados/consultados conforme vimos em estudos sobre as traduções desse tipo de obra. Mais detalhes sobre nossos estudos, veja em BIBLIOTECA VIRTUAL.
3) Todas as definições oferecidas foram coletadas em fontes confiáveis, em dicionários de Química e na própria obra de ATKINS. Infelizmente, algumas não são muito didáticas para um leitor pouco familiarizado, estudante de Letras. O campo NOTAS visa complementar as informações da definição, mas pode ser necessária a consulta em alguma fonte suplementar.
4) Nosso dicionário de Química é uma fonte de auxílio para quem queira se familiarizar com a linguagem e com a terminologia em uso tomando como referência uma bibliografia representativa de Química Geral. Não pensamos que possa ser tomado como única fonte de informação sobre conteúdos e sobre usos das expressões.