Pesquisar

Pesquisa

Grupo de PesquisaEm 1994 no Ambulatório do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – hospital universitário da Universidade Federal do RS, dentro do programa de atendimento a Transtornos de Ansiedade (Protan) foi iniciada uma linha de pesquisas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), com ênfase no tratamento e mais especificamente na Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG). Essa linha de pesquisa se mantém ativa até os dias atuais e desde então o tratamento em grupo para o TOC continua sendo oferecido de forma ininterrupta à população.

Pesquisas realizadas

  • Desenvolvimento e verificação da eficácia tanto no curto como no longo prazo de um protocolo de TCC em grupo (TCCG), com um total de 12 sessões, para 6 a 8 participantes. O protocolo está descrito sob a forma de um Manual da Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo e que foi implementado em outros serviços de atendimento ao TOC, no país, como no Recife e  no Rio de Janeiro. Pode ser encontrado no site  em "Publicações";
  • Comparação da eficácia da TCCG com sertralina;
  • Tradução e adaptação para o português das escalas OCI-R, OBQ-44 e de Acomodação Familiar (FAS);
  • Estudos de seguimento para verificar a eficácia da TCCG no prazo de um, dois e cinco anos após o término do tratamento;
  • Preditores de resultados da TCCG;
  • Verificação do aumento da eficácia da TCCG com o acréscimo de entrevista motivacional e mapeamento do pensamento;

Outros estudos

Além dos ensaios clínicos com TCCG foram feitas outras pesquisas com pacientes com TOC como o estudo com séries de casos de pacientes com TOC refratários tratados com clomipramina EV, qualidade de vida em pacientes com TOC, grooming disorders (roer unhas, beliscar-se, arrancar cabelos) em pacientes com TOC, funções neuropsicológicas em pacientes com TOC e mais recentemente estudos de prevalência de TOC em escolares do segundo grau de Porto Alegre.

O grupo de pesquisa teve intensa participação no consórcio brasileiro de TOC (C-TOC) e intercâmbio com pesquisadores internacionais como Edna Foa, Lisa Calvocoressi, GailSteketee, Fugen Neziroglu, Barbara Van Noppen entre outros.

As publicações do grupo podem ser encontradas sob a forma de PDF na aba "Publicações" desse site.

Estudos a serem publicados:

  • Crenças disfuncionais no TOC e a TCCG;
  • Acomodação Familiar e TCCG;
  • Funções neuropsicológicas e TCCG.
  • Prevalência de TOC em adolescentes de escolas do segundo grau em Porto Alegre;
  • Qualidade de Vida em adolescentes com TOC de escolas do segundo grau em Porto Alegre.
  • É importante comentar ainda que o grupo de pesquisa tem se destacado no desenvolvimento e na divulgação da terapia cognitivo-comportamental para o TOC entre os profissionais da saúde de todo o país.
FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

..................................


Departamento de Psiquiatria - UFRGS

..................................

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

..................................

Faculdade de Medicina - UFRGS