Pesquisar

Os tratamentos para o TOC

TratamentosOs tratamentos mais efetivos que se tem para o TOC são medicamentos  inicialmente utilizados no tratamento da depressão, que posteriormente se descobriu serem efetivos também no TOC,  e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) que inclui exercícios de exposição e abstenção de executar rituais (prevenção da resposta).

Medicamentos

Os medicamentos são efetivos para 40 a 60% dos pacientes  que os utilizam e são a primeira escolha, principalmente quando, além do TOC, existem outros problemas associados como depressão, ansiedade, o que é muito comum. Também é usual se iniciar com um medicamento quando os sintomas são muito graves ou incapacitantes. Geralmente são utilizados em doses maiores do que as recomendadas para o tratamento da depressão e demoram mais tempo  para produzir o efeito anti-obsessivo. O maior problema que eles apresentam é o fato de raramente eliminarem por completo os sintomas. Além disso, com freqüência, provocam efeitos colaterais indesejáveis, embora os mais modernos sejam bem melhor tolerados.

Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental reduz os sintomas em 70% dos pacientes que realizam essa modalidade de tratamento, e em aproximadamente 30 % deles pode eliminar por completo os sintomas. Ela é efetiva especialmente quando predominam rituais, não existem outros problemas psiquiátricos graves e os pacientes se envolvem efetivamente nas tarefas de casa, parte fundamental dessa forma de tratamento. Um problema de ordem prática é o fato de a TCC ser um método pouco conhecido e pouco utilizado em nosso meio e ainda existirem poucos profissionais com experiência na sua aplicação prática.

Como tanto os medicamentos como a TCC tem limitações recomenda-se, na prática, associá-los.

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

..................................


Departamento de Psiquiatria - UFRGS

..................................

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

..................................

Faculdade de Medicina - UFRGS