?

#
[Práticas Educativas: Tessituras em movimento]


autora: Mara Nibia da Silva - PPGEDU / UFRGS

Resumo:

Este trabalho tece reflexões sobre práticas educativas construídas por um grupo de professores em uma escola do interior do Rio Grande do Sul, no período de 1997 a 1999.
Movidos pelo desejo de uma educação diferente, o grupo foi subvertendo os espaços burocratizados da escola e os transformando em espaços de reflexão, encontros e partilhas. Nesse processo foram desvelando as contradições que perpassavam suas práticas e as relações nisso implicadas. Ao reverem-se foram dando nova feição ao seu trabalho e nele se reconhecendo.
Ancorada em Gramsci analiso as práticas em questão como um tempo de engendramento de uma participação engajada, ou seja, comprometida, compromissada com a construção de uma leitura de educação enquanto formação humana para educadores e educandos.


Palavras-Chave: Práticas educativas, subversão de espaços, trabalho e formação humana.

:: link para o texto completo


[Quinta-feira, Março 25, 2004] [Su][link]

ARGUMENTO é um projeto vinculado ao [zaptlogs] da ZAPT / UFRGS , Porto Alegre, RS, Brasil

Lives in Brazil/Rio Grande do Sul/Porto Alegre, speaks Portuguese and English.

argumento

página inicial

a proposta

categorias

trabalho

movimentos sociais

educação

resenhas

índice

por título

por autor

por categoria

links associados

[zaptlogs]

TRAMSE

Intramse

Arquivos

21/03/2004
25/03/2004
04/04/2004
19/04/2004
22/04/2004
05/05/2004
02/06/2004

[Powered by Blogger]

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

rss feed
rss

Creative Commons License

?