.:: Esse blog visa dar continuidade as discussões e reflexões sobre educação em saúde realizadas na disciplina Prática Educativa em Medicina do Programa de Pós-Graduação da FAMED/UFRGS.

Quarta-feira, Maio 30, 2007


Avaliação dos grupos
Considero importantes os seguintes critérios de avaliação: planejamentoda aula, organização e apresentação do tema, criatividade, conhecimento teórico sobre o assunto a ser desenvolvido, participação dos alunos, método de ensino utilizado.

Grupo de 23/05: desenvolveu um método de ensino baseado em problemas, explicando os fundamentos deste método e tentando mostrar como ele funciona. Desenvolveram o tema, iniciando com a apresentação de um caso clínico (história de 2 pacientes coletada em grupo: professores e alunos) e, posteriormente, desenvolveram uma exposição teórica sobre o assunto. Dessa forma, colocaram um "problema", promoveram a interação em grupo com participação dos alunos e concluíram com a apresentação do conteúdo teórico. Atingiram os objetivos: planejaram e desenvolveram bem o assunto, conseguindo despertar o interesse dos alunos.

Grupo de 30/05: a partir de um caso clínico, desenvolveu um assunto de extrema importância: bioética em saúde mental. Estimularam, através do caso apresentado, a discussão em grupos (divididos propositalmente em 2 opiniões para abordar as duas possibilidades: liberar a paciente ou interná-la). Realizaram uma conclusão do tema, abordando os princípios da bioética relacionando-os com o caso apresentado. Foram criativos e eficientes no planejamento e desenvolvimento do assunto.

O segundo grupo, do qual sou integrante, deixo para meus colegas avaliarem.

Estefania.