.:: Esse blog visa dar continuidade as discussões e reflexões sobre educação em saúde realizadas na disciplina Prática Educativa em Medicina do Programa de Pós-Graduação da FAMED/UFRGS.

Quinta-feira, Junho 21, 2007


Avaliação do grupo do dia 20/06
O último grupo a apresentar trouxe um assunto muito pouco discutido no nosso meio: a importância da narrativa escrita na relação do profissional de saúde com o paciente. Deixar escrita a impressão do médico, por exemplo, em relação àquela pessoa que chega para a consulta com um problema que a preocupa e com uma história de vida a ser considerada faz com que se consiga entender melhor o paciente e atendê-lo no decorrer do tratamento com maior qualidade. Com o registro, cabe ao profissional ter sensibilidade para perceber o que é melhor fazer, como é melhor agir e de que forma se comunicar com o paciente. É preciso cultivar o hábito da escrita para que essa se torne rotina.
O grupo está de parabéns pela escolha do tema, que foi bem abordado durante a aula, pelo planejamento e embasamento teórico que mostrou ter ocorrido. A postura de todos estava ótima. A discussão em pequenos grupos aconteceu e no grande grupo, poderia ter sido mais entusiasmada. Mesmo assim, repito, o grupo merece os parabéns.