Sexta-feira, Dezembro 08, 2006

:: Texto Final Grupo Azul(SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHO)


Ao nos determos nas idéias de Marx Engels podemos sintetizar formas bem reais de situações relacionadas diretamente com a educação, pois no contexto a educação está vinculada com a relação sócio-econômica e ela existe onde há redes e estruturas sociais de transferências do saber.
A relação entre sistema de ensino e divisão do trabalho estão incorporadas diretamente pois o homem faz parte desta organização social cultural; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e do poder, ele começa a viver e pensar como''problema''as formas e processos de transmissão do saber.
O mundo do trabalho o âmbito de suas relações conduz `a diferentes interesses ocasionando até mesmo interesses opostos. A ligação entre ensino e trabalho constitui-se na maneira pela qual o homem sai da alienação crescente, combatendo as condições sociais opressoras. O ensino aparece como instrumento para o conhecimento e também para a transformação da sociedade e do mundo.
O tripé básico da educação para todos é o ensino intelectual, desenvolvimnto fisico e aprendizado proficional polivalente.
Marx Engels não só indicaram frequentmente que o trabalho físico sem elementos spirituais destruia a natureza humana como também que a atividade intelactual a margem do trabalho físico conduz facilmente ao erro de um idealismo artificial e d uma abstração falça.
A obra de Marx e Engels constitui uma crítica fundamental à concepção burguesa do ser humano e da educação. Esses pensadores retratam o ser humano real, em carne osso, por seus problemas enquanto vivem em sociedade, visando uma transformação positiva e humanizante. O sistma educacional e o trabalho estão nesta concepção de transformação que não deve ser teórica ou abstrata, masd real prática.

QUESTÕES RELACIONADAS COM A REALIDADE DA ESCOLA:

+O projeto político pedagógico tem carácter dinâmico transformador?

+O que fazemos para nossos alunos saírem da alienação?

+Hierarquia e poder anida fazem parte da rotina de sala de aula.

+Oportunizamos aos nossos alunos espaços democráticos?

+O sistema educacional ainda condiciona o aluno ao mercado de trabalho.

+Na sala de aula o professor impõem um conteúdo que na maioria das vezes não condiz com a ralidade do aluno.

+O que importa para o sistema é o indice de aprovação, não o aluno como parte integrante mais importante deste mesmo sistema.

A escola está aí tal qual estava a muito tempo atráz; muita coisa realmente mudou, porém ela ainda está em muitos aspéctos estagnada, agregada a valores que não condizem com o mundo em que vivemos, porém toda mudança exige novas posturas, não adianta nos cercarmos de bons pnsadores, d idéias brilhantes de transformações s na prática ainda não as aplicamos de fato.

GRUPO AZUL
COMPONENTES: MÁRCIA APERECIDA SANTOS E ZILMA ROMERO VITÓRIA
marcia.anna@yahoo.com.br
zilmavitoria@yahoo.com.br


.:: comentários:
.:: Links para este post: