Você está aqui: Página Inicial Documentos Como ver o cabeçalho completo de um e-mail

Como ver o cabeçalho completo de um e-mail

O cabeçalho de um e-mail é a parte da mensagem que tem as informações do remetente, assunto, data e destinatário, entre outras informações.

Quando uma mensagem é lida, apenas algumas dessas informações são mostradas, justamente aquelas colocadas pelo programa utilizado pelo remetente, que não são confiáveis, pois podem ser facilmente forjadas.

Quando o cabeçalho completo é visualizado, muitas outras informações importantes aparecem e podem nos ajudar a verificar se a mensagem é falsa, determinar a sua origem, data correta do envio, etc.

Confira abaixo a forma de obter o cabeçalho completo da mensagem, dependendo de como as mensagens estão sendo lidas:

  • Webmail da UFRGS
    Selecione a mensagem, clique no ícone da engrenagem (Mais ações...) da barra de ferramentas do Chasque e depois na opção "Exibir código-fonte".
  • Microsoft Outlook Express
    Vá em "Arquivo", selecione "Propriedades", clique na guia "Detalhes" e selecione "Fonte da Mensagem".
  • Microsoft Outlook
    Selecione a mensagem, use o botão direito do mouse e escolha "Opções".
  • Microsoft Outlook 2007
    Selecione a mensagem, clique em "Arquivo", logo após "Abrir >> Itens selecionados". Na nova janela, escolha "Opções" e os cabeçalhos estarão presentes no campo "Cabeçalhos de Internet".
  • Microsoft Outlook 2010
    No topo da tela do e-mail aberto, vá na aba "Arquivo" (ao lado da aba "Mensagem"), selecione "Informações" no lado esquerdo da tela, clique no botão "Propriedades" e selecione o conteúdo que aparece em "Cabeçalhos de Internet".
  • Outlook (hotmail)
    Clique com o botão direito no assunto da mensagem na caixa de entrada e selecione "Origem da mensagem".
  • Thunderbird
    Selecione a mensagem e aperte as teclas "CONTROL" e "U", simultaneamente.
  • Gmail
    Selecione a mensagem e abra a aba no canto direito da mensagem (próximo a "Responder"), e selecione "Mostrar Original".
  • Yahoo
    Abra a mensagem, clique no item "... Mais", logo acima da área onde a mensagem é exibida e selecione a opção “Exibir cabeçalho completo”.

 

Atenção: Se o seu cliente ou sistema de e-mail não aparece na lista acima, ou a descrição do método de obtenção do código fonte encontra-se desatualizada ou incorreta, envie um e-mail para tri@ufrgs.br avisando da situação para que possamos atualizar estas instruções. De forma alternativa, é possível acessar o link abaixo, que se encontra em inglês.