Sobre as Capacitações

A crescente expansão da EAD gera novas demandas por capacitações.

As ações de capacitação da Secretaria de Educação a Distância (SEAD-UFRGS) almejam a familiarização com meios e tecnologias e sua aplicação pedagógica, a problematização de concepções e práticas de EAD, a promoção de interlocuções entre atores e a preparação de materiais e disciplinas a distância.

Essas ações de capacitação abrangem professores, tutores, monitores a distância e alunos. Em 2009, a Secretaria implementou um programa de capacitação voltado para servidores técnico-administrativos das diferentes unidades acadêmicas, órgãos e administração central, desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). A SEAD desenvolve quatro tipos de capacitação:


Capacitação para Servidores Técnico-Administrativos

O curso de Introdução a Educação a Distância inaugura uma série de cursos de capacitação que serão promovidos conjuntamente pela Secretária de Educação a Distância (SEAD) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), durante o ano de 2009.

Esta iniciativa visa a preparar a comunidade de técnicos da UFRGS para uma nova realidade que se coloca no âmbito institucional, com a presença cada vez mais intensa da EAD, seja através da oferta de cursos na modalidade a distância ou mediante a crescente ampliação das tecnologias de ensino a distância nos cursos presenciais.

A Educação a Distância surge com a missão de superar importantes – e múltiplos – desafios no cenário educacional contemporâneo brasileiro, especialmente no que tange às contribuições para a expansão do acesso ao ensino superior, de graduação e pós-graduação, dentro dos princípios de excelência acadêmica.

A natureza da modalidade de educação a distância, marcada pelo signo da inovação, demanda transformações que afetam as estruturas organizacionais das instituições de ensino como um todo, exigindo novas atitudes por parte da comunidade acadêmica – alunos, professores e técnicos.

Conhecer e compreender as implicações desse novo contexto é imprescindível para que possamos construir juntos este novo caminho, ampliando as possibilidades educativas.


Capacitação para Monitores Acadêmicos a Distância

Nas atividades do Programa de Monitoria Acadêmica a Distância é fundamental a capacitação dos sujeitos que nele atuarão. Na capacitação dos participantes, evidencia-se as diferenças nas metodologias das modalidades presencial e a distância. Neste caso, a monitoria acadêmica ocorre na interação pela web.

A metodologia do Programa prevê a realização de oficinas de introdução aos ambientes virtuais de aprendizagem, tendo por finalidade instrumentalizá-los para o uso dos recursos e atividades nas plataformas. Da mesma forma, incentiva-se a interação e comunicação no ambiente virtual, bem como a apropriação das tecnologias e processos em educação a distância. No ano de 2009, foram realizadas 13 capacitações com a participação de aproximadamente 200 monitores e professores.

 

Capacitação para atender aos Editais promovidos pela SEAD

A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) publica editais anuais através de seu Programa de Fomento da Educação a Distância para a oferta de disciplinas a distância em cursos presenciais, a construção de objetos de aprendizagem e, no ano de 2009, com uma nova linha para o desenvolvimento de pesquisas e produção de recursos tecnológicos ou novos processos em EAD. Os projetos aprovados são contemplados com bolsistas para colaborar na execução dos trabalhos.

Esta oportunidade configura-se como um espaço importante na formação dos estudantes, visto que permite conhecer a estrutura e o funcionamento de uma disciplina a distância desde a montagem do material digital até a sua realização, bem como colaborar no planejamento e construção de objetos de aprendizagem, repensando conteúdos já estudados ou conhecendo novas pesquisas. Com a nova linha voltada ao desenvolvimento de pesquisas, recursos ou processos para educação a distância proporciona-se um incentivo a descobertas na área e consolidação das ações de EAD na Universidade.

Por esse motivo, faz-se necessário realizar capacitações tanto na área pedagógica, quanto acerca das questões técnicas na produção de materiais digitais. Essa produção exige conhecimentos de programas para edição de imagens, páginas HTML e animações, que, por vezes, os alunos ainda não possuem domínio. Dessa forma, abre-se a possibilidade de desenvolver competências na área de Webdesign, iniciando esses alunos e incentivando a formação de futuros profissionais para a produção de materiais digitais educacionais.

 

Capacitação para o Programa de Formação Continuada do Sistema UAB

A Secretaria de Educação a Distância  (SEAD) desenvolve um programa de formação continuada para professores e tutores que atuam nos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com as coordenadores dos cursos. O programa objetiva capacitar para as diretrizes do sistema UAB e orientar pedagogicamente para a preparação dos cursos e das disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem institucional, buscando atender as especificidades dos projetos pedagógicos que se baseiam nas interações pela Internet. A estrutura proposta para as capacitações é similar para todos os cursos com uma carga horária de sessenta horas distribuídas em seminários e oficinas tecnológicas. As propostas envolvem inicialmente uma apresentação dos conceitos e temas da educação a distância; o uso e a apropriação dos diversos recursos do ambiente virtual e a reflexão sobre a seleção destes recursos; objetos de aprendizagem e possibilidades de comunicação e interações assíncronos e síncronas.  Os participantes discutem as situações que se fazem presente nos cursos a distância sobre papéis e funções dos diferentes atores nesta modalidade educacional. Este processo de instrumentalização também contribui para potencializar a interação e autonomia dos sujeitos no Programa.

Este programa destina-se especialmente para professores e tutores presenciais e a distância dos seguintes cursos participantes do sistema UAB/UFRGS:

  • Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER, 1ª e 2ª edição;
  • Especializações em Matemática, Física e Informática para Professores da Educação Básica.


Assessoria Técnica e Pedagógica

A busca da excelência acadêmica e da melhoria da qualidade do ensino através da modalidade a distância requer um bom planejamento desde as fases iniciais dos projetos.

Os cursos a distância são apoiados por assessoria técnica e pedagógica, permitindo que os conhecimentos acumulados nas diversas ações de EAD possam contribuir na implementação de novas propostas, dentro de uma perspectiva de inclusão, com qualidade e inovação, em consonância com as políticas públicas para o setor.