Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Dicas Iniciais

Dicas iniciais

Ícone básico pequeno novo  Básico

Antes de iniciar a construção do site de seu departamento/unidade, vamos apresentar aqui algumas dicas importantes em relação a organização inicial e da implementação técnica do processo. Essas instruções dizem respeito a criação de uma equipe que poderá dar conta da organização, inserção e gerenciamento da informação, bem como da customização visual e estrutural, de algumas dicas para inciar a implementação, além de boas práticas na utilização do Plone.

 

Dicas para montar uma equipe de trabalho

O Plone possui diversas possibilidades de composição visual e de conteúdo, mas nada disso irá adiantar sem uma boa equipe a frente desta criação. A seguir algumas dicas na hora de organizar esta importante questão:

  • Crie uma equipe com diferentes perfis. Por quê? O seu site precisará de pessoas para customização e para alimentação de conteúdo. Nem sempre uma pessoa que tem ótimo desempenho na implementação técnica de um layout customizado, será a pessoa mais indicada a redigir e revisar conteúdos.
  • A sua equipe não precisa ser grande. Algumas pessoas que possam se dedicar a explorar as funcionalidades do Plone, estudar as possibilidades de customização com a ajuda deste tutorial e desenvolver conteúdo condizente com o assunto, será um ótimo começo.
  • Leia a seção Fluxo de Trabalho e Usuários e Grupos e defina papéis em sua equipe. Se você acha que precisará de alterações mais avançadas ou específicas, é aconselhado que um dos integrantes da equipe tenha conhecimento em desenvolvimento web.
  • O Plone trabalha com níveis hierárquicos que facilitam o processo de criação, revisão, edição e publicação de conteúdos. Indica-se a utilização de um fluxo de trabalho que possibilite uma atualização dinâmica e sem sobrecargas.

 

Dicas para iniciar a implementação

Antes de começar o seu site em PLONE, leia este tutorial a fim de conhecer as potencialidades e eventuais limitações desse gerenciador de conteúdos. É de extrema importância que você tenha a estrutura do site definida e planejada antes de iniciar a implementação. Isso facilita e otimiza o trabalho.

Um site bom passa por um bom processo de planejamento. 

  • Crie um esquema hierárquico de conteúdos. Organize o menu horizontal (caso utilize) e os menus verticais das colunas do site.
  • Se utilizar de muitas imagens ou arquivos, crie uma pasta para guardá-las e configure-a para ser excluída da navegação. Você pode saber como fazer isso visitando este link. Isto irá facilitar bastante a organização da estrutura geral do seu site.
  • Caso você esteja criando um site no Plone a partir de uma estrutura já existente, cabe verificar se não existem conteúdos obsoletos ou desatualizados, bem como, quais novas funcionalidades poderão ser implementadas a partir das ferramentas que o Plone oferece.
  • Procure dar títulos sugestivos para suas páginas, além de facilitar o encontro de informações, internamente o nome das páginas será o título que você colocou, por exemplo: a página Dicas Iniciais internamente será dicas-iniciais, pois ela foi criada com esse nome. Portanto, se na criação da página você colocar um título provisório do tipo "testando", mesmo que posteriormente você modifique o título desta página, internamente seu nome continuará "testando". Lembrando ainda que este nome interno aparece na URL do seu site. Portanto, mais uma vez se faz importante um planejamento prévio.
  • Procure sempre ter muito cuidado ao excluir conteúdos.
 

Arquivos interessantes

 

  • Apresentação de Lançamento do serviço UFRGS Plone
UFRGSPlone.pdf PDF document, 2914Kb

 

Apostilas do Treinamento