Você está aqui: Página Inicial A UFRGS Plano de Gestão Plano de Gestão 2012 - 2016

Plano de Gestão 2012 - 2016

 

 

Aprovado pela Decisão n.º 237/2013 - CONSUN

 

Reitor
Carlos Alexandre Netto
Vice-Reitor
Rui Vicente Oppermann
Pró-Reitoria de Coordenação Acadêmica
Rui Vicente Oppermann
Pró-Reitoria de Graduação
Sérgio Roberto Kieling Franco
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Vladimir Pinheiro do Nascimento
Pró-Reitoria de Pesquisa
José Carlos Frantz
Pró-Reitoria de Extensão
Sandra de Fátima Batista de Deus
Pró-Reitoria de Planejamento e Administração
Ário Zimmermann
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Maurício Viegas da Silva
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Angelo Ronaldo Pereira da Silva
Superintendência de Infraestrutura
Alberto Tamagna
Chefia de Gabinete
João Roberto Braga de Mello
Procuradoria-Geral
Francisco de Paula Rocha dos Santos
Secretaria de Avaliação Institucional
Daltro José Nunes
Secretaria de Comunicação Social
Ricardo Schneiders da Silva
Secretaria de Educação a Distância
Mara Lucia Fernandes Carneiro
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico
Raquel Santos Mauler
Secretaria de Relações Internacionais
Liane Hentschke
Coordenadoria de Segurança
Daniel Augusto Pereira
Coordenadoria de Ações Afirmativas
Luciane Simões


I. INTRODUÇÃO

O presente documento contém o Plano de Gestão do Reitorado 2012-2016, da/para Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São princípios norteadores para a sua elaboração:

  • a necessidade formal de apresentação da proposta de Plano de Gestão, nos termos do Art. 29, parágrafo primeiro, do Regimento Geral da Universidade, associado aos princípios da transparência, objetividade e responsabilidade social;
  • o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), período 2011-2015, o Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (PD-TI), também relativo ao período 2011-2015;
  • o resultado de um trabalho coletivo dos sete eixos temáticos, sob o título geral A UFRGS QUE FAZEMOS JUNTOS, submetido à comunidade através de debates e da consulta à comunidade universitária com vistas à eleição para Reitor em 2012;
  • a necessidade de atualização e aprofundamento da cultura do planejamento, dada a sua crescente importância como instrumento de gestão;
  • a necessidade de contextualizar, no quadriênio, a continuidade dos projetos da gestão 2008-2012 e a elaboração de novos projetos estratégicos requeridos num processo de expansão com qualidade, que contribuam para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e que permitam ser avaliados e/ou auditados por órgãos públicos e instituições governamentais, em conformidade com os instrumentos jurídicos externos existentes.

II. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PLANO DE GESTÃO

Art. 5.º, Título II, do Estatuto da UFRGS especifica que a educação superior e a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico integrados constituem a finalidade da Instituição; com relação a esse artigo, o Estatuto é contextualizado pelo arcabouço jurídico institucional do país, o qual estabelece que as IFES têm por finalidade precípua o ensino, a pesquisa e a extensão.

A UFRGS, uma universidade pública, gratuita, academicamente qualificada, plural e comprometida com o Brasil contemporâneo, acompanhando um crescente processo de internacionalização, procura orientar, com responsabilidade social, suas ações administrativas em consonância com os anseios da comunidade de docentes, técnicoadministrativos e estudantes.

Tem-se observado um avanço crescente na qualidade acadêmica, reconhecida nas avaliações nacionais e internacionais, acompanhado de um fortalecimento dos laços da UFRGS com a sociedade em geral. A UFRGS possui, hoje, mais de 600 instrumentos de interação com a sociedade, que envolvem boa parte da comunidade universitária e movimenta mais de R$ 300 milhões, além dos recursos orçamentários oriundos diretamente do governo federal.

O PLANO DE GESTÃO 2012-2016 é resultado de um trabalho coletivo, que partiu de um diagnóstico da situação atual e do conceito de Universidade, expresso na forma de sete eixos temáticos, sob o título geral A UFRGS QUE FAZEMOS JUNTOS; o resultado desse trabalho foi submetido à comunidade através de debates e da consulta à comunidade universitária com vistas à eleição para Reitor em 2012. Em consequência, o PLANO DE GESTÃO articula-se a partir desses sete grandes eixos temáticos, a saber: (1) Excelência Acadêmica e Inovação, (2) Ampliação das Interações com a Sociedade, (3) Universidade de Classe Mundial, (4) Qualifi11
cação da Gestão Acadêmica e Institucional, (5) Desenvolvimento da Comunidade Universitária, (6) Qualificação da Infraestrutura e Habitabilidade dos Campi e (7) Implantação do Campus do Litoral Norte. A implementação desses eixos temáticos se dará por meio de ações que se desdobram em projetos.

III. EIXOS TEMÁTICOS

  1. EXCELÊNCIA ACADÊMICA E INOVAÇÃO
    Apoiar a qualificação e a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão através de projetos institucionais que contemplem o apoio técnico-administrativo, a infraestrutura e a inovação pedagógica e metodológica, entre outros. Implementar medidas para diminuir a evasão e a retenção na graduação, bem como apoiar a qualificação dos cursos noturnos e das licenciaturas. Estimular o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar e a consolidação da qualidade da pós-graduação.

  1. AMPLIAÇÃO DAS INTERAÇÕES COM A SOCIEDADE
    Colocar à disposição da sociedade o saber acadêmico e a capacidade de pesquisa e inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável do Estado e do País. Construir uma política cultural relacionada aos processos de interação social e de revitalização dos espaços de cidadania.
  2. UNIVERSIDADE CLASSE MUNDIAL
    Consolidar a UFRGS como Universidade de Classe Mundial pelo avanço acadêmico, expresso nos resultados da gestão e em indicadores de qualidade nas instâncias de avaliação nacional e internacional. Ampliar as parcerias com as melhores instituições de ensino e pesquisa dos cinco continentes, na busca do avanço significativo na mundialização acadêmica.
  3. QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL
    Implementar a reestruturação da gestão administrativa, por meio da racionalização e da centralização dos processos administrativos, através de ferramentas de inovação tecnológica e da consolidação da legislação interna.
  4. DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
    Ampliar os programas de acolhimento aos novos servidores e estudantes da UFRGS, incluindo capacitação, qualificação e, no caso dos docentes, o lançamento de editais para novos docentes, contemplando recursos que facilitem a implantação de novos projetos. Estender o Programa de Assistência Estudantil e expandir as ações de reforço acadêmico.
  5. QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E HABITABILIDADE DOS CAMPI
    Implementar o programa de qualidade em infraestrutura, visando à otimização das condições de habitabilidade e melhoria da manutenção dos prédios e das estruturas ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Dinamização do ritmo das construções das obras de interesse comum.
  6. IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DO LITORAL NORTE
    A partir da conclusão do Projeto Pedagógico para implantação do Campus Litoral Norte, implementar infraestrutura e alocar pessoal para o início de suas atividades.


IV. AÇÕES E PROJETOS

1. EXCELÊNCIA ACADÊMICA E INOVAÇÃO

Ação 1.1 - Incremento da Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão

1.1.1 - Projeto: Salão UFRGS

Objetivo: Organizar anualmente evento que congregue salões, feiras e atividades correlatas, promovendo a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Principais Metas:

  • Incrementar a participação da comunidade universitária nas múltiplas atividades oferecidas no Salão UFRGS;
  • Ampliar a inserção do Salão UFRGS na comunidade externa;
  • Ser reconhecido como espaço de expressão dos múltiplos fazeres da Universidade para com a sociedade;
  • Consolidar-se como espaço de reflexão e proposição acerca de temas estratégicos para a interação entre a Universidade e a sociedade;
  • Ser reconhecido como evento internacional.

Responsável: PROCAD

1.1.2 - Projeto: Integração do ensino de graduação e de pós-graduação com a extensão

Objetivo: Promover programas e projetos que integrem academicamente discentes de graduação e de pós-graduação, bem como a articulação do ensino de pós-graduação com a extensão.

Principais Metas:

  • Integrar os diversos níveis de ensino e extensão, visando à otimização dos recursos humanos e materiais, e potencializando a aprendizagem, a partir da troca de experiências e informações entre os alunos.

Responsável: PROCAD

1.1.3 - Projeto: Fortalecimento dos núcleos interdisciplinares de extensão e pesquisa

Objetivo: Ampliar a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Principais Metas:

  • Regulamentar os atuais Núcleos;
  • Sistematizar as ações de extensão interdisciplinares;
  • Aperfeiçoar a tramitação das ações inter e multidisciplinares.

Responsável: PROREXT

1.1.4 - Projeto: Centro Técnico de Inovação e EAD

Objetivo: Instalar um centro técnico para assessoria, incentivo e consultoria técnica e pedagógica sobre o uso das TICs, para o desenvolvimento de ações educacionais na graduação, na pós-graduação e na extensão.

Principais Metas:

  • Promover a produção de conteúdos vinculados à educação a distância e sua publicação nos formatos impresso e digital;
  • Suprir as necessidades de produção de objetos de aprendizagem, materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos para os cursos a distância;
  • Dar suporte à inserção dos materiais didáticos produzidos em ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Promover capacitações para as equipes e os docentes envolvidos;
  • Assessorar o desenvolvimento e a implantação de estratégias pedagógicas inovadoras, utilizando as TIC.

Responsável: SEAD


Ação 1.2 – Expansão e Qualificação da Graduação

1.2.1 - Projeto: Qualificação pedagógica do ensino de graduação

Objetivo: Promover a qualificação pedagógica no ensino de graduação, adequando-o aos novos tempos, tendo como perspectiva a construção de um ensino de excelência.

Principais Metas:

  • Incentivar a adoção de inovações pedagógicas, incluindo o uso de novas tecnologias no ensino e a integração com processos de educação a distância;
  • Promover ações de qualificação da aprendizagem, tendo em vista a diversidade de alunos, com vistas à redução da retenção e da evasão nos cursos de graduação;
  • Promover ações de suporte pedagógico aos alunos com dificuldades, a fim de proporcionar-lhes condições de aprendizagem compatíveis com as exigências da Universidade;
  • Revisar e atualizar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, adequando-os às diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aos requisitos legais e normativos;
  • Repor as vagas abertas oriundas da evasão de alunos em todos os cursos de graduação;
  • Institucionalizar o processo permanente de capacitação pedagógica de docentes;
  • Aperfeiçoar o Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (PAAP);
  • Fomentar a mobilidade discente nacional como forma de qualificação da formação.

Responsável: PROGRAD

1.2.2 - Projeto: Extensão como atividade curricular na graduação

Objetivo: Inserção de atividade curricular na graduação.

Principais Metas:

  • Adequar as grades curriculares dos cursos de graduação para que as atividades de extensão sejam computadas na carga horária dos cursos;
  • Cumprir o determinado no Plano Nacional de Educação (PNE) para que no mínimo 10 por cento da carga horária dos cursos de graduação seja realizada em atividade de extensão.

Responsável: PROGRAD

1.2.3 - Projeto: Incremento do papel da UFRGS na formação de professores

Objetivo: Implementar política institucional de formação de professores, integrando as iniciativas de formação inicial (licenciaturas) e continuada (extensão e pós-graduação lato sensu).

Principais Metas:

  • Criar uma política institucional de formação de professores;
  • Criar cursos de licenciatura no campo (PROCAMPO);
  • Apoiar programas de formação de professores leigos de forma presencial ou a distância, integrados à Política Nacional de Formação de Professores;
  • Valorizar a iniciação à docência na UFRGS, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS).

Responsável: PROGRAD

    1.2.4 - Projeto: Qualificação dos processos de seleção para ingresso de estudantes

    Objetivo: Aprimorar os processos de seleção para ingresso de estudantes, tornando-os mais adequados à realidade nacional, regional e local, bem como aos processos de melhoria do ensino médio.

    Principais Metas:

    • Revisar os procedimentos para o concurso vestibular e sua adequação à nova política nacional de ações afirmativas e à nova realidade do ensino médio nacional;
    • Revisar os procedimentos para as seleções especiais (Programa Especial de Graduação - PEG);
    • Revisar os procedimentos para o processo seletivo específico para ingresso de estudantes indígenas.

    Responsável: PROGRAD

    1.2.5 - Projeto: Fomento à educação a distância

    Objetivo: Divulgar as potencialidades da educação a distância como suporte às ações de ensino e à disseminação do conhecimento, buscando romper barreiras e ampliar a sua prática e o uso da educação a distância na Universidade.

    Principais Metas:

    • Desenvolver e divulgar novas possibilidades pedagógicas com os recursos das tecnologias de informação e comunicação;
    • Estimular o desenvolvimento de novos processos, a produção de recursos tecnológicos e a realização de pesquisas em educação a distância;
    • Promover a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais de graduação;
    • Promover e ampliar a articulação de ações conjuntas com as administrações municipais e as coordenações de polos de educação a distância;
    • Articular a implantação de cursos de graduação a distância na modalidade Programa Especial de Graduação (PEG);
    • Promover a oferta sistemática de cursos de graduação a distância;
    • Analisar e estabelecer estratégias para a implantação de cursos de graduação permanentes a distância;
    • Promover a criação do Núcleo de EAD no Campus Litoral Norte.

    Responsável: SEAD

     

    Ação 1.3 – Expansão e Qualificação da Pós-Graduação

    1.3.1 - Projeto: Qualificação no ensino da pós-graduação

    Objetivo: Executar ações que visem qualificar o ensino da pós-graduação.

    Principais Metas:

    • Promover a avaliação institucional das atividades de pós-graduação através da realização do 4.º Seminário Institucional de Avaliação das Atividades de Pós-Graduação na UFRGS;
    • Incentivar inovações curriculares que proporcionem flexibilidade na formação da pós-graduação;
    • Apoiar a aquisição de equipamentos de pesquisa necessários à formação dos discentes de pós-graduação.

    Responsável: PROPG

    1.3.2 - Projeto: Apoio à criação de cursos em áreas não atendidas, inovadoras e multidisciplinares

    Objetivo: Aprovar, junto à Capes, a criação de cursos novos (mestrado e doutorado) em áreas não atendidas, inovadoras e multidisciplinares e em intercâmbio com outras universidades nacionais ou estrangeiras.

    Principais Metas:

    • Ampliar a oferta de cursos em novas áreas;
    • Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e artístico do país;
    • Aumentar a integração entre grupos de pesquisa da UFRGS;
    • Maximizar a utilização de espaços e laboratórios multidisciplinares;
    • Melhorar os índices de produção científica na área multidisciplinar.

    Responsável: PROPG

    1.3.3 - Projeto: Apoio a iniciativas de pós-doutorado,recém-doutor, professores visitantes, doutorado sanduíche e acordos de cotutela

    Objetivo: Atrair pesquisadores altamente qualificados para intercâmbio de professores visitantes e jovens talentos para estágio de pós-doutorado. Estimular a formação de discentes por meio de doutorado-sanduíche e dupla titulação.

    Principais Metas:

    1. Ampliar o número de projetos de cooperação internacional;
    2. Aumentar a participação em projetos de pesquisa em redes internacionais;
    3. Ampliar o número de alunos da UFRGS em doutorado sanduíche;
    4. Ampliar o número de alunos da UFRGS titulados na modalidade cotutela.

    Responsável: PROPG

    1.3.4 - Projeto: Ampliação da inserção internacional de docentes e discentes de pós-graduação

    Objetivo: Estimular projetos de cooperação e de convênios com universidades estrangeiras de excelência.

    Principais Metas:

    • Financiar missões de curta duração ao exterior para docentes;
    • Financiar missões de curta duração ao exterior de discentes de pós-graduação.

    Responsável: PROPG

    1.3.5 - Projeto: Ampliação e manutenção de cursos de pós-graduação a distância

    Objetivo: Manter e ampliar em conjunto com os programas de pós-graduação a oferta de vagas nos cursos de pós-graduação a distância.

    Principais Metas:

    • Promover a oferta sistemática de cursos de pós-graduaçãolato sensu a distância;
    • Articular a implantação de novos cursos de pós-graduação;
    • Prestar o suporte técnico e pedagógico aos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem institucionais de cursos de pós-graduação.

    Responsável: SEAD

    Ação 1.4 – Expansão e Qualificação da Pesquisa

    1.4.1 - Projeto: Apoio à qualificação da pesquisa

    Objetivo: Apoiar a qualificação da pesquisa na UFRGS através de atividades e ações institucionais que contemplem o apoio técnico-administrativo, a infraestrutura e a inovação.

    Principais Metas:

    • Incrementar o Programa de Fomento à Pesquisa;
    • Incrementar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;
    • Incrementar o Programa de Apoio à Edição de Periódicos.

    Responsável: PROPESQ

    1.4.2 - Projeto: Estímulo ao desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar

    Objetivo: Estimular o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar por meio de de atividades e ações que incentivem a criação de novos grupos e laboratórios.

    Principais Metas:

    • Consolidar os grupos de pesquisa interdisciplinares na UFRGS;
    • Incrementar ações de incentivo à formação de grupos interdisciplinares;
    • Estimular a criação de novos grupos de pesquisa interdisciplinares.

    Responsável: PROPESQ

    1.4.3 - Projeto: Estímulo à articulação da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação em cadeias produtivas

    Objetivo: Estimular a formação de redes internas de P&D e Inovação que atendam a setores estratégicos do desenvolvimento nacional.

    Principais Metas:

    • Identificar grupos de pesquisa envolvidos em cadeias produtivas;
    • Incrementar ações de incentivo a redes de P&D e Inovação;
    • Estimular a criação de novas redes internas de P&D e Inovação.

    Responsável: PROPESQ

    1.4.4 - Projeto: Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC – para o desenvolvimento da pesquisa

    Objetivo: Prover a infraestrutura de TIC necessária ao desenvolvimento da pesquisa na Universidade, objetivando o melhor aproveitamento dos recursos existentes e dos investimentos realizados.
    Principais Metas:

    • Disponibilizar a estrutura Nuvem UFRGS;
    • Garantir a disponibilidade da Rede UFRGS;
    • Aumentar a capacidade de processamento de alto desempenho, buscando integrar a lista PAD TOP500;
    • Garantir a disponibilidade dos serviços de rede.

    Responsável: CPD

    Ação 1.5 – Expansão e Qualificação da Extensão

    1.5.1 - Projeto: Apoio e qualificação das atividades de extensão

    Objetivo: Qualificar as ações de extensão com avaliação e monitoramento dos programas e projetos.

    Principais Metas:

    • Realizar capacitações para participação em editais;
    • Aumentar gradualmente o número de bolsas de extensão;
    • Aperfeiçoar o programa de fomento da extensão;
    • Capacitar técnicos no curso de especialização em extensão universitária.

    Responsável: PROREXT

    1.5.2 - Projeto: Aperfeiçoamento do Sistema de Registro das Ações de Extensão

    Objetivo: Aumentar o número de ações de extensão registradas e tornar o formulário mais adequado ao preenchimento.

    Principais Metas:

    • Incentivar o registro das ações de extensão junto ao sistema;
    • Permitir a comunicação entre o sistema de extensão e o SIGPROJ (Sistema Nacional de Registro da Extensão);
    • Facilitar a inserção de dados no formulário de registro das ações de extensão.

    Responsável: PROREXT

    1.5.3 - Projeto: Ampliação das publicações resultantes das atividades de extensão

    Objetivo: Valorizar as atividades de extensão.

    Principais Metas:

    • Sistematizar as ações de extensão;
    • Aperfeiçoar a Revista da Extensão com novo conselho editorial e acessibilidade;
    • Incentivar a publicação dos relatos de experiência.

    Responsável: PROREXT

    1.5.4 - Projeto: Ampliação e manutenção de cursos de extensão a distância

    Objetivo: Manter e ampliar a oferta de vagas nos cursos de extensão a distância.

    Principais Metas:

    • Fomentar a oferta de cursos de extensão na modalidade a distância;
    • Articular a implantação de novos cursos de extensão a distância;
    • Prestar o suporte técnico e pedagógico aos usuários dos ambientes virtuais de aprendizagem institucionais de cursos de extensão.

    Responsável: PROREXT

    Ação 1.6 – Expansão e Qualificação da Inovação Tecnológica

    1.6.1 - Projeto: Sistema de inovação da UFRGS

    Objetivo: Dotar a Universidade de sistema de inovação, a fim de articular as ações desenvolvidas na UFRGS que tenham relação direta com empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e transferência de tecnologia para a sociedade.

    Principais Metas:

    • Definir funções e escopo do sistema de inovação, identificando atores envolvidos;
    • Propor e aprovar formalmente a estrutura de gestão, envolvendo os atores identificados;
    • Implantar uma estrutura de gestão e iniciar operação articulada do sistema de inovação.

    Responsável: Parque Científico e Tecnológico

    1.6.2 - Projeto: Iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação

    Objetivo: Fomentar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, por meio da concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

    Principais Metas:

    • Estimular estudantes de graduação a uma participação mais ativa em projetos que envolvam o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação;
    • Estimular a participação dos estudantes na Feira de Iniciação à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico - FINOVA;
    • Ampliar a participação dos bolsistas no Seminário de Iniciação Tecnológica, com temas pertinentes às bolsas de iniciação tecnológica;
    • Fortalecer o Programa de Iniciação Tecnológica, com a ampliação no número de bolsas e divulgação dos propósitos e objetivos do programa para a comunidade acadêmica.

    Responsável: SEDETEC

    1.6.3 - Projeto: Programa Transversal e Interdisciplinar de Ensino de Empreendedorismo

    Objetivo: Estimular a cultura do empreendedorismo na UFRGS através de Programa Transversal e Interdisciplinar de Ensino de Empreendedorismo, a ser oferecido a estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFRGS.

    Principais Metas:
    Elaborar e implantar um conjunto de cursos de extensão para diferentes áreas;

    • Expandir os cursos de extensão em termos de carga horária total e número de alunos atendidos;
    • Implantar disciplinas regulares de empreendedorismo a serem oferecidas a diferentes cursos de graduação e pós-graduação.

    Responsável: SEDETEC

    Ação 1.7 – Consolidação do Processo de Avaliação

    1.7.1 - Projeto: Incremento do processo de avaliação institucional

    Objetivo: Promover a qualificação das atividades fins e meio da Universidade.

    Principais Metas:

    • Consolidar as instâncias de avaliação institucional;
    • Coordenar a gestão dos processos regulatórios institucionais e de cursos;
    • Coordenar as ações inerentes à acreditação de cursos;
    • Fortalecer os processos de avaliação da qualidade das atividades da graduação, de pós-graduação, de educação básica, de extensão universitária, de pesquisa, da gestão e da avaliação;
    • Promover o processo de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação, a fim de avaliar o impacto da Universidade no mercado de trabalho e na sociedade;
    • Fortalecer os processos de avaliação da qualidade do sistema de informação da Universidade;
    • Fortalecer os processos de avaliação da qualidade da Universidade no contexto das avaliações externas;
    • Melhorar, a cada ciclo avaliativo, a formatação das normas de levantamento de informação dos cursos.

    Responsável: SAI

    1.7.2 - Projeto: Avaliação das ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE

    Objetivo: Criar e instituir mecanismos para avaliar as ações executadas pela PRAE.

    Principais Metas:

    • Criar uma via que possibilite maior participação discente nas discussões sobre novas proposições nos processos de avaliação e nas revisões de ações da assistência estudantil;
    • Desenvolver e implementar instrumentos que permitam a pesquisa contínua sobre satisfação e novas demandas de usuários da assistência estudantil;
    • Reformular e adequar as ações sob a responsabilidade da Pró27
    • Reitoria às necessidades e às novas demandas dos estudantes;
    • Formular, formalizar e consolidar uma política institucional de assistência estudantil com a participação da comunidade universitária.

    Responsável: PRAE

    1.7.3 - Projeto: Implantação do processo de avaliação da extensão

    Objetivo: Qualificar as ações da PROREXT.

    Principais Metas:

    • Criar o Comitê de Ética da Extensão;
    • Constituir o Comitê Assessor para avaliação de projetos submetidos a editais;
    • Implantar um setor de monitoramento e avaliação das ações de extensão;
    • Propor ao CEPE normas para instituição de um programa de extensão para docente sênior na UFRGS.

    Responsável: PROREXT


    2. AMPLIAÇÃO DAS INTERAÇÕES COM A SOCIEDADE

    Ação 2.1 – Fortalecimento das relações Universidade-sociedade, frente aos Desafios das Questões Educacionais, Científicas, Tecnológicas, Culturais e Artísticas da Atualidade

    2.1.1 - Projeto: Criação e consolidação da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas

    Objetivo: Acompanhar e avaliar os principais resultados da implantação do Programa de Ações Afirmativas na UFRGS.

    Principais Metas:

    • Acompanhar e avaliar o Programa de Ações Afirmativas;
    • Definir programas de permanência para os diferentes perfis e para as diferentes trajetórias dos estudantes ingressantes;
    • Estabelecer parcerias com secretarias de educação e entidades do movimento social.

    Responsável: CAF

    2.1.2 - Projeto: Fortalecimento do Programa UFRGS Cultura

    Objetivo: Ampliação das atividades culturais nos diferentes campi.

    Principais Metas:

    • Criar novas oportunidades de participação da comunidade interna e externa em atividades culturais;
    • Realizar o Festival de Dança, em parceria com o Curso de Dança da UFRGS;
    • Incentivar participações internas e externas do Grupo Tchê UFRGS e do Corpo de Ballet;
    • Produzir o CD 80 anos da UFRGS com a participação do Departamento de Música do Instituto de Artes.

    Responsável: PROREXT

    2.1.3 - Projeto: Ampliação dos programas de formação continuada e diversidade

    Objetivos: Aumentar a presença da Universidade em todas as formas de inclusão.

    Principais Metas:

    • Sistematizar os programas voltados para as diferentes demandas sociais;
    • Realizar cursos em EAD de formatação continuada para atender a demandas de diferentes segmentos da sociedade;
    • Fortalecer as parcerias com diferentes entidades e grupos sociais.

    Responsável: PROREXT

    2.1.4 - Projeto: Fortalecimento do Programa de Educação Antirracista

    Objetivo: Alcançar novos parceiros com a ampliação da modalidade a distância.

    Principais Metas:

    • Ampliar o Programa de Educação Antirracista;
    • Realizar cursos em EAD;
    • Prospectar parceria para implementar curso de especialização, tendo como fundamento a educação antirracista;
    • Realizar cursos de extensão para pesquisadores étnicos e lideranças negras.

    Responsável: PROREXT

    2.1.5 - Projeto: Reestruturação do Projeto UFRGS Portas Abertas

    Objetivo: Ampliação das atividades a serem oferecidas aos visitantes.

    Principais Metas:

    • Criar novas oportunidades para os estudantes e a comunidade conhecerem a Universidade;
    • Reestruturar as formas de acesso nos diferentes espaços da Universidade durante o evento;
    • Buscar uma recepção informativa aos estudantes;
    • Propor atividades alternativas para pais e acompanhantes dos estudantes.

    Responsável: PROREXT

    2.1.6 - Projeto: Uso de redes avançadas: cooperação técnica com a Rede Nacional de Pesquisa - RNP - para o desenvolvimento científico

    Objetivo: Fomentar as atividades de pesquisa tecnológica em redes, de implantação e operação de meios e serviços de redes avançadas e de capacitação nas áreas de gestão e tecnologia para as instituições de ensino e pesquisa do País.

    Principais Metas:

    • Prover a infraestrutura de hospedagem e operação Ponto de Presença da RNP no Estado do Rio Grande do Sul (POP-RS), na modalidade de 7 dias por semana, 24hs por dia;
    • Gerenciar e operar a rede comunitária de ensino e pesquisa de Porto Alegre – MetroPOA, na modalidade 7 dias por semana, 24h por dia;
    • Participar dos projetos de pesquisa e desenvolvimento gerenciados pela RNP;
    • Gerenciar a unidade da Escola Superior de Rede – ESR.

    Responsável: CPD

    2.1.7 - Projeto: Incentivo a interações acadêmicas com a sociedade

    Objetivo: Incentivar a interação acadêmica por meio de atividades e ações que coloquem à disposição da sociedade o saber acadêmico e a capacidade de pesquisa e inovação tecnológica da UFRGS.

    Principais Metas:

    • Identificar grupos de pesquisa envolvidos em interações acadêmicas;
    • Incrementar ações de incentivo ao envolvimento de grupos de pesquisa com interações acadêmicas;
    • Estimular a criação de novos grupos de pesquisa que venham a se envolver com interações acadêmicas.

    Responsável: PROPESQ

    2.1.8 - Projeto: Fortalecimento das ações de transferência de tecnologia e propriedade industrial

    Objetivo: Criar mecanismos que fortaleçam as parcerias com a comunidade, tendo como base a Lei de Inovação.
    Principais Metas:

    • Disponibilizar à sociedade o conhecimento científico-tecnológico desenvolvido no âmbito da UFRGS;
    • Disseminar a cultura da propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

    Responsável: SEDETEC

    2.1.9 - Projeto: Gestão da inovação na UFRGS

    Objetivo: Articular ações que tenham relação direta com empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e tecnologia para a sociedade, a fim de divulgar as capacidades tecnológicas viabilizadas pela UFRGS.

    Principais Metas:

    • Estruturar ferramentas e métodos para o mapeamento de conhecimentos tecnológicos;
    • Estruturar métodos e processos para avaliação do uso de conhecimentos na geração de capacidades tecnológicas;
    • Criar sistema de informação de inovação, a fim de incrementar parcerias com empresas;
    • Identificar ações, oportunidades e demandas para ampliar a participação em áreas estratégicas.

    Responsável: SEDETEC


    2.1.10 - Projeto: Estruturação do setor de organização de eventos institucionais

    Objetivos: Inserir a Secretaria de Comunicação - SECOM - na coordenação do planejamento, organização e execução dos eventos institucionais da Universidade, colaborando para a profissionalização de sua produção.

    Principais Metas:

    • Reestruturar o Setor de Relações Públicas para colaborar na qualificação profissional do planejamento e realização de eventos institucionais;
    • Participar da coordenação dos eventos institucionais.

    Responsável: SECOM

    2.1.11 - Projeto: Consolidação da Ouvidoria e da Lei de Acesso à Informação junto à comunidade universitária e geral

    Objetivo: Promover o processo de transparência dos gastos públicos no âmbito da Universidade, visando reconhecer a importância da participação do cidadão no controle e nas decisões dos atos praticados pelo gestor público.

    Principais Metas:

    • Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva;
    • Sensibilizar os servidores para a agilização e o comprometimento em resposta às demandas dos cidadãos;
    • Realizar eventos para divulgar e discutir legislações referentes à ouvidoria e ao acesso à informação.

    Responsável: Ouvidoria

    2.1.12 - Projeto: Inclusão da UFRGS no Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS

    Objetivo: Promover a inclusão da UFRGS no Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS,
    para apoiar o desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.

    Principais Metas:

    • Firmar convênio que permita a inclusão da UFRGS na Rede UNA-SUS;
    • Articular a criação do ambiente MOODLE dedicado ao UNA-SUS na UFRGS;
    • Divulgar a rede entre as unidades acadêmicas da UFRGS vinculadas à área da saúde e estimular a realização de cursos de capacitação e educação permanente para os trabalhadores do SUS.

    Responsável: SEAD

    Ação 2.2 – Desenvolvimento da Comunicação Social

    2.2.1 - Projeto: Comunicação institucional

    Objetivo: Coordenar a comunicação social em todos os níveis da gestão institucional, buscando qualificar suas ações de comunicação em eficiência e eficácia.

    Principais Metas:

    • Inserir ações de comunicação no planejamento institucional;
    • Colaborar na coordenação e produção de ações de comunicação das pró-reitorias e secretarias;
    • Colaborar em projetos de publicações especiais das pró-reitorias e secretarias.

    Responsável: SECOM

    2.2.2 - Projeto: Qualificação da divulgação ao público interno e externo da UFRGS

    Objetivo: Dar visibilidade à forma e ao conteúdo da divulgação da produção da Universidade à população em geral.

    Principais Metas:

    • Aumentar a visibilidade junto à comunidade em geral, utilizando linguagens e ferramentas adequadas;
    • Desenvolver um novo site para divulgação dos serviços da Universidade;
    • Desenvolver o Portal Agregador dos anais das edições atual e anteriores do Salão da UFRGS.

    Responsável: SECOM

    2.2.3 - Projeto: UFRGS na Web

    Objetivo: Qualificar a inserção da Universidade na web.

    Principais Metas:

    • Realizar a gestão da página da UFRGS, definindo e encaminhando as alterações necessárias;
    • Propor diretrizes para a melhoria das páginas das unidades acadêmicas;
    • Criar equipe de apoio para qualificar as páginas da administração central e das unidades acadêmicas.

    Responsável: SECOM

    2.2.4 - Projeto: Comunicação com a comunidade estudantil

    Objetivo: Aumentar a visibilidade da assistência estudantil junto à comunidade, utilizando linguagens e ferramentas adequadas.

    Principais Metas:

    • Criar uma política de comunicação interna e externa à assistência estudantil;
    • Encaminhar o desenvolvimento de uma nova identidade visual, mais jovem e arrojada, para divulgação das ações da PRAE;
    • Facilitar o encaminhamento de críticas e sugestões quanto aos serviços prestados pela PRAE;
    • Desenvolver uma nova página institucional da PRAE;
    • Utilizar redes sociais para a interação com a comunidade.

    Responsável: SECOM

    Ação 2.3 – Implantação do Parque Científico-Tecnológico

    2.3.1 - Projeto: Implantação do Parque Científico e Tecnológico

    Objetivo: Expandir e qualificar as interações entre a UFRGS e a sociedade, através da implantação do Parque Científico e Tecnológico, buscando viabilizar: (a) o incremento do processo de geração e transferência de tecnologia, em atuação cooperada de grupos de pesquisa da Universidade com entidades públicas e privadas, dentro de espaços próprios e qualificados no Campus do Vale; (b) a expansão do processo de criação de novas empresas de base tecnológica, a partir dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da UFRGS.

    Principais Metas:

    • Elaborar o planejamento estratégico do Parque e de sua rede de incubadoras tecnológicas;
    • Elaborar o plano de negócios do Parque;
    • Implantar a infraestrutura urbana e predial do Parque;
    • Atrair novas parcerias qualificadas de pesquisa e inovação tecnológica entre a UFRGS e entidades públicas e privadas;
    • Expandir a capacidade de incubação de novas empresas na UFRGS.

    Responsável: Parque Científico e Tecnológico

     

    3. UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL

    Ação 3.1 – Consolidação e Expansão da Cooperação Internacional da UFRGS com Instituições na Área Acadêmica

    3.1.1 - Projeto: Articulação estratégica internacional

    Objetivo: Promover parcerias regionais e estratégicas, cooperações e ações conjuntas com diversos países, tendo em vista prospectar representações da UFRGS no exterior, fomentar a realização de cursos transnacionais e estimular projetos multidisciplinares.

    Principais Metas:

    • Promover a oferta de disciplinas em inglês junto aos programas de pós-graduação;
    • Promover a mobilidade in e out na graduação, articulada com as cooperações internacionais da Universidade;
    • Promover eventos e feiras internacionais na UFRGS;
    • Realizar parcerias com instituições internacionais;
    • Organizar missões internacionais.

    Responsável: RELINTER

    3.1.2 - Projeto: Promoção da UFRGS no exterior

    Objetivo: Ampliar o escopo de atuação política e acadêmica da UFRGS em programas internacionais acadêmicos e de pesquisa e de novas modalidades de cursos binacionais, visando participar de ações estratégicas que promovam a internacionalização da Universidade.

    Principais Metas:

    • Publicar calendário de eventos internacionais da UFRGS;
    • Criar uma rede de representantes da UFRGS no exterior em busca de parcerias no campo acadêmico e científico;
    • Apresentar a UFRGS no exterior pela sua excelência na produção científica e acadêmica.

    Responsável: RELINTER

    3.1.3 - Projeto: O ensino da UFRGS na perspectiva da internacionalização

    Objetivo: Qualificar o ensino na UFRGS, com vistas a dar suporte ao processo de internacionalização da Universidade.

    Principais Metas:

    • Otimizar os processos de revalidação de títulos de graduação;
    • Produzir indicadores da graduação que possam servir para aumentar a visibilidade da UFRGS em nível internacional;
    • Desenvolver política institucional de aproveitamento dos estudos dos alunos em mobilidade acadêmica;
    • Incentivar o desenvolvimento de uma política linguística para a graduação que favoreça a inserção internacional;
    • Fortalecer o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI).

    Responsável: PROGRAD

    3.1.4 - Projeto: Apoio a iniciativas de pós-doutorado, recém-doutor e de professores visitantes

    Objetivo: Atrair pesquisadores altamente qualificados para intercâmbio de professores visitantes e jovens talentos recém-doutores para estágio de pós-doutorado.

    Principais Metas:

    • Ampliar o número de projetos de cooperação internacional;
    • Aumentar a participação em projetos de pesquisa em redes internacionais.

    Responsável: RELINTER

    3.1.5 - Projeto: Acordos de cooperação no âmbito da extensão para atuações conjuntas

    Objetivo: Possibilitar a mobilidade de estudantes e professores em atividades de extensão na América Latina através da atuação da União Latino-Americana de Extensão Universitária – ULEU.

    Principais Metas:

    • Fortalecer a relação entre ações de extensão na América Latina;
    • Fazer levantamento de ações realizadas por docentes da UFRGS no âmbito da América Latina e do Caribe;
    • Incentivar a participação dos representantes da UFRGS nos Comitês de Cultura e de Extensão que integram a AUGM;
    • Incentivar a participação de extensionistas no Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária.

    Responsável: PROREXT

    3.1.6 - Projeto: Ensino de inglês para alunos regulares de programas de pós-graduação

    Objetivo: Capacitar alunos de mestrado e doutorado a se comunicar em inglês (leitura, fala e escrita) com o objetivo de prepará-los para missões no exterior.

    Principais Metas:

    • Aumentar a demanda de alunos às bolsas do Programa “Ciência sem Fronteiras”;
    • Aumentar o número de doutorandos com estágio no exterior (doutorado sanduíche);
    • Capacitar os discentes para missões no exterior e para apresentação de trabalhos em eventos internacionais.

    Responsável: PROPG

    3.1.7 - Projeto: Acordos de cooperação no âmbito da pesquisa

    Objetivos: Ampliar e consolidar uma política de acordos com instituições nacionais e internacionais de renome no âmbito da pesquisa.

    Principais Metas:

    • Fortalecer os acordos de cooperação existentes;
    • Apoiar a participação de pesquisadores da UFRGS para apresentação de trabalhos em eventos no exterior;
    • Institucionalizar acordos individuais de pesquisadores da UFRGS com instituições internacionais.

    Responsável: PROPESQ

    Ação 3.2 – Projeção Internacional

    3.2.1 - Projeto: Fortalecer a UFRGS como instituição de referência internacional

    Objetivos: Fomentar ações que projetem a UFRGS no cenário internacional, sendo reconhecida como instituição de referência.

    Principais Metas:

    • Tornar a UFRGS referência no MERCOSUL e na América Latina e África;
    • Tornar a UFRGS referência na América do Norte e Europa;
    • Tornar a UFRGS referência na Ásia e Oceania;
    • Participar de redes nacionais e internacionais vinculadas a Institutos de Estudos Avançados;
    • Firmar acordos com a UNESCO para a promoção de atividades nas áreas de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

    Responsável: PROCAD

    3.2.2 - Projeto: Redes de empreendedorismo internacionais

    Objetivo: Participação da UFRGS em projetos internacionais de empreendedorismo, visando à internacionalização de empreendimentos, divulgando e incentivando alunos e profissionais da Universidade.

    Principais Metas:

    • Aumentar o número de participantes nos projetos e eventos da RedEmprendia;
    • Divulgar o conhecimento científico e artístico produzido na UFRGS, para o incremento do desenvolvimento político, econômico e social;
    • Ampliar a internacionalização e o acesso à produção acadêmico-científico da Universidade.

    Responsável: SEDETEC

    3.2.3 - Projeto: Projeção internacional do perfil inovador na Universidade

    Objetivo: Ampliar, estimular e fortalecer parcerias internacionais visando à possibilidade de transferência e proteção de ativos internacionais.

    Principais Metas:

    • Fortalecer e aumentar o número de ativos a serem protegidos em nível internacional;
    • Estimular a proteção de cotitularidades internacionais das empresas com as quais a UFRGS possui parceria;
    • Ampliar parcerias com agentes internacionais de transferência de tecnologia.

    Responsável: SEDETEC

    3.2.4 - Projeto: Implantação da Editoria de Comunicação Internacional

    Objetivo: Estruturar um processo que viabilize melhor diálogo com instituições internacionais, a fim de divulgar os conhecimentos tecnológicos existentes na Universidade.

    Principais Metas:

    • Desenvolver página em inglês com estruturação de mecanismos para divulgar processos de transferência de tecnologia;
    • Captar parceiros internacionais para intercâmbio de conhecimentos;
    • Ampliar a internacionalização e o acesso à produção acadêmico-científica da Universidade;
    • Prospectar projetos com viés de inovação tecnológica, buscando a interação da Universidade com os mesmos.

    Responsável: SECOM

    3.2.5 - Projeto: LUME - Repositório Digital da UFRGS: ferramenta para o fomento da comunicação científica e o acesso aberto à informação

    Objetivo: Ampliar o uso do Repositório Digital – LUME – como ferramenta de apoio à comunicação científica e à divulgação do conhecimento produzido na UFRGS e disponibilizado em nível mundial.

    Principais Metas:

    • Inserir a Universidade nas iniciativas nacionais e internacionais em prol do acesso aberto;
    • Divulgar o conhecimento científico e artístico produzido na UFRGS para o incremento do desenvolvimento político, econômico e social;
    • Ampliar a internacionalização e o acesso à produção acadêmico-científica da Universidade;
    • Dar suporte técnico para a implantação do Projeto do Centro de Documento e Acervo Digital de Pesquisa da UFRGS.

    Responsável: CPD

    4. QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL

    Ação 4.1 – Otimização dos Processos de Planejamento e estão

    4.1.1 - Projeto: Consolidação dos processos de planejamento e gestão da Universidade

    Objetivo: Consolidar o processo de planejamento, de acompanhamento da execução e da avaliação das políticas das atividades-fim e meio da Universidade, visando garantir e consolidar a cultura do planejamento e a prática de gestão.

    Principais Metas:

    • Articular a sincronia dos diferentes tipos de planos (Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, Plano de Gestão e Plano Anual da UFRGS) com os planos estratégicos setoriais das diferentes instâncias da Universidade;
    • Implementar órgão colegiado com funções deliberativas e consultivas no âmbito estratégico e tático das áreas meio da Universidade;
    • Consolidar a prática de acompanhamento e avaliação da implantação e execução (PDCA), especialmente, do Plano de Gestão e do Plano Anual.

    Responsável: PROPLAN

    4.1.2 - Projeto: Modernização dos processos de planejamento e gestão

    Objetivo: Implantar sistemáticas que permitam reformular o atual modelo de planejamento e gestão da PROPLAN e suas interfaces com a Administração Central da Universidade.

    Principais Metas:

    • Participar da elaboração e do acompanhamento da execução dos planos de modernização administrativa na Universidade;
    • Garantir avanços na utilização de novas ferramentas gerenciais com vistas à melhoria da coordenação dos processos de planejamento e de gestão da programação orçamentária, contábil, financeira e patrimonial;
    • Reformular o atual sistema de compras e contratos de acordo com a conformidade legal;
    • Realizar inventário de 100% do patrimônio dos bens móveis da Universidade em 2013 e 2014;
    • Reformular a estrutura e o funcionamento do Protocolo Central e do Arquivo Geral da Universidade.

    Responsável: PROPLAN

    4.1.3 - Projeto: Consolidar a implantação do Escritório de Processos

    Objetivo: Garantir avanços na utilização de ferramentas gerenciais, baseadas na melhoria dos processos de gestão visando ao aumento da eficiência, com boa e regular aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros da UFRGS.

    Principais Metas:

    • Estender a metodologia e a ferramenta de melhoria de processos, orientadas pelo Escritório de Processos, para a Universidade como um todo;
    • Realizar treinamento da ferramenta de melhoria de processos (Bizagi) para toda a Universidade;
    • Viabilizar a implantação das metas do PDTI com vistas à melhoria dos processos, fluxos de acompanhamento e controle.

    Responsável: PROPLAN

    4.1.4 - Projeto: Ampliação da atuação das áreas meio da UFRGS com entes públicos e privados

    Objetivo: Estender as interfaces das áreas meio da Universidade com entes públicos e privados para a troca de experiências
    na adoção de boas práticas de gestão.

    Principais Metas:

    • Prospectar fontes de financiamento junto a organismos nacionais e internacionais públicos e privados;
    • Participar, juntamente com outras IFES, em especial na Região Sul, de compras compartilhadas de produtos e serviços básicos a custos menores;
    • Realizar intercâmbio de experiências das funções normativas e executivas sobre as matérias administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial;
    • Desenvolver novos sistemas de informação, bem como implantar melhorias nos sistemas existentes na Universidade, visando maior integração com os sistemas do MEC, do Ministério da Fazenda (SIAFI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SIDOR) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Estatísticas Educacionais (INEP).

    Responsável: PROPLAN

    4.1.5 - Projeto: Gestão por processos

    Objetivo: Promover a otimização dos processos de trabalho, tendo em vista a melhoria contínua de atendimento à comunidade universitária.

    Principais Metas:

    • Mapear e otimizar todos os processos de trabalho da PROGESP, buscando a informatização quando possível;
    • Reformular o Manual do Servidor;
    • Disponibilizar digitalmente as pastas funcionais dos servidores;
    • Publicar boletim mensal na página da PROGESP, com os atos oficiais da Pró-Reitoria;
    • Aferir e aperfeiçoar o controle sistêmico dos dados financeiros, funcionais e cadastrais, tendo em vista a melhoraria da gestão da folha de pagamento;
    • Desenvolver instrumento de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas empresas terceirizadas.

    Responsável: PROGESP

    4.1.6 - Projeto: Governança de TI e Gestão de Serviço de TI

    Objetivo: Implantar a Governança de TI e Gestão de Serviços de TI, com base em procedimentos e padrões aderentes à legislação e às diretrizes e planos de ação que constam do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFRGS, para qualificar a prestação dos serviços oferecidos à comunidade.

    Principais Metas:

    • Implantar a Central de Serviços;
    • Padronizar o processo de desenvolvimento de programas;
    • Padronizar o gerenciamento de projetos na área da tecnologia da informação;
    • Implantar a gerência e monitoração de infraestrutura e serviços.

    Responsável: CPD

    4.1.7 - Projeto: Segurança da Informação

    Objetivo: Implantar uma política de segurança da informação para a Universidade, em atendimento à legislação, às diretrizes e aos planos de ação que constam do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFRGS.

    Principais Metas:

    • Elaborar e aprovar a política de segurança da informação;
    • Criar o Comitê Gestor de Segurança da Informação da Universidade;
    • Criar o Departamento de Segurança da Informação;
    • Divulgar para a comunidade universitária as boas práticas de segurança na área da tecnologia da informação.

    Responsável: CPD

    4.1.8 - Projeto: Gestão do conhecimento técnico de infraestrutura

    Objetivo: Desenvolver a gestão do conhecimento com o intuito de promover o aprendizado organizacional no que se refere às estruturas e insumos básicos da infraestrutura da Universidade, otimizando o desempenho da SUINFRA.

    Principais Metas:

    • Criar um corpo técnico de nível superior e médio para ocupação das funções gerenciais;
    • Elaborar programa de inserção continuada para programas de estágio para alunos de escolas técnicas inseridos nas rotinas operacionais de infraestrutura da Universidade;
    • Manter um banco de dados atualizado sobre as rotinas e sistemas de infraestrutura da Universidade, através de sistema de informação.

    Responsável: SUINFRA

    Ação 4.2 – Qualificação e Desenvolvimento em Gestão de Pessoas

    4.2.1 - Projeto: Dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo

    Objetivo: Implantar o programa de dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo, com vistas a uma melhor distribuição da força de trabalho na Universidade.

    Principais Metas:

    • Definir metodologia a ser utilizada;
    • Elaborar projeto para implantação de metodologia;
    • Realizar teste-piloto;
    • Implementar a metodologia escolhida.

    Responsável: PROGESP

    4.2.2 - Projeto: Criação da Escola de Desenvolvimento de Servidores

    Objetivo: Promover ações de capacitação, treinamento, qualificação e educação no e para o trabalho, com o propósito de desenvolver competências institucionais e individuais.

    Principais Metas:

    • Elaborar projeto político-pedagógico e financeiro para a Escola;
    • Elaborar regimento interno da Escola;
    • Implementar a Escola de Desenvolvimento de Servidores até dezembro de 2013.

    Responsável: PROGESP

    Ação 4.3 – Planejamento, Acompanhamento e Avaliação de Políticas Institucionais

    4.3.1 - Projeto: Avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFRGS

    Objetivo: Propor ações para o aprimoramento do Programa de Avaliação de Desempenho, com vistas à gestão por competências.

    Principais Metas:

    • Encaminhar alterações necessárias à Decisão n.º 939/2008 - CONSUN, com vistas ao aprimoramento do Programa;
    • Elaborar indicadores para extração de dados do Programa de Avaliação;
    • Propor ações para o alinhamento do Programa de Avaliação de Desempenho com o Programa de Capacitação.

    Responsável: PROGESP

    5. DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

    Ação 5.1 – Ampliação das Ações de Acolhimento e Desenvolvimento dos Novos Servidores Docentes e Técnico-Administrativos

    5.1.1 - Projeto: Ampliação das ações de acolhimento e desenvolvimento dos servidores docentes e técnico-administrativos em estágio probatório

    Objetivo: Promover a integração dos servidores ingressantes às equipes de trabalho, com vistas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

    Principais Metas:

    • Acompanhar os períodos de estágio probatório;
    • Desenvolver ações de acompanhamento em grupo;
    • Promover ações que propiciem o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, considerando o ambiente de trabalho e as competências requeridas.

    Responsável: PROGESP

    Ação 5.2 – Ampliação das Ações para Pessoas com Necessidades Especiais

    5.2.1 - Projeto: Criação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS

    Objetivos: Propor e executar ações de acessibilidade aos ambientes e aos currículos, com a finalidade de transformação cultural e educacional na UFRGS.

    Principais Metas:

    • Criar o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS;
    • Criar sistema que reúna informações sobre a condição e a demanda de acessibilidade de alunos e servidores com deficiência;
    • Realizar estudo e adequar os laboratórios de informática, bibliotecas, auditórios e salas de aula da Universidade para usuários com deficiência de forma a atender à acessibilidade universal;
    • Criar novas linhas de benefício estudantil para atendimento de estudantes com necessidades especiais.

    Responsável: PRAE

    Ação 5.3 – Ampliação das Atividades Esportivas como Fator de Inclusão

    5.3.1 - Projeto: Incentivo à inclusão, à permanência e à melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes através da prática esportiva

    Objetivos: Consolidar a linha de assistência estudantil na área do esporte.

    Principais Metas:

    • Oferecer bolsas para participação em atividades esportivas e acompanhar os resultados dos investimentos quanto à melhoria do desempenho acadêmico;
    • Incentivar o esporte participativo como instrumento de integração da comunidade;
    • Facilitar a participação e/ou incentivar a organização de eventos esportivos participativos pelos alunos, através da concessão de auxílios financeiros;
    • Disponibilizar ambientes da assistência estudantil para o desenvolvimento de projetos conjuntos com a área de graduação e de extensão universitária, na área do esporte participativo;
    • Desenvolver projetos para a captação de investimentos na área de esportes junto ao Ministério do Esporte e a agências de fomento da área.

    Responsável: PRAE

    5.3.2 - Projeto: Incentivo a práticas desportivas competitivas para estudantes

    Objetivos: Incentivar a representação institucional em competições esportivas universitárias.

    Principais Metas:

    • Oferecer bolsas, auxílios e acompanhamento na linha de esporte competitivo;
    • Fortalecer as equipes esportivas competitivas já representativas nas competições nacionais de esporte competitivo;
    • Incentivar a criação de equipes representativas em novas modalidades esportivas;
    • Aumentar a visibilidade da Instituição no cenário esportivo universitário.

    Responsável: PRAE

    Ação 5.4 – Atenção à Saúde

    5.4.1 - Projeto: Atendimento à saúde do servidor da UFRGS e rede Subsistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor - SIASS

    Objetivo: Desenvolver ações na área da saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos servidores.

    Principais Metas:

    • Realizar ações com vistas à promoção de saúde dos servidores;
    • Realizar oficinas sobre saúde e trabalho para servidores dos órgãos partícipes do SIASS;
    • Ampliar o atendimento aos servidores de órgãos partícipes da unidade SIASS/UFRGS;
    • Promover articulação com a rede de saúde externa;
    • Prestar assessoria aos gestores na área de saúde do servidor;
    • Avaliar e acompanhar as condições laborais nos ambientes de trabalho, buscando implementar melhorias.

    Responsável: PROGESP

    5.4.2 - Projeto: Promoção de ações integradas em gestão e saúde

    Objetivo: Promover ações que articulem políticas de governo que contemplem a indissociabilidade entre saúde-gestão-trabalho, tendo em vista a atenção integral à saúde do servidor.

    Principais Metas:

    • Elaborar proposta de política de acompanhamento, contemplando a indissociabilidade entre saúde-gestão-trabalho;
    • Definir e implementar metodologia de acompanhamento de servidores, gestores e equipes;
    • Acompanhar equipes de trabalho a partir dos resultados da avaliação de desempenho.

    Responsável: PROGESP

    Ação 5.5 – Promoção do Exercício da Cidadania

    5.5.1 - Projeto: Envolvimento da comunidade universitária com educação na área étnico-social

    Objetivos: Consolidar e acompanhar programas e ações de educação para a cidadania, voltados à inclusão e à valorização da diversidade.

    Principais Metas:

    • Incentivar a realização de ações de capacitação de servidores voltados à educação para as relações étnico-sociais;
    • Estabelecer parcerias com as COMGRADs para o desenvolvimento de ações voltadas à educação para as relações étnico-sociais, destinadas aos estudantes dos diversos cursos de graduação;
    • Incentivar a realização de eventos de formação, abertos à comunidade externa, voltados ao tema da inclusão.

    Responsável: PROGRAD

    6. QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E HABITABILIDADE DOS CAMPI

    Ação 6.1 – Melhoria da Gestão do Espaço Físico

    6.1.1 - Projeto: Elaboração de planos diferenciados para acessibilidade, segurança, prevenção de incêndio e recuperação predial, situações de emergência e habitabilidade

    Objetivos: Proporcionar infraestrutura física que garanta acessibilidade e segurança, incluindo prevenção de incêndio e acidentes.

    Principais Metas:

    • Proporcionar acessibilidade nos campi da UFRGS;
    • Desenvolver projeto de proteção contra incêndio para as áreas da UFRGS;
    • Executar obras de infraestrutura para implantar os PPCI (Projetos de Proteção Contra Incêndio) nas áreas comuns da UFRGS.

    Responsável: SUINFRA

    6.1.2 - Projeto: Criação/adaptação de espaço físico dos campi UFRGS

    Objetivo: Construir, reformar e ampliar o espaço físico da UFRGS para garantir o ensino, a pesquisa e a extensão com conforto e segurança.

    Principais Metas:

    • Executar o Programa de Novos Prédios;
    • Executar o Programa de Ampliações e Reformas;
    • Executar o Programa de Manutenção Predial.

    Responsável: SUINFRA

    6.1.3 - Projeto: Ampliação do espaço físico da administração central no Campus do Vale

    Objetivo: Possibilitar o atendimento mais próximo e a presença mais visível das pró-reitorias acadêmicas no Campus do Vale.

    Principais Metas:

    • Prover espaço de trabalho comum para que as pró-reitorias acadêmicas realizem atividades sistemáticas no Campus do Vale.

    Responsável: SUINFRA

    Ação 6.2 – Recuperação do Patrimônio Histórico

    6.2.1 - Projeto: Acessibilidade nos prédios históricos

    Objetivo: Dotar os prédios históricos de condições de acessibilidade.

    Principais Metas:

    • Garantir acessibilidade no prédio da antiga FAMED, hoje ICBS;
    • Garantir acessibilidade ao antigo Instituto Parobé, hoje Engenharia Mecânica;
    • Garantir acessibilidade aos banheiros da Faculdade de Direito.

    Responsável: SUINFRA

    6.2.2 - Projeto: Recuperação e manutenção dos prédios históricos

    Objetivo: elaboração de projetos e obras de recuperação dos prédios históricos.

    Principais Metas:

    • Concluir os projetos complementares do prédio da ex-Química;
    • Executar obra de restauro do prédio da ex-Química;
    • Elaborar o projeto de intervenção e restauro da Capela São Pedro (Estação Experimental Agronômica);
    • Executar a manutenção dos prédios históricos já restaurados.

    Responsável: SUINFRA

    Ação 6.3 – Ampliação da Capacidade e Qualidade dos Serviços

    6.3.1 - Projeto: Atualização das tecnologias para melhoria da qualidade dos serviços

    Objetivo: Atualizar as tecnologias para melhorar a qualidade do serviço de manutenção da infraestrutura da Universidade, proporcionando modernização, eficiência e eficácia aos serviços.

    Principais Metas:

    • Implantar a automação das redes de energia elétrica, água e telefonia;
    • Monitorar os consumos das redes de energia elétrica, água e telefonia;
    • Executar a aquisição e a atualização de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizados nos processos internos de manutenção da infraestrutura da UFRGS.

    Responsável: SUINFRA

    6.3.2 - Projeto: Atualização e expansão da rede de informática da UFRGS

    Objetivo: Oferecer à comunidade acadêmica uma infraestrutura de rede de comunicação para atender de forma eficaz às suas demandas.

    Principais Metas:

    • Expandir a rede sem fio;
    • Manter atualizada a rede de dados cabeada;
    • Implementar a redundância dos enlaces de fibra ótica das unidades;
    • Realizar o gerenciamento da rede de informática.

    Responsável: CPD

    6.3.3 - Projeto: Sistema integrado de gerenciamento e monitoramento de energia

    Objetivo: Implantar e operacionalizar um sistema de monitoramento e gerenciamento das redes e dos sistemas de energia, com o intuito de analisar a demanda e o controle do consumo.

    Principais Metas:

    • Monitorar o funcionamento das redes alimentadoras de energia;
    • Gerenciar a atuação online no funcionamento das redes de energia;
    • Criar banco de dados dos parâmetros e variáveis de funcionamento desta rede;
    • Sistematizar conjunto de medidas que visem à integração, eficiência, conservação e sustentabilidade do uso dos insumos energéticos pela Instituição.

    Responsável: SUINFRA

    6.3.4 - Projeto: Logística de suprimentos: gêneros alimentícios, materiais de expediente e materiais para manutenção predial

    Objetivo: Dotar a Universidade de uma política de logística para compras e estocagem de gêneros alimentícios, de materiais de consumo e de materiais para manutenção predial.

    Principais Metas:

    • Catalogar materiais necessários à Universidade;
    • Definir uma estratégia para aquisição dos mesmos.

    Responsável: PROPLAN

    Ação 6.4 – Meio ambiente e sustentabilidade

    6.4.1 - Projeto: Licenciamento ambiental da UFRGS

    Objetivo: Buscar o licenciamento ambiental dos campi da Universidade.

    Principais Metas:

    • Buscar o licenciamento dos Campi Centro, Saúde, Olímpico e Vale;
    • Buscar o licenciamento do Campus Litoral Norte.

    Responsável: SUINFRA

    6.4.2 - Projeto: Ações de proteção ambiental

    Objetivo: Estudar a criação de um serviço integrado de proteção ambiental.

    Principais Metas:

    • Definir atribuições e criar serviço de proteção ambiental;
    • Promover a cultura de segurança ambiental;
    • Ampliar as ações de educação ambiental.

    Responsável: SUINFRA

    6.4.3 - Projeto: Apoiar a implantação de conceitos de sustentabilidade na gestão

    Objetivo: Direcionar esforços para ações com sustentabilidade na gestão.

    Principais Metas:

    • Desenvolver conceitos de sustentabilidade na gestão;
    • Realizar compras sustentáveis;
    • Executar obras com sustentabilidade;
    • Realizar a gestão de resíduos com sustentabilidade.

    Responsável: SUINFRA

    Ação 6.5 – Promoção da Segurança da Comunidade Universitária

    6.5.1 - Projeto: Aprimorar as medidas de segurança da comunidade e de preservação do patrimônio

    Objetivo: Estabelecer normas de segurança e medidas preventivas de atuação, visando transmitir tranquilidade à comunidade
    universitária, com foco na redução de danos patrimoniais e preservação da incolumidade física das pessoas.

    Principais Metas:

    • Investir em segurança, através de ações preventivas e integradas entre a Universidade e o poder público;
    • Aumentar os investimentos no sistema de segurança da UFRGS, por meio da qualificação de pessoal e da melhoria das condições materiais;
    • Incentivar a cultura de segurança junto à comunidade universitária;
    • Colaborar no planejamento da expansão do cercamento do Campus do Vale;
    • Ampliar a cobertura por videomonitoramento.

    Responsável: Coordenadoria de Segurança

    7. IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS LITORAL NORTE

    7.1 – Definição e Execução do Projeto Político-pedagógico e Administrativo

    7.1.1 - Projeto: Implantação do ensino de graduação no Campus Litoral Norte

    Objetivo: Implementar o Projeto Pedagógico Institucional - PPI - do Campus Litoral Norte, dentro de uma perspectiva inovadora, integrada com a realidade local e aberta à perspectiva universal.

    Principais Metas:

    • Elaborar PPI do Campus Litoral Norte;
    • Implementar os cursos do Campus Litoral Norte;
    • Implantar os serviços de apoio à graduação do Campus Litoral Norte.

    Responsável: PROCAD

    7.1.2 - Projeto: Implantação de um Núcleo EAD no Campus Litoral Norte

    Objetivo: Apoiar e promover as ações em educação a distância, de forma integrada com os cursos que serão implantados.

    Principais Metas:

    • Articular a criação do Núcleo de EAD;
    • Promover a capacitação e a integração da equipe;
    • Incluir a educação a distância como ferramenta na construção da oferta de cursos.

    Responsável: SEAD

    7.2 – Definição e Execução da Infraestrutura Necessária

    7.2.1 - Projeto: Definição e implantação da infraestrutura do Campus Litoral Norte

    Objetivo: Definir e executar os prédios e o entorno do Campus do Litoral Norte para abrigar as atividades acadêmicas.

    Principais Metas:

    • Definir os anteprojetos dos prédios em função do plano pedagógico;
    • Executar obras.

    Responsável: SUINFRA

    7.3 – Estabelecimento das Relações da Universidade com a Comunidade Local

    7.3.1 - Projeto: Consolidação da relação UFRGS com a comunidade do litoral norte

    Objetivo: Apoiar, promover e programar ações que aproximem a UFRGS da comunidade do litoral norte.

    Principais Metas:

    • Definir as áreas de atuação;
    • Resgatar identidades nas diferentes áreas, visando ao sentido de pertencimento local e em relação à Universidade;
    • Implementar atividades culturais demandadas pela comunidade.

    Responsável: PROGRAD

    7.3.2 - Projeto: Definição e implantação da política de assistência estudantil

    Objetivo: Implantar os benefícios assistenciais assegurados pelo PNAES ao Campus Litoral Norte.

    Principais Metas:

    • Estender os benefícios de concessão de bolsas aos estudantes do Campus Litoral Norte;
    • Estender os benefícios de concessão de auxílios aos estudantes do Campus Litoral Norte;
    • Definir e implantar projeto para fornecimento de alimentação aos estudantes do Campus Litoral Norte.

    Responsável: PRAE

    7.3.3 - Projeto: Realização do Festival de Inverno Maré de Arte

    Objetivo: Consolidar a presença da Universidade no litoral norte.

    Principais Metas:

    • Ampliar a abrangência do Festival;
    • Incluir novos parceiros regionais;
    • Incluir o Festival como programação fixa no calendário de eventos dos municípios do litoral norte;
    • Oferecer aos estudantes uma experiência de vivência na comunidade.

    Responsável: PROREXT

    7.3.4 - Projeto: Promoção da cultura local

    Objetivo: Ampliar a integração entre comunidade litorânea e Universidade.

    Principais Metas:

    • Incorporação de oficinas com diferentes grupos da comunidade local;
    • Realização de Programas Convivência nas comunidades litorâneas;
    • Realização de festival de bandas estudantis.

    Responsável: PROREXT

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
    CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000