Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Calendário de eventos Defesa de dissertação - PPGEE

Defesa de dissertação - PPGEE

"Framework para Construção e Análise de Sistemas de Gestão de Energia Elétrica para Consumidores de Baixa Tensão em Redes Elétricas Inteligentes"
Quando 22/12/2011
das 08:00 até 11:00
Onde Salão de Eventos do DELET (Av. Osvaldo Aranha, 103 - Prédio da Engenharia Elétrica)
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE


Autor: MURILO LARROZA FONSECA


Orientador: Carlos Eduardo Pereira

Banca examinadora:

João Cesar Netto - PPGC-UFRGS
Walter Fetter Lages - PPGEE-UFRGS
Renato Ventura Bayan Henriques - PPGEE-UFRGS
Sérgio Luís Haffner - PPGEE-UFRGS
Vicente Ferreira de Lucena Junior - Faculdade de Tecnologia-UFAM (Suplente)

Resumo:
"As Redes Elétricas Inteligentes podem ser entendidas como o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação nas redes elétricas, permitindo um fluxo bidirecional de informações e eletricidade pela rede, de forma a obter uma infraestrutura capaz de automaticamente monitorar, proteger e otimizar a operação de seus elementos. A modernização da infraestrutura elétrica no sentido das Redes Elétricas Inteligentes é inevitável e trará profundas mudanças em todos os segmentos do sistema elétrico. Embora a tecnologia necessária para essa modernização já exista a um custo razoável, ainda restam várias questões que devem ser resolvidas. Indefinições em relação aos padrões a serem adotados, regulamentações, segurança, privacidade e vários aspectos tecnológicos dificultam uma implementação coerente, adiando essa modernização. Assim, este trabalho busca apresentar esse cenário em relação às Redes Elétricas Inteligentes, investigando as tendências
e situação atual. Dentre essas tendências, há um grande interesse em definir e implementar mecanismos que incentivem uma maior conscientização dos consumidores em relação ao seu uso de energia, além de uma participação ativa dos mesmos no mercado de energia. Isso exigirá a utilização de ferramentas que possibilitem a redução de custos através do uso mais eficiente da energia. Assim, é também proposto um framework para a construção e análise dessas ferramentas que buscam auxiliar os consumidores nesse cenário em formação. O framework proposto foi construído utilizando uma abordagem por Sistemas Multiagentes e possibilita a construção, simulação e análise de diversos sistemas, em diferentes cenários, com variados tipos de equipamentos, tanto reais como virtuais, sob diferentes protocolos de comunicação e com a possibilidade de uso de diversos algoritmos para a operação conjunta dos equipamentos. Essa proposta é validada através de três estudos de casos que utilizam os conceitos e ferramentas desenvolvidas nesse trabalho."

Palavras-chave: Rede Elétrica Inteligente, Gestão de Energia, Resposta à Demanda, Sistemas Multiagentes, Automação Residencial.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000