Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Calendário de eventos Defesa de dissertação - PPGEE

Defesa de dissertação - PPGEE

"Formulação Estendida Baseada na Impedância Aparente para Localização de Faltas em Sistemas de Distribuição Rurais: Uma Análise da Influência de Faltas de Alta Impedância"
Quando 24/01/2012
das 09:00 até 12:00
Onde Salão de Eventos do DELET (Av. Osvaldo Aranha, 103 - Prédio da Engenharia Elétrica)
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Autor: Hernán Sebastian Oviedo Tejada

Orientador: Prof. Dr. Arturo Suman Bretas

Banca examinadora: Prof. Dr. Arlan Luiz Bettiol (Faculdade SATC-SC), Prof. Dr. Roberto Chouhy Leborgne (PPGEE-UFRGS) e Prof. Dr. André Arthur Perleberg Lerm (IFSul). Suplentes: Prof. Dr. Marcos Telló (DEE-PUCRS) e Prof. Dr. Álvaro Augusto Almeida de Salles (PPGEE-UFRGS).

Resumo:
"O presente trabalho tem por objetivo apresentar inicialmente uma extensão da formulação existente para localização de faltas fundamentada na impedância aparente para sistemas de distribuição rurais. Posteriormente, o trabalho apresenta uma análise da influência das faltas da alta impedância na formulação desenvolvida e existente. Os sistemas rurais caracterizam-se pela presença de laterais com uma, duas ou três fases que derivam do alimentador principal. A metodologia fornece a distância elétrica da subestação de monitoramento até o local do defeito. Neste trabalho, a seção em falta é considerada conhecida. Faltas de alta impedância são defeitos que ocorrem em sistemas elétricos por motivos como rompimento dos cabos ou por contato com superfícies com propriedades de alta impedância, provocando uma corrente de magnitude muito baixa. Este tipo de falta apresenta características particulares de forma que foi empregado no estudo um modelo proposto na literatura especialmente concebido para essa finalidade. A metodologia estendida utiliza os sinais de tensão e corrente que são adquiridos pelo relé de proteção no período pré-falta e durante a falta, sendo analisados na freqüência fundamental. Os dados das faltas foram obtidos através de simulações numéricas de um modelo de alimentador de distribuição com ramificação trifásica e monofásica."

Palavras-chave: Sistemas de Distribuição, Ramais monofásicos, Localização de faltas, Influência de Falta de Alta Impedância.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000