Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Calendário de eventos Defesa de dissertação - PPGEQ

Defesa de dissertação - PPGEQ

Quando 31/01/2012
das 07:30 até 10:00
Onde Sala CENPES - Prédio 12.204 - Engenharia Química - Campus Centro
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

 

Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE CONTROLE AVANÇADO PARA UMA UNIDADE RECUPERADORA DE PROPANO

Autor: LISANDRA SILVEIRA DA SILVEIRA

BANCA:

Dra. Luciane Ferreira Trierweiler - TriSolutions

Prof. Dr. Luis Cláudio Oliveira Lopes - FEQ/UFU
Prof. Dr. Marcelo Farenzena - DEQUI/UFRGS
Prof. Dr. Pedro Rafael Bolognese Fernandes - DEQUI/UFRGS
Prof. Orientador: Prof. Dr. Jorge Otávio Trierweiler - DEQUI/UFRGS

RESUMO: Na busca pelo aumento da rentabilidade dos processos, muitas indústrias têm buscado a melhoria contínua de seus sistemas de controle.  Esta dissertação trata da aplicação de técnicas de controle avançado em uma Unidade Recuperadora de Propano, sendo motivada por fatores vinculados a benefícios econômicos, tais como: aprimoramento do controle de qualidade, economia de energia, economia de custo variável e maximização da produtividade.

O desenvolvimento da estrutura de controle associado ao desempenho ótimo dessa unidade e a utilização de soluções simples, com técnicas de controle avançado adequadas ao desempenho desejado para o processo em questão são objetos de estudo dessa dissertação. Inicialmente se fez uso das técnicas clássicas da literatura para re-avaliar a estrutura da camada de controle regulatória, neste caso a escolha do emparelhamento mais adequado entre as entradas e saídas. Após foram utilizadas as técnicas de identificação de modelos dinâmicos de processo para obter a inferência da composição do contaminante no propano recuperado da unidade. Realizou-se também um estudo comparativo entre os modelos obtidos pela técnica MLR (Multiple Linear Regression) adaptada para obtenção de modelos dinâmicos e o modelo construído a partir do software Pavilion8, baseado no método auto-regressivo ARX (Autoregressive with eXogenous inputs).

A viabilidade e ganhos potenciais são verificadas através da implementação da nova estrutura de controle regulatório, do analisador virtual e controlador (MPC) na planta industrial.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000