Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Calendário de eventos Música - Recital de órgão

Música - Recital de órgão

Recital de Mestrado em órgão de Alexandre Fritzen da Rocha, atividade do Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS
Quando 23/03/2012
das 20:00 até 22:00
Onde Capela do Unilasalle, Centro Universitário Lasalle (Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas - RS)
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Recital de órgão com Alexandre Fritzen da Rocha

Entrada franca.

Recital de Mestrado em órgão de Alexandre Fritzen da Rocha, atividade do Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS

No dia 23 de março, sexta, às 20h, acontece o recital de Mestrado em órgão de Alexandre Fritzen da Rocha, aluno do Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS. No programa do recital gratuito, obras de Sigfrid Karg-Elert (1877-1933), Paul Hindemith (1895-1963) e César Franck (1822-1890). A orientação artística é da Profª. Drª. Any Raquel Carvalho do PPGMUS-IA/UFRGS.

Nascido em Porto Alegre em 1985, Alexandre Fritzen da Rocha iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade, tendo completado os cursos de piano, teoria musical e solfejo, história de música, harmonia e contraponto pela Escola de Música Porto Alegre (antigo Liceu Musical Palestrina). Além destes estudos, realizou cursos de curta duração em piano, órgão, regência e composição com diversos professores, destacando-se Giorgio Vercillo (ITA), Lorenzo Ghielmi (ITA), Jack Fortner (EUA), Néstor Zadoff (ARG), Phil DeGreg (EUA), Claudio Ribeiro (BRA), Mara Campos (BRA). É também técnico em Musicografia Braille.

Alexandre Fritzen da Rocha é bacharel em Música - ênfase em Composição Musical - pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa Mestrado em Música com ênfase em Práticas Interpretativas/órgão, sendo orientado pela Profa. Dra. Any Raquel Carvalho, além de cursar licenciatura em Música - ênfase em Piano - pela mesma instituição.

Organista, pianista, compositor, arranjador e professor de música, Alexandre recebeu diversos prêmios, com destaque para o prêmio de melhor composição no IV Festival de Música Estudantil de Nova Petrópolis, em 2002, e o prêmio de melhor instrumentista no V Festican - Festival da Canção de Canela, em 2003.

Compôs trilhas sonorsa para espetáculos de dança, teatro, cinema, e realizou trabalhos com artistas visuais no Rio Grande do Sul. No ano de 2011 organizou em Porto Alegre o IX ENCUn - Encontro Nacional de Compositores Universitários.

É organizador do “Música de PoA”, evento que realiza concertos de música contemporânea em Porto Alegre e professor de órgão no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e realiza recitais no interior do Estado.

Programa do Recital

S. Karg-Elert (1877-1933)
Harmonium Sonata nº1, Opus 36  (1905)
Quase Fantasia: Maestoso ed energico
Interludium: Larghetto assai
Finale: Fuga. Allegro marcato

P. Hindemith (1895-1963)
Sonate für Orgel Nº2  (1937)
Lebhaft
Ruhig bewegt
Fuge. Mäßig bewegt, heiter

C. Franck (1822-1890)
Choral Nº1 em Mi Maior (1890)

Banca examinadora
Profª. Dra. Dorotéa Machado Kerr (UNESP)
Prof. Dr. Fernando Mattos (UFRGS)
Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha (UFRGS)

Divulgação: José Carlos de Azevedo - Secretaria de Comunicação do IA/UFRGS, fone 33084318, e-mail iaeven@ufrgs.br ou zecazevedo@hotmail.com. Visite o novo site do IA/UFRGS: www.artes.ufrgs.br. Siga o IA/UFRGS no Twitter: https://twitter.com/IA_UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000