Ir para o conteúdo Ir para a navegação

NÚCLEO DA CANÇÃO

A brasilidade em forma de canção - A formação do samba-enredo e as tensões do Brasil contemporâneo
Quando 13/06/2019
das 19:00 até 22:00
Onde Centro Cultural
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Jackson Raymundo é pesquisador e professor. Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS e faz doutorado na mesma área na universidade. Seus estudos situam-se principalmente nos campos da Canção Popular, da História da Literatura e das Políticas Culturais. É autor de diversos textos sobre o carnaval e, em especial, sobre o gênero cancional samba-enredo. Sua dissertação de mestrado, A poética do samba-enredo – a canção das escolas de samba de Porto Alegre, foi pioneira ao tematizar na academia a canção carnavalesca da capital gaúcha. O artigo “Tribos singulares”, publicado em Zero Hora no carnaval de 2014, foi um dos vencedores do 3º Congresso Nacional do Samba. A pesquisa de doutorado, por sua vez, estuda as características formativas do samba-enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro; a metodologia baseia-se na perspectiva formativa largamente presente no pensamento crítico brasileiro e, de modo especial, em sua expressão nos estudos literários.

Através da construção de blocos de significado e da organização em tempos históricos, a pesquisa busca sintetizar os aspectos mais recorrentes de um gênero que conta com nove décadas de existência (o primeiro concurso oficial é de 1932), que anualmente se renova e cuja concretização efetivamente se dá ao longo do desfile da escola de samba.

No encontro, que contará com a medição de seu orientador, Luís Augusto Fischer, serão comentados dois sambas-enredo recentes que tiveram destaque tanto pela qualidade da canção quanto pela capacidade de interpretar a formação histórica do Brasil e suas tensões contemporâneas: “Meu deus, meu deus, está extinta a escravidão?”, da Paraíso do Tuiuti em 2018, e “Histórias para ninar gente grande”, da Mangueira em 2019.

 

NÚCLEO DE ESTUDOS DA CANÇÃO

A BRASILIDADE EM FORMA DE CANÇÃO – A FORMAÇÃO DO SAMBA-ENREDO E AS TENSÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO, COM JACKSON RAYMUNDO | MEDIAÇÃO DE LUÍS AUGUSTO FISCHER

Data: 13 de junho, às 19h

Local: Sala Araucária do centro Cultural da UFRGS (Av. Luiz Englert, 333)

Entrada Franca

Mais informações sobre esse evento…

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000