Você está aqui: Página Inicial Eventos Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local

Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local

O Observatório da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza de 25 a 27 de outubro, na Reitoria da UFRGS o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local. O evento tem o apoio do Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID, para cidades integrantes da Rede Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura.
Quando 25/10/2011 a 17:00 a
27/10/2011 a 21:00
Onde Segundo andar da Reitoria da UFRGS
Nome do Contato
Telefone do Contato 051-33084081
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O seminário Cultura e Desenvolvimento Local tem como ponto de partida a reflexão sobre uma nova apropriação da cultura a partir de temas transversais da gestão e política cultural e desenvolvimento local, tendo como referência os conceitos da Agenda 21 da Cultura, documento orientador das políticas públicas de cultura e comprometido com os direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a democracia participativa e a criação de condições para a paz.

O desenvolvimento local é tema fundamental, pois ao entender que a sociedade civil é o ator principal desse processo de construção coletiva, cria um espaço de interação dos cidadãos, recuperando a iniciativa e a autonomia na gestão do que é público.

Enquanto o local, compreendido como espaço e território que reproduzem a lógica do capital, caracteriza-se pela concorrência e pelo estímulo individual gerando desigualdade de poder e exploração crescente dos recursos naturais, o local enquanto espaço e território permeáveis à produção de possibilidades e experimentações - e este é o contexto da cultura - caracteriza-se por produzir realidades nas quais predominam os princípios da igualdade, solidariedade e respeito à diversidade étnica, cultural e de pensamento.

Ao atentar a essa diversidade e as muitas questões que emergem de seu conjunto, percebe-se a necessidade de uma reflexão que possa subsidiar as iniciativas da sociedade civil e dos governos para o desenvolvimento econômico local.

Para essa análise, foram convidados conferencistas internacionais, como o diretor da Cátedra UNESCO de Direitos Culturais da Universidade de Palermo (Argentina), Prof. Edwin Harvey, que abordará o tema “Introdução aos direitos culturais e a sua relação com as políticas culturais nacionais” na conferência de abertura e o diretor da Cátedra UNESCO de Política Cultural e Cooperação, da Universidade de Girona, Alfons Martinell (Espanha), que explanará sobre “Cultura e desenvolvimento”.

A programação também contará com seis painéis que propõem a reflexão sobre a gestão do desenvolvimento local a partir de cases selecionados. Para estes algumas questões centrais foram identificadas para orientar uma reflexão sobre a intervenção dos atores da sociedade civil e dos governos na formulação de propostas e iniciativas de desenvolvimento econômico local a partir da cultura.

O painel Agenda 21 da Cultura, um dos primeiros documentos de autoridades locais com vocação mundial, que defende as bases de um compromisso das cidades para o desenvolvimento cultural, contará com o apoio e a participação do Ministério da Cultura, por intermédio do Secretário-Executivo Vítor Ortiz e com o coordenador da Comissão de Cultura da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Jordi Pascual (Espanha).

Mais informações sobre esse evento…

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000