Apresentação
A Extensão Universitária, atua diretamente na difusão e na produção de ações culturais, e na criação das condições para a expressão e para a fruição de distintos objetos da cultura. Neste contexto os equipamentos culturais da Universidade são espaços ricos em aprendizagem, pois possibilitam através das diferentes ações a participação de estudantes, de servidores (docentes e técnicos) e da sociedade, de um modo geral, na construção de uma arena pública de debate.
É assim que a área da Cultura na Extensão Universitária faz as mediações entre a Universidade e a Sociedade realizando a conversa necessária nos campos do cinema, da música, do teatro e das artes visuais. Atividades culturais, somadas às reflexões técnicas e científicas, são produzidas para enriquecer a vida universitária. São momentos em que as experiências intelectuais, estéticas e afetivas são compartilhadas estreitando vínculos sociais tão necessários.
Ao considerar o processo de conhecimento de maneira um pouco mais abrangente, contemplando aspectos formais, experimentais e mesmo não-formais, estamos apostando numa formação mais completa do indivíduo. O objetivo principal da cultura não está no resultado, mas nos processos que se pretende desencadear para a ampliação do "lugar da cultura" na Universidade.
Para além da Cultura, a Extensão Universitária na UFRGS realiza uma intensa atividade educativa, social e inclusiva com programas comprometidos com a diversidade das diferentes comunidades do Rio Grande do Sul; uma permanente atuação junto aos movimentos sociais, comunidades tradicionais, educação do campo e das relações étnico-raciais e a formação permanente de professores da rede pública. São mais de mil ações de extensão em todas as áreas do conhecimento envolvendo alunos, professores e técnico-administrativos diretamente nas comunidades.