Apresentação

A Extensão Universitária, atua diretamente na difusão e na produção de ações culturais, e na criação das condições para a expressão e para a fruição de distintos objetos da cultura. Neste contexto os equipamentos culturais da Universidade são espaços ricos em aprendizagem, pois possibilitam através das diferentes ações a participação de estudantes, de servidores (docentes e técnicos) e da sociedade, de um modo geral, na construção de uma arena pública de debate.

É assim que a  área da Cultura na Extensão Universitária faz as mediações entre a Universidade e a Sociedade realizando a conversa necessária nos campos do cinema, da música, do teatro e das artes visuais. Atividades culturais,  somadas às reflexões técnicas e científicas, são produzidas para enriquecer a vida universitária. São momentos em que as experiências intelectuais, estéticas e afetivas são compartilhadas estreitando vínculos sociais tão necessários. 

Ao considerar o processo de conhecimento de maneira um pouco mais abrangente, contemplando aspectos formais, experimentais e mesmo não-formais, estamos apostando numa formação mais completa do indivíduo. O objetivo principal da cultura não está no resultado, mas nos processos que se pretende desencadear para a ampliação do "lugar da cultura"  na Universidade. 

Para além da Cultura, a Extensão Universitária na UFRGS realiza uma intensa atividade educativa, social e inclusiva com programas comprometidos com a diversidade das diferentes comunidades do Rio Grande do Sul; uma permanente atuação  junto aos movimentos sociais, comunidades tradicionais, educação do campo e das relações étnico-raciais e a  formação permanente de professores da rede pública.  São mais  de mil ações de extensão em todas as áreas do conhecimento envolvendo alunos, professores e técnico-administrativos diretamente nas comunidades.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000