Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias

Notícias

UFRGS tem quatro professores entre os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021

Relação dos premiados foi divulgada nesta sexta-feira, 17, pela FAPERGS. O tema da edição deste ano é “A Ciência a serviço da Sociedade”
17/09/2021 18:03

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), divulgou nesta sexta-feira, 17, os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021, cujo tema é “A Ciência a serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor. Quatro pesquisadores da UFRGS foram agraciados (veja a relação abaixo).

A solenidade de premiação será virtual, realizada por transmissão, com realização no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nos canais da FAPERGS.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação tem agraciados em nove áreas: Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia. Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres, concedida bienalmente, distinção que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS. Nesta edição, a professora do Instituto de Física da UFRGS, Márcia Cristina Bernardes Barbosa, receberá a Medalha Sylvio Torres, por sua contribuição extraordinária para o progresso da ciência.

Relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

Pesquisador Destaque nas seguintes Áreas do Conhecimento

  • Ciências Agrárias - Antônio Costa de Oliveira – UFPel
  • Ciências Biológicas - Marilene Henning Vainstein – UFRGS
  • Ciências da Saúde - Luis Augusto Paim Rohde - UFRGS
  • Engenharias - Sandro Campos Amico - UFRGS
  • Artes, Letras e Linguística - Lilian Cristine Hübner - PUCRS
  • Arquitetura, Urbanismo e Design - Alcindo Neckel - IMED
  • Economia e Administração - Kelmara Mendes Vieira - UFSM
  • Geociências e Oceanografia - Otavio Costa Acevedo - UFSM
  • Educação - Marilia Costa Morosini – PUCRS

Medalha Sylvio Torres - Márcia Cristina Bernardes Barbosa - UFRGS

Categoria Jovem Pesquisador - Caroline Dalastra -UFFS

Categoria Startup Inovadora - AGREGA BIOTEC (Adriana Ambrosini)

Categoria Pesquisador na Indústria - Fabrício Rochedo Conceição -UFPel

Categoria Pesquisador no Setor Público- Amilton Rodrigo de Quadros Martins - IMED

Categoria Profissional de Comunicação Científica - Marcelo Gonzatto- Zero Hora

Homenageados pelo Tema: “Ciência a Serviço da Sociedade”

  • Fernando Rosado Spilki - FEEVALE
  • Larissa Roso- Jornal Zero Hora

Mais informações no site da FAPERGS.

Faculdade de Farmácia fecha programação de setembro do UFRGS Portas Abertas 2021

Além da apresentação do curso de graduação em Farmácia, a mais antiga unidade da UFRGS apresentará uma live sobre a profissão de farmacêutico e dois podcasts
17/09/2021 18:01

O UFRGS Portas Abertas 2021 está encerrando seu quarto mês de atividades na semana que vem. A atração é a Faculdade de Farmácia. Além da apresentação do curso de graduação em Farmácia, a mais antiga unidade da UFRGS apresentará uma live sobre a profissão de farmacêutico e dois podcasts. A programação pode ser conferida abaixo. Todas as atividades serão lançadas na terça-feira, 21 de setembro.

Lembramos que o UFRGS Portas Abertas não ocorrerá na semana de 27 de setembro a 3 de outubro, em função da realização do Salão UFRGS. O evento retomará suas atividades normalmente no dia 4 de outubro, com a programação da Faculdade de Odontologia.

 

Faculdade de Farmácia
Terça, 21/09
9h – Farmácia – Vídeo de apresentação do curso

9h – Podcast com professores das diferentes áreas de atuação do farmacêutico

9h – Podcast com professores das diferentes áreas de atuação do farmacêutico

18h30 – Farmácia – Live com alunos e professores esclarecendo dúvidas sobre o curso


Acompanhe as novidades do evento em ufrgs.br/portasabertas e no Instagram e no Facebook do evento.

Confira os filmes da próxima semana do canal UNITV

17/09/2021 17:41

A UNITV veicula diariamente, nas faixas das 14h e das 21h, uma seleção de filmes clássicos com direitos autorais liberados. Confira abaixo a programação cinematográfica da próxima semana. A grade do canal universitário de Porto Alegre também inclui as produções da UFRGS TV, documentários e vídeos de música erudita. O sinal da UNITV é transmitido pelo canal 15 para assinantes da ClaroNet, e pelo site www.unitv.tv.br.

 

Programação de 20 a 26 de setembro

Obrigado a Matar -  segunda-feira (20/09), 21h; domingo (26/09), 14h

Um caubói da lei, prestes a se aposentar, sai em uma cruzada contra vilões locais. No entanto, sua determinação enfraquece quando uma atraente estrela musical chega à cidade.
Classificação: 12 Anos
Elenco: Randolph Scott, Angela Lansbury, Jean Parker
Direção: Joseph H. Lewis
Ano: 1955

Saudade Dos Teus Lábios - terça-feira (21/09), 21h; sábado (25/09), 14h
Dick Johnson retorna à sua casa depois de ter servido como soldado, mas não lhe agrada trabalhar ao lado de seu pai. Ele acaba conhecendo Leonora, uma das bailarinas aquáticas da companhia de seu pai.
Classificação: Livre
Elenco: Esther Williams, Johnnie Johnston, Lauritz Melchior
Direção: Richard Thorpe
Ano: 1947

Terra Selvagem - quarta-feira (22/09), 21h; sexta-feira (24/09), 14h
Irmãos e vilões, Maureen e Charles vão perturbar o sossego dos comanches para garimpar prata. É então que surge o simpático desbravador MacDonald, que, ao som de um beijo estalado, traz a moça de volta ao bom caminho.
Classificação: 12 Anos
Elenco: Charles Drake, Edmund Cobb, Glenn Strange
Direção: George Sherman
Ano: 1950

Amor, Sublime Amor - quinta-feira (23/09), 14h e 21h
No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de origem anglo-saxônica, disputam a área.
Classificação: Livre
Elenco: Rita Moreno, Natalie Wood, George Chakiris
Direção: Robert Wise, Jerome Robbins
Ano: 1961

Expresso para Berlim - quarta-feira (22/09), 14h; sexta-feira (24/09), 21h
Durante a segunda guerra mundial, passageiros de várias nacionalidades viajam em  trem indo da França para Berlim. Um deles, o Dr. Bernhardt, é um influente pacifista que quer consertar o continente destruído pela guerra.
Classificação: 12 Anos
Elenco: Merle Oberon, Robert Ryan, Charles Korvin
Direção: Jacques Tourneur
Ano: 1948

Confissão - terça-feira (21/09), 14h; sábado (25/09), 21h
Veterano da II. Guerra Mundial fica sabendo que um amigo está desaparecido. Ao investigar o caso, descobre que ele estava envolvido em um triângulo amoroso e acaba se metendo em uma grande enrascada.
Classificação: 12 Anos
Elenco: Humphrey Bogart, Lizabeth Scott, Morris Carnovsky
Direção: John Cromwell
Ano: 1947

 

Live discute o “novo Bolsa Família”

Nova edição do 'Nupergs Controvérsias' será realizada nesta quarta-feira, dia 22 de setembro
17/09/2021 17:25

O 'Nupergs Controvérsias' apresenta nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 17h, a live “Novo Bolsa Família”. O debate será em torno da Medida Provisória entregue ao Congresso que revoga o Programa Bolsa Família para criar o Auxílio Brasil, pacote composto por nove benefícios. A atividade será realizada pelo canal do Nupergs no Youtube. Não há necessidade de inscrição.

Participam da conversa: Pedro Nery, Consultor Legislativo do Senado Federal, e Renata Bichir, mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. A mediação será feita por Sérgio Simoni Junior, do PPG em Políticas Públicas da UFRGS.

Sobre os convidados

Pedro Nery é Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília. Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Economia do Trabalho, Renda e Previdência, foi agraciado com o prêmio Edgardo Buscaglia Award on Empirical Research in Law and Economics (2013), conferido pela Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE). É autor do livro “Reforma da Previdência – Por que o Brasil não pode Esperar?”, com Paulo Tafner (Elsevier, 2019).

Renata Bichir é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006) e doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ (2011), com doutorado sanduíche (2009) em Berkeley. Atua nos seguintes temas: políticas públicas, pobreza, segregação, políticas sociais, transferência de renda, mecanismos de coordenação federativa, intersetorialidade e análise de redes sociais.

Ações de extensão do Colégio de Aplicação abrem inscrições na próxima segunda-feira, dia 20

Cinejuventude debate temas relacionados aos jovens através de filmes, e Clube de Leitura - Literaturas Africanas discute textos literários de autores do continente africano
17/09/2021 16:47

Na segunda-feira, 20 de setembro, abrem as inscrições para duas atividades de extensão  gratuitas do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, no formato virtual síncronas. A próxima edição do Cinejuventude, que debate temas relacionados às juventudes por meio de filmes, será sobre a produção "O Orfanato". A obra afegã gira em torno do jovem Qodrat, fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul, e é levado para um orfanato/reformatório, em um contexto ainda de domínio soviético pós dez anos de guerra. A sessão acontece no dia 30 de setembro, das 19h às 20h30.

A segunda atividade é o Clube de Leitura - Literaturas Africanas, ação para ler, comentar e debater textos literários de escritoras e escritores do continente africano, alguns situados na literatura árabe, e de expressões linguísticas variadas. Em suas obras, os autores selecionados tematizam  o colonialismo europeu; as guerras de independência e civis, decorrentes das intervenções europeias; os impactos das guerras na vida social e íntima cotidianas; os conflitos étnico-raciais; a integração, a mobilidade social e o sentimento de exílio de imigrantes africanos; o racismo contemporâneo; as mulheres como intelectuais, entre outros assuntos. Os encontros ocorrem as segundas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de outubro e 1º, 8, 15 e 22 de novembro, das 19h às 20h30.

As ações destinam-se para estudantes de ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas, egressos do CAp/UFRGS e comunidade em geral. As inscrições são realizadas pelo Portal de Extensão da UFRGS. Os participantes receberão o link para o filme e os textos do clube de leitura após a inscrição. Ambas as atividades fornecem certificado pela Pró-Reitoria de Extensão.

Mais informações com a professora de Sociologia no CAp/UFRGS e coordenadora das ações Kelly Correa da Silva através do e-mail kellysociologia@gmail.com.

Mostra Discente do Unimúsica divulga lista de trabalhos selecionados

Dez produções inéditas de artistas estudantes da UFRGS integram a programação comemorativa dos 40 anos do projeto Unimúsica, e serão apresentadas no dia 2 de outubro
17/09/2021 14:15

A comemoração dos 40 anos do projeto Unimúsica tem espaço reservado para a participação de estudantes da Universidade. A Mostra Discente integra a programação do festival Uni 40: música da presença, apresentando dez trabalhos audiovisuais inéditos no dia 2 de outubro, sábado, às 20h, em uma transmissão pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

Através de edital, o festival recebeu produções de artistas regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da música, teatro, dança e artes visuais. O conjunto de trabalhos deixa ver a riqueza das múltiplas possibilidades de colaboração transversal entre as artes, e afirma a importância de criar espaços de estímulo para essas experiências dentro da Universidade.

Todos os trabalhos inscritos que atenderam às orientações do edital foram selecionados. São eles: Aglomeração, de Gabriella Clavijo, Poliana Lima e Rodrigo Teixeira; Em Busca da Raiz, de Chico Cordeiro, Gabriel Wortmann, Giulia Nakata, João Pinheiro Brod, Mariana Stedele, Monise Serpa, Rafa Marques; Épico Lamento, de André Bocchese, Cris Corrêa e Jaque Demcz; E tudo virou brasa brasil, de Céu Isatto, Kelvin Machado e Laura Mallmann; Fedora: así mi luna llega a vos, de zarra, Bernardo Zubaran e Rafael Petrucci; Herança Longínqua, de Antonio Achutti Olivé e Nina Eick; João de Barro, de André Bocchese, Cauê Zinn Farias e Sofia Furtado Esteves; O futuro é ancestral, de Ana Maria da Costa Greff, Ana Paula Posada, Ellen Hiromi Kambara e Nicolas Collar; Outona, de Duda Cunha e Roberta Campos; e Sertão: Intimidade e Imensidão, de Bruno Soares e Poliana Lima

Saiba mais sobre cada um dos trabalhos e conheça a programação completa do festival Uni 40: música da presença em www.ufrgs.br/difusaocultural/uni40-musica-da-presenca/programacao.

Nova edição do podcast Respira Cultura debate a crítica cinematográfica

17/09/2021 10:28

A edição desta semana do podcast Respira Cultura, da Rádio da Universidade, debate a crítica cinematográfica e a própria relação do espectador com o filme. O assunto vem à tona com o lançamento do livro "Os filmes pensam o mundo", do professor Enéas de Souza, com quem o programa conversa neste episódio. Nesta reunião de críticas originalmente publicadas na revista Teorema, o autor eleva o nível da discussão sobre arte e defende o caráter civilizatório do cinema.

O programa tem apresentação de Liz De Bortoli, Pedro Palaoro e André Grassi e produção do Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade. Ouça esta e outras edições do podcast em ufrgs.br/destaquesradio, ufrgs.br/luminapodcasts e nas principais plataformas de áudio e vídeo.

Alunos e professores da Faculdade de Arquitetura lançam revista na próxima quarta, dia 22

17/09/2021 09:40

A Faculdade de Arquitetura da UFRGS lança na próxima quarta-feira, dia 22 de setembro, às 17h40, a revista “PV_C”. A publicação foi produzida pelos alunos e professores da disciplina Ateliê de Projeto de Arquitetura V, Turma C, do Departamento de Arquitetura. O professor Sérgio Marques apresentará a linha editorial e o conteúdo produzido por meio do canal da Faculdade no You Tube.

Com edição da Marcavisual e apoio do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR), a revista está vinculada à pesquisa "A Educação do Arquiteto no Século XXI" desenvolvida no PROPAR, no âmbito do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Pesquisa do projeto - A produção da Arquitetura Moderna e Contemporânea".


 

Edital Complementar de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa recebe inscrições até 21/9

Processo seletivo disponibiliza vagas para os polos de Porto Alegre, Imbé, Novo Hamburgo, Picada Café e Santo Antônio da Patrulha. Serão utilizadas as notas do Enem entre 2010 e 2020
17/09/2021 09:12

O Processo Seletivo Complementar do Curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa - Ensino a Distância recebe inscrições até o dia 21 de setembro, pelo site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse). As vagas são para os seguintes polos: Porto Alegre (5 vagas), Imbé (30 vagas), Novo Hamburgo (23 vagas), Picada Café (30 vagas) e Santo Antônio da Patrulha (28 vagas). Para a seleção, serão coletadas as notas de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em que o candidato participou entre os anos de 2010 e 2020. O Edital de Abertura de Inscrições, que deve ser lido atentamente pelos candidatos, traz todos os os detalhes sobre o processo seletivo, inscrições e matrícula. As aulas, que ocorrem de forma online, têm início no dia 25 de outubro.

Ações afirmativas

A ocupação das vagas ocorrerá por acesso universal (no qual concorrem todos os candidatos) e ações afirmativas (destinadas a egressos do Sistema Público de Ensino Médio). As vagas reservadas são divididas em oito modalidades de cotas, destinadas exclusivamente aos candidatos que se enquadram nos critérios abaixo:

  • modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita;
  • modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • modalidade L9 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L10 - candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L13 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

A documentação necessária em cada modalidade está especificada no Edital e no Manual do Candidato. Consulte também o Simulador de Cotas e o Portal Ingresso.

Sobre o curso

A graduação, gratuita e com duração de quatro anos, tem o objetivo de formar professores com capacitação para desenvolver as habilidades relacionadas à computação tanto em nível escolar quanto em níveis mais avançados, como ferramenta de ensino/aprendizagem. As aulas ocorrerão na modalidade a distância com atividades presenciais nos polos ofertados. Consulte o site www.ufrgs.br/computacaorobotica para obter outras informações sobre o curso.

Links úteis

    GEPESM promove Setembro Amarelo da Escola de Enfermagem da UFRGS

    Evento realiza live nesta terça-feira, dia 21 de setembro
    17/09/2021 09:12

    O Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da UFRGS (GEPESM) promove o III Setembro Amarelo da Escola de Enfermagem da UFRGS. O tema desta edição será "Esperançar e Preservar a vida: dialogando com diferentes setores da sociedade". O evento será totalmente remoto e contará com postagens sobre o tema durante o mês de setembro e uma live no dia 21 de setembro, às 18h30.

    Com transmissão no Facebook do GEPESM, a live é gratuita, sem necessidade de inscrição, e contará com uma série de convidados, que incluem profissionais de setores como a psicologia, segurança pública, defensoria pública, educação e assistência social. Confira mais sobre o GEPESM em sua página no Instagram e no site: ufrgs.br/eenf/pesquisa/grupos-de-pesquisa/gepesm.

     

     

    Parent in Science é finalista do prêmio Nature para Mulheres Inspiradoras na Ciência

    Projeto é o único selecionado na América Latina, e o resultado será anunciado em outubro
    16/09/2021 18:55

    O projeto Parent in Science é um dos cinco finalistas ao prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência, concedido anualmente pela revista científica Nature em parceria com a empresa de cosméticos Estée Lauder Companies.

    Lançado em 2018, o Nature Research Awards for Inspiring Science and Innovating Science reconhece pesquisadoras e organizações que defendam o avanço da igualdade de gênero na comunidade científica. A premiação é dividida em duas categorias: a primeira delas, Inspiring Science Award, homenageia pesquisadoras que concluíram o PhD nos últimos dez anos e se destacaram por suas descobertas excepcionais; a segunda, Innovating Science Award, distingue pesquisadoras ou organizações que liderem iniciativas que aumentam o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre meninas e jovens mulheres.

    Para a professora Fernanda Staniçuaski, fundadora do projeto e uma das integrantes do Núcleo Central do Parente in Science na UFRGS, a atuação da rede de pesquisadores está conseguindo fazer diferença: “O projeto tem apenas cinco anos de existência, ao longo dos quais, certamente, tivemos avanços. Nosso foco segue sendo a implementação de políticas nessa área”. Ela diz que é uma honra estar entre os finalistas, ao lado de programas da África do Sul, Índia, Nepal e Madagascar: “Certamente, esse reconhecimento por parte de uma grande editora como a Nature é algo relevante porque traz visibilidade. Além disso, por mais que tenhamos crescido nos últimos anos – desde a primeira reportagem produzida pelo Jornal da Universidade – ainda enfrentamos resistências de gente que argumenta que não estamos fazendo ciência”.

    A docente, vinculada ao Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia do Instituto de Biociências, celebrou ainda o fato de que a UFRGS, bem como a Unipampa, a UFF, a UERJ e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná), incluíram a maternidade em seus editais voltados para projetos como iniciação científica, programas de incentivo à ciência e programas de pós-graduação, a exemplo de universidades e agências de fomento estrangeiras. “Recentemente, divulgamos o relatório do programa Amanhã, através do qual apoiamos 24 alunas de pós-graduação a concluírem seus projetos”, comemorou. A campanha de arrecadação de fundos foi lançada no dia 22 de janeiro e encerrada em 08 de março deste ano, obteve um total de R$ 104 mil. “Nesse contexto de escassez de recursos, ganhar o prêmio de 40 mil dólares da Nature seria crucial para avançar com o projeto”, observa.  

    O resultado final deve ser anunciado em outubro, e a entrega do prêmio ocorrerá por meio de cerimônia virtual.

     

    Sobre o Parent in Science

    O grupo foi criado na UFRGS há cinco anos por cientistas mães e pais que resolveram encarar a missão de trazer conhecimento sobre uma questão ignorada no meio científico: a discussão sobre a maternidade (e paternidade!) dentro do universo da ciência do Brasil. O propósito era preencher um vazio, de dados e de conhecimento, sobre o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens.

    Conexões Amazônicas realiza ciclo de palestras “Amazônia Interdisciplinar”

    16/09/2021 16:01

    A rede Conexões Amazônicas realiza o ciclo de palestras online “Amazônia Interdisciplinar”. O evento tem uma proposta interdisciplinar baseada nos eixos físico, biológico e social, integrando diferentes áreas interconectadas para a discussão reflexiva-crítica acerca da Amazônia. A programação conta três painéis. O primeiro acontece hoje, 16 de setembro, e debate o tema  'Mudanças Climáticas e Amazônia: impactos na sociedade'. Os outros dois tratarão sobre 'Barragens e impactos socioambientais na Amazônia' e 'Efeitos dos impactos antrópicos na Amazônia contados pelos peixes', respectivamente, nos dias 14 de outubro e 18 de novembro.

    O evento é aberto e será transmitido ao vivo pelo canal do Conexões Amazônicas no YouTube, sempre das 16h às 18h. As inscrições, que podem ser feitas separadamente para cada palestra, são realizadas através do link doity.com.br/amazonia-interdisciplinar. Não é obrigatório a participação em todos os painéis para obtenção de certificado.

    Doutorandas da UFRGS participam de desenvolvimento de guia para aplicação de Inteligência Artificial nas ciências biomédicas

    16/09/2021 15:29

    As doutorandas Gerda Cristal Villalba Silva e Martiela Vaz de Freitas, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, integram a equipe internacional responsável pelo lançamento da plataforma AIMe Registry, apresentada na Nature Methods em agosto de 2021. A plataforma constitui-se em um guideline para Inteligência Artificial (IA) nas áreas biomédicas. Composta por pesquisadores de várias universidades, a equipe propôs um registro padronizado para trabalho de (IA) nas áreas biomédicas visando melhorar a reprodutibilidade dos resultados e criar confiança no uso de algoritmos de IA em pesquisas biomédicas e, no futuro, na prática clínica diária.

    Cristal e Martiela contam que se inscreveram em uma chamada do laboratório responsável pela pesquisa, o Biomedical Network Science (BIONETS) e passaram a compor a equipe ajudando a construir os itens que viriam a compor o AIMe Registry. “Como estamos vinculadas ao Núcleo de Bioinformática do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e utilizamos bancos de dados biomédicos em muitos dos nossos trabalhos, aplicando aprendizado de máquina com regularidade em nossas pesquisas, a falta de guidelines na área foi um motivo forte do nosso interesse nesse trabalho”, afirma Martiela. Cristal destaca que, além de fornecer registro de métodos de IA de forma citável, a plataforma AIMe Registry também oferece a capacidade de pesquisar sistemas de IA existentes relevantes para a área de aplicação. “Ainda, ao disponibilizar sua IA no banco de dados, outros pesquisadores podem sugerir melhorias", completa a pesquisadora.

    Links:

    https://aime-registry.org

    https://www.nature.com/articles/s41592-021-01241-0

    Simpósio da Ciência do Agronegócio está com inscrições

    Com o tema 'O agronegócio da biodiversidade', a nona edição do Cienagro acontece em outubro
    16/09/2021 14:24

    Estão abertas as inscrições para o IX Simpósio da Ciência do Agronegócio (Cienagro). O evento promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan/UFRGS) tem como tema 'O agronegócio da biodiversidade'. A edição apresentará experiências e desafios da ciência para mostrar os benefícios mútuos da convergência entre o agronegócio e a conservação da biodiversidade.

    Em formato online, o Cienagro acontece nos dias 7 e 8 de outubro. A programação conta com palestras, painel, mesa-redonda e apresentação de trabalhos. A palestra de abertura será 'Impactos da expansão do agronegócio nas paisagens de Cerrado e caminhos para conversão zero', com Mario Barroso, coordenador de monitoramento da The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

    O encontro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores e técnicos dos setores público e privado interessados na temática da nona edição do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço ufrgs.br/cienagro/inscricoes.

    A programação e demais informações sobre o simpósio estão disponíveis no site e na página do Facebook do Cienagro.

    Nova edição do Nupergs Controvérsias ocorre nesta sexta-feira, 17

    16/09/2021 08:54

    O próximo encontro do Nupergs Controvérsias acontece na sexta-feira, dia 17 de setembro, às 17h, com o tema “Centro e Esquerda: convergências e diferenças”. A live, aberta ao público, terá transmissão ao vivo no canal do Youtube do Nupergs. O evento fornece certificado de extensão.

    Vão participar da conversa os cientistas políticos Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, e Cláudio Gonçalves Couto, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo e atualmente professor no Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas. A mediação será de André Marenco, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS.


    Programa "Fala, Prograd" discute oportunidades de introdução à pesquisa para graduandos

    O vice-pró-reitor de Graduação, Leandro Raizer, e o pró-reitor de Pesquisa, José Antonio Poli de Figueiredo, são os convidados
    15/09/2021 17:55

    Na edição desta semana do "Fala, Prograd!", o programa recebeu o vice-pró-reitor de Graduação, Leandro Raizer, e o pró-reitor de Pesquisa, José Antonio Poli de Figueiredo, para falarem sobre as oportunidades de introdução dos alunos de graduação na pesquisa. Com apresentação do estudante Anderson Cardozo, o programa multiplataforma contou com a tradução em Libras (na versão TV) das intérpretes do Incluir Celeste Ritt e Evelyn Barruffe.

    O "Fala, Prograd" é uma iniciativa que visa a oferecer informações e orientações pedagógicas no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O programa é uma parceria entre a UFRGS TV, a Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Universidade (Incluir). Com periodicidade quinzenal, o programa pode ser conferido na UFRGS TV e na Rádio da Universidade, às sextas-feiras às 18h10.  O "Fala, Prograd" também é disponibilizado no formato de podcast nas principais plataformas de streaming.

     

    Rosinha Queiroz mostra seu trabalho na Confraria da Ilustração

    O encontro com a ilustradora e escritora pernambucana acontece no dia 20 de setembro, em transmissão pelo canal do DDC no YouTube
    15/09/2021 17:01

    Uma das mais importantes e premiadas ilustradoras do Brasil é a próxima convidada do Confraria da Ilustração. Rosinha Queiroz tem mais de uma centena de obras publicadas, com foco em literatura infantil, e propõe trabalhos em diversas superfícies. A pernambucana  participou de importantes exposições e recebeu várias prêmiações ao longo de sua trajetória, como o prêmio Açorianos e o prêmio Jabuti. Em 2015, criou a escola Usina de Imagens, em parceria com Anabella Lopez, de formação de ilustradores.

    Rosinha mostra parte de sua sensível criatividade no dia 20 de setembro, a partir das 19h, pelo canal do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS no YouTube. O encontro conta com a presença de Laura Castilhos, professora no Instituto de Artes da UFRGS e idealizadora do confraria. O evento é gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia.

    Com o objetivo de analisar e refletir sobre a produção da ilustração em diferentes gêneros literários, a Confraria da Ilustração aproxima a ilustração do ambiente acadêmico e reúne profissionais, estudantes e público interessados em trocar conhecimentos e experiência.  Em 15 de novembro, o projeto recebe Leandro de Assis, roteirista, ilustrador e quadrinista. Em 2021, a Confraria já recebeu os convidados Eloar Guazzelli e Marilia Pirillo. As conversas podem ser vista no canal do DDC.

    Participação de mulheres em MOOCs na área de TI é tema de artigo publicado em revista internacional

    A pesquisa realizada na plataforma Lúmina, coordenada pela doutoranda Napoliana Souza e pela professora Gabriela Perry, foi publicado na revista científica Computers & Education
    15/09/2021 16:18

    A participação de mulheres em cursos online aberto e massivos, conhecidos mais pela sigla em inglês MOOCs, na área de Tecnologia da Informação (TI) é tema de artigo publicado na revista científica Computers & Education. A pesquisa coordenada pela doutoranda Napoliana Souza, do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação da UFRGS, e pela professora Gabriela Perry, do curso de Design, teve como base os dados da plataforma de cursos online da Universidade Lúmina. Intitulado "Women's participation in MOOCs in the IT area", o artigo investiga se o perfil, a persistência e as notas das alunas difere em relação aos atributos dos estudantes masculinos. Foram analisados dados de 4.452 alunos, cerca 30% destes eram mulheres, matriculados em quatro MOOCs com temas tecnológicos da plataforma Lúmina .

    A análise dos dados aponta para um perfil igual de participação e desempenho de ambos os sexos em cursos onde as mulheres são sub-representadas, o que pode indicar uma mudança na tendência de participação das mulheres nos cursos de informática. No entanto, é importante destacar que as matrículas femininas foram bem menores e que as matrículas de ambos os sexos representam uma subpopulação brasileira privilegiada - alunos com pelo menos o diploma de bacharel - o que desafia a visão de que os MOOCs são uma tecnologia educacional democratizante.

    Segundo Gabriela, a motivação para pesquisa foi conferir se havia mesmo poucas mulheres nos cursos de TI do Lúmina. "Quem teve essa ideia foi a Napoliana, e em parte foi por causa do impacto do curso sobre Feminismos, que teve uma repercussão enorme. Além disso, eu e a Marlise (Bock Santos, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD) da Secretaria de Educação a Distância) sempre debatemos sobre a democratização do ensino por meio dos MOOCs, e na hora, me pareceu que a ideia de olhar os cursos de TI tinha a ver com isso", aponta a docente.

    Acesse o artigo completo em https://bit.ly/3nCJ1Xa.

    Live do curso sobre os 10 anos da Lei de Cotas trata sobre as Comissões de Aferição e Verificação

    15/09/2021 14:28

    'As Comissões de Aferição e Verificação' são o tema da próxima live da capacitação '10 anos da Lei de Cotas nas universidades federais: construindo o futuro'. O encontro tem como enfoque a atuação das comissões de heteroidentificação como ferramentas institucionais  de controle e direcionamento dos processos de ocupação das vagas reservadas para candidatos autodeclarados como pessoas pretas e pardas e indígenas.

    A atividade, mediada por Amanda de Mello Martins (PRAE/UFRGS), tem a participação do professor Paulo Sérgio Neves, Universidade Federal do ABC, do técnico administrativo Hodo Figueiredo, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF/UFRGS), do pesquisador Salles Augusto dos Santos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) da UnB, da estudante Matemática Aplicada Computacional da UFRGS Thamires Damasceno. O evento acontece no dia 21 de agosto, das 17h às 19h, com transmissão pela página do DEDS no Facebook.

    Haverá emissão de certificado de extensão para os participantes inscritos. A inscrição é realizada a partir do preenchimento do formulário no link: https://bit.ly/3rR3CXK. Para docentes e técnicos administrativos da UFRGS, a atividade é válida como ação de capacitação pela Edufrgs. Inscrições pelo Portal do Servidor.

    O curso '10 anos da Lei de Cotas nas universidades federais: construindo o futuro' encerra-se no dia 28 de setembro, com um encontro sobre a trajetória de cotistas diplomados. A iniciativa é uma parceria do Por Dentro da UFRGS, do DEDS, com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-Reitoria de Graduação, a CAF e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade UFRGS (Incluir).

    Prograd publica novos editais de chamamento para vagas remanescentes do PS 2021/1 e do SiSU 2021

    Convocados devem realizar o envio de documentos, de acordo com o processo de seleção e a modalidade de ingresso, entre os dias 16 e 22 de setembro
    15/09/2021 14:12

    A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, o 5.º edital de chamamento para vagas remanescentes do Processo Seletivo 2021/1 (PS 2021/1) e os 14e 15chamamentos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2021). As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2021 ou no primeiro semestre de 2022 [o candidato deve conferir a especificidade no edital]. Os convocados devem enviar a documentação completa, via Portal do Candidato, entre as 9h desta quinta-feira, dia 16 de setembro, e as 23h59 de 22 de setembro, quarta-feira. A Comissão de Ingresso reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com seu edital de inscrição. Novos chamamentos serão realizados no dia 24 de setembro. Para os que aguardam vaga, o ordenamento está disponível em: bit.ly/ufrgsord.

     

    Confira os editais

    A lista de todos os chamamentos já realizados está em www.ufrgs.br/prograd/chamamentos.

    Envio de documentos

    O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados via Portal do Candidato (www.portaldocandidato.ufrgs.br), entre as 9h de 16 de setembro e as 23h59 de 22 de setembro, em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.

    O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.

    Documentação

    Todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso, devem enviar a chamada documentação acadêmica, com os seguintes documentos: certificado de conclusão e histórico escolar completo do Ensino Médio; documento de identidade atualizado; e declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior (formulário disponível para preenchimento no próprio Portal). Mais informações sobre esses documentos aqui.

    Além disso, os candidatos classificados nas vagas de Ações Afirmativas (egressos de escola pública, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e/ou com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita) devem enviar outros documentos específicos, de acordo com a modalidade de ingresso. A documentação para cada modalidade de ingresso deve ser consultada no Edital do SiSU 2021 e no Manual do Candidato e no Edital do PS 2021/1 de acordo com o caso. As informações estão detalhadas no Portal Ingresso.

    Canais para casos de dúvidas

    As informações referentes ao processo de ingresso podem ser consultadas no edital de chamamento. Para auxílio no processo de envio, os candidatos devem procurar os atendimentos online:

    - Site: https://www.ufrgs.br/ingresso;

    - E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h);

    - Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação;

    - Facebook da TUAUFRGS: https://www.facebook.com/TUAUFRGS;

    - Instagram da TUAUFRGS: https://www.instagram.com/tua.ufrgs;

    - Twitter da TUAUFRGS: https://twitter.com/tuaufrgs;

    - Manual do Candidato e Edital do Processo Seletivo 2021/1;

    - Edital do SiSU 2021.

    O atendimento presencial está suspenso diante da restrição de atividades na UFRGS, conforme a Portaria n. 4202/2021, que restringe as atividades presenciais.

    Em casos que ainda permanecerem dúvidas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) também disponibiliza atendimento virtual aos candidatos.

    O atendimento virtual ao candidato será realizado nos seguintes dias e horários:

    • segundas e quartas – das 14h às 17h

    Sala 1: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1

    Sala 2: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-2

    • terças e quintas – das 9h às 12h

    Sala 1: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1

    Sala 2: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-2

    Para o atendimento virtual, é importante que o candidato tenha em mãos os seguintes dados: nome completo; CPF; curso; concurso (SiSU, PS 2021/1, BIOMAR ou EAD); ano e semestre de ingresso. Será permitida a entrada de um candidato por vez em cada sala. Ao solicitar a permissão para acessar a sala, caso já tenha um candidato em atendimento, o solicitante deverá aguardar até ser permitida sua entrada na sala.

    O atendimento virtual está restrito apenas para esclarecimentos sobre os chamamentos do SiSU, Vestibular e Processos Seletivos Específicos (PSE) e conforme processos de análise e recurso vigentes. Dúvidas referentes a regularização de matrícula, ingresso de diplomado, ingresso de refugiados, ingresso de indígenas, aluno especial e transferências NÃO serão respondidas neste momento.

     

     

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
    CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000