Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias 19º Dia da Doação busca garantir acessibilidade do patrimônio histórico da UFRGS

19º Dia da Doação busca garantir acessibilidade do patrimônio histórico da UFRGS

Ação ocorre no dia 13 de dezembro, com o objetivo de angariar fundos para tornar acessível o prédio da Rádio da Universidade
03/12/2018 16:19

No dia 13 de dezembro, quinta-feira, ocorre a 19ª edição do Dia da Doação, atividade do Projeto de Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS. Neste ano, a ação busca angariar fundos para o “Projeto de Acessibilidade ao prédio da Rádio da Universidade”. O evento ocorre das 9h às 17h no Espaço Figueira, segundo pavimento do Centro Cultural da UFRGS, localizado na Rua Eng. Luís Englert, Campus Centro, e é promovido pelo Setor de Patrimônio Histórico.

Sobre o projeto - O projeto possibilitará acesso universal ao prédio histórico da Rádio, por meio da construção de uma torre de elevador e banheiros acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. O plano (que pode ser acompanhado no site do Ministério da Cultura) respeita as características históricas da edificação, construída entre 1920 e 1921, é assegurado legalmente por instituições de preservação do patrimônio. O objetivo é atender a toda a população e, principalmente, aos alunos ingressantes pelas cotas destinadas a pessoas com deficiência, que passaram a vigorar na UFRGS no último Concurso Vestibular.

Como doar - Através do mecanismo de mecenato da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, incentivadores pessoa física podem direcionar ao projeto até 6% do Imposto de Renda devido e deduzir 100% do valor doado na cobrança do ano subsequente. As doações podem ser feitas na hora, preferencialmente em cheque; é emitido um recibo de mecenato que garante a dedução fiscal do valor disponibilizado; a quantia é depositada em conta no Banco do Brasil aberta e bloqueada pelo Ministério da Cultura (MinC) até que se atinja o valor mínimo para a execução do projeto.

O evento é totalmente gratuito e contará com exposição fotográfica dos prédios históricos da Universidade, esquete teatral, apresentação musical, maquete do projeto da Rádio e exibição de vídeos. O Centro Cultural da UFRGS, local onde ocorrerá o evento, também é uma atração à parte, uma vez que está instalado no prédio do Antigo Instituto de Química da Instituição, edificação histórica totalmente restaurada e entregue à comunidade em agosto deste ano, com o apoio de doadores do Projeto de Resgate ao Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS.

Confira o programa Jornal da UFRGS, veiculado na Rádio da Universidade, sobre o Dia da Doação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000