Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias ‘Conversas ao Pé do Físico’ comemora os 60 anos do Instituto de Física

‘Conversas ao Pé do Físico’ comemora os 60 anos do Instituto de Física

Atividade será no Centro Cultural da UFRGS
23/04/2019 14:04

Nova edição do “Conversas ao Pé do Físico” promove relatos sobre as conquistas do Instituto de Física (IF) ao longo dos seus 60 anos e sobre as ações futuras, com ênfase na interação com a sociedade no cenário da pesquisa, ensino, extensão e inovação. A atividade será nesta quarta-feira, dia 24 de abril, às 19h30, no Centro Cultural da UFRGS – Campus Centro.

Os convidados são: Naira Maria Balzaretti, professora titular e atual diretora do Instituto de Física; e Cristiano Krug, atual vice-diretor do IF. Para o ingresso, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, de material escolar, de brinquedos ou de roupas para doação a instituições do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Serão emitidos certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Os convidados:

Naira Maria Balzaretti - possui graduação em Física pela UFRGS (1985), mestrado (1988) e doutorado (1995) em Física pela UFRGS e pós-doutorado no National Institute of Standards and Technology/EUA (1996-1997). Atualmente ocupa o cargo de Professor Titular no Instituto de Física da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, e Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante, processamento e análise de materiais em condições extremas de pressão e temperatura, espectroscopia raman, materiais carbonáceos, materiais cerâmicos, nanociência. Atualmente é diretora do Instituto de Física da UFRGS.

Cristiano Krug - possui graduação em Química (1999), mestrado em Física (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado na North Carolina State University e SEMATEC Inc. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais dielétricos e propriedades dielétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: Filmes Finos para dispositivos em nanoescala, dielétricos alternativos ao óxido de silício e técnicas de análise com feixes de íons. Atualmente é vice-diretor do Instituto de Física da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000