Você está aqui: Página Inicial Notícias “O Brasil em Construção” reúne a contribuição de Pedro Fonseca à economia brasileira

“O Brasil em Construção” reúne a contribuição de Pedro Fonseca à economia brasileira

Uma homenagem aos 40 anos de atividade docente, a obra apresenta a relevância da produção acadêmica do professor
07/12/2017 16:41

Galeria de imagens

Com um auditório lotado, foi lançado ontem à noite na Faculdade de Ciências Econômicas o livro O Brasil em Construção: Teoria, História e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca. Idealizado e organizado por Ivan Salomão, a obra revisita o trabalho e as contribuições do professor a diversas áreas da economia. Publicado pela Editora da UFRGS, o livro reúne artigos de profissionais, ex-orientandos e resenhas das obras de Fonseca que apresentam a relevância da produção acadêmica de Fonseca, considerado um dos principais especialistas na área de história econômica do Brasil.

Uma homenagem aos 40 anos de atividade docente, que irá completar em março de 2018, Fonseca é professor na Faculdade de Ciências Econômicas e leciona na graduação e na pós-graduação. Salomão justificou o tributo ao seu orientador de doutorado ao fato de o professor reunir três características fundamentais: domínio do assunto que ele leciona, profícuo produtor de artigos e capacidade com que transmite o conhecimento. Além do projeto tornar mais visível o que se faz na Universidade.

Durante o evento, alguns dos autores dos artigos, que estavam presentes, relembraram momentos de sua vivência com o professor e suas contribuições para a economia. Sérgio Monteiro, professor da FCE, disse que Fonseca não pertence a nenhuma classificação das correntes teóricas do pensamento econômico. Em sua visão, ele é um livre pensador o que representa a essência da academia. O professor aposentado da FCE, Gentil Corazza destacou a metodologia e a interdisciplinaridade do trabalho do professor. “Apesar da diversidade teórica e de temas de pesquisa, Fonseca mantém a coerência por meio da sua grande lucidez metodológica. Leva a ter uma marca autoral”, coloca.

Ricardo Dathein, coordenador do programa de pós-graduação em Economia, salientou que Fonseca, segundo a Capes, é o 3º profissional com mais orientações de dissertações e teses. O seu trabalho alia a grande produção com a qualidade. “Consegue formar profissionais de grande impacto e relevância nacional”, como finaliza. O pró-reitor de Planejamento da UFRGS, Hélio Henkin, sublinhou que o docente contribuiu para a modernização acadêmica na área na FCE, mas como em todo o âmbito universitário.

Em sua fala, o reitor Rui Oppermann ressaltou que tem Pedro Fonseca não só como referência acadêmica, mas também como inspiração de gestor. Na UFRGS, o docente ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e de vice-reitor da Universidade. Para Carlos Henrique Horn, diretor da FCE, dois traços de Fonseca são marcantes: o enorme compromisso com a UFRGS e atenção e comprometimento com o Brasil.

O docente muito emocionado com tudo o que foi falado e escrito sobre ele, disse que só tinha a agradecer. Primeiro aos depoimentos emocionantes, segundo a sua família e por último a UFRGS. “Recebo a homenagem com humildade e não com vaidade”, pontua. Afirmou que apesar dos boatos de sua aposentadoria, ainda tem o desejo de continuar nas salas de aulas e de produzir mais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000