Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias “Saberes indígenas na escola” lança materiais didáticos Guarani e Kanhgág

“Saberes indígenas na escola” lança materiais didáticos Guarani e Kanhgág

Elaborados pelos próprios professores indígenas, materiais trazem as marcas dos processos de aprendizagem de cada uma das etnias
12/01/2018 09:01

Responsável por consolidar processos próprios de aprendizagem dos indígenas em suas línguas maternas Kanhgág e Guarani do Estado, a Ação “Saberes Indígenas na Escola” lança, na próxima terça-feira, dia 16, os materiais didáticos que foram elaborados pelos próprios professores indígenas.  Esses materiais trazem marcas dos processos de aprendizagem de cada uma das etnias, com imagens, mapas, músicas e histórias contadas pelos mais velhos durante os encontros de formação.

O lançamento será às 18h, no pátio da Faculdade de Educação (Prédio 12.201 – Av. Paulo Gama, s/n – Campus Centro).

A atividade contará com a presença dos sábios, professores indígenas e equipe de professores da UFRGS.  Será uma oportunidade de conhecer o projeto que impulsiona uma formação escolar própria aos indígenas.

A Ação Saberes Indígenas na Escola tem abrangência nacional e envolve uma rede de universidades financiada pelo Ministério da Educação.  Para fortalecer o protagonismo indígena, a Ação coloca os mestres das referidas culturas a formarem outros professores. O projeto conta com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), do Forprof/UFRGS e Secretaria de Educação do RS. Atualmente, 240 professores indígenas participam.

Outras informações na página do projeto Saberes Indígenas na Escola.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000