Você está aqui: Página Inicial Notícias PPG em Música abre comemorações dos 30 anos

PPG em Música abre comemorações dos 30 anos

Programa é reconhecido como referência na produção científica e musical na área de artes/música da pós-graduação
17/04/2017 18:04

Tendo por princípio a produção de conhecimento por  meio da pesquisa e da prática musical, o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) completa 30 anos. Para celebrar a data, ocorreu hoje à tarde  a palestra 30 anos do PPGMUS, com o professor do Programa e pró-reitor de Pós-Graduação Celso Loureiro Chaves. O evento abriu a programação de atividades de comemorações – mesas-redondas, debates e recitais – que se estendem até quarta-feira, dia 19 de abril.

Em um sobrado alugado nos altos da Vigário José Inácio, o curso de mestrado teve início em 1987. Pioneiro na região sul do país, a primeira seleção admitiu 10 alunos divididos nas áreas práticas interpretativas e educação musical. Em 1995, o programa de pós-graduação ofereceu o primeiro curso de doutorado em música no Brasil, o que levou à reorganização do Programa, que se mantém até hoje, em quatro áreas de concentração: práticas interpretativas, composição, musicologia/etnomusicologia e educação musical.

Ao relembrar a ideia da criação de um curso de mestrado em música,  Celso Loureiro Chaves, relatou o processo foi gestado pela iniciativa e esforços de visionários que enfrentaram resistência dentro do Instituto de Artes e da administração central da UFRGS. O reitor da época achava que a área de música não se destinava para pesquisa científica. Vencido o preconceito, hoje o PPGMUS equipara-se aos programas de áreas mais duras, como Física e Engenharia Civil.

Nessas três décadas, foram titulados mais de 200 mestres e quase 100 doutores. Uma marca importante é o constante intercâmbio de professores e alunos do Brasil e do exterior, entre os quais se destacam Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia, América Latina.  A produção editorial abrange a publicação de livros, partituras, CDs e o periódico Em Pauta, com 35 números em 24 anos de atuação.

O PPG em Música, nos triênios 2007-2009 e 2010-2012, foi o único a obter o conceito 7, nota máxima, na avaliação da CAPES. O alto nível da pesquisa e da prática musical desenvolvidos por seus docentes e alunos, o que faz com o Programa seja uma referência na área de artes/música da pós-graduação.

Durante a abertura solene das comemorações, o reitor Rui Vicente Oppermann destacou o respeito e o reconhecimento do trabalho acadêmico e intelectual desenvolvido. "A construção da excelência e da qualidade se dá pelo esforço dos professores, técnico-administrativos e alunos, nos momentos prósperos e também nos mais difíceis", afirmou. A cerimônia contou ainda com a participação da vice-reitora Jane Tutikian, da diretora do Instituto de Artes Lucia Carpena e do coordenador do PPGMUS Daniel Wolff.

Mais informações sobre a programação dos 30 anos podem ser obtidas no link do PPGMUS. As atividades acontecem no Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro), com entrada franca.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000