Você está aqui: Página Inicial Notícias A integração de arte, ciência e tecnologia foi abordada em seminário

A integração de arte, ciência e tecnologia foi abordada em seminário

Pesquisadores da UFRGS falaram de projetos e de possibilidades de atuação nas áreas STEAM
12/09/2017 18:19

Galeria de imagens

Aconteceu na tarde de hoje, dia 12, no Auditório da Faculdade de Arquitetura, a primeira edição do Seminário: Integração entre Arte, Ciência e Tecnologia: inovação, impactos sociais e econômicos promovido pelas pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico. O encontro divulgou os trabalhos Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM, em inglês), a partir da experiência dos pesquisadores da UFRGS, visando o desenvolvimento de colaborações e projetos de pesquisa e as possibilidades de atuação nas áreas STEAM. O seminário reuniu pesquisadores dos instituto de Química e de Informática, da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, além de representantes da Propesq, Propg e Sedetec.

Na cerimônia de abertura, o pró-reitor de pesquisa, Luís da Cunha Lamb, falou que a articulação entre arte, ciência e tecnologia vem aumentando internacionalmente e espera que o seminário possa alavancar iniciativas inter, multi e transdisciplinares dentro da Universidade. Nesse sentido, Celso Loureiro Chaves, pró-reitor de pós-graduação, anseia que a UFRGS possa assumir um papel de protagonismo nessa união. Já a reitora em exercício, Jane Tutikian, disse que as reflexões e os produtos das áreas humanas podem contribuir com a ciência e a tecnologia, da mesma forma que o inverso. “A universidade tem a missão de formar o homem do futuro, um ser integral. Esta formação passa por todas as áreas de conhecimento”, concluiu.

Henri Schrekker, do Instituto de Química, abordou o emprego de nanomateriais para a proteção ou restauração de obras de arte contemporâneas do projeto NanorestArt, desenvolvido pela União Europeia e do qual a UFRGS é uma das instituições parceiras. As possibilidades de uso da computação para aplicação na arte foram tratadas por Marcelo Walter, do Instituto de Informática. Na sequência, Régio Pierre da Silva, da pós-graduação em Design, falou dos trabalhos desenvolvidos na pós e que têm aplicação na indústria ou na área médica, como a máscara que auxilia na cirurgia de reconstrução auricular, usada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A seguir, Manuel Menezes de Oliveira Neto, do Instituto de Informática, expôs o uso da computação visual e seu impacto sobre STEAM. A economia criativa como novo fundamento do capitalismo contemporâneo foi apresentado por Leandro Valiati, da Faculdade de Ciências Econômicas. No painel de encerramento, painelistas trataram  sobre a integração entre arte, ciência e tecnologia e seu impacto na inovação e na sociedade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000