Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Abraço na UFRGS marca defesa das instituições federais de ensino

Abraço na UFRGS marca defesa das instituições federais de ensino

Será realizada nesta sexta-feira, dia 29, 13h, atividade que deve envolver estudantes, técnicos, docentes e comunidade em geral em torno da preservação das Universidades e Institutos Federais
27/09/2017 09:46

A próxima sexta-feira, 29, será o Dia “D” em defesa das Universidades e Institutos Federais. A data marca o esgotamento dos recursos liberados em 2017 para manter as instituições funcionando com a reconhecida qualidade. Para fazer a defesa das Universidades e Institutos, diante das restrições orçamentárias que vêm sendo aplicadas pelo Governo Federal, a comunidade universitária e a sociedade em geral estão sendo chamadas para participar de um abraço na Reitoria da UFRGS. A ação ocorre às 13h do dia 29, a partir de concentração na Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

O ato em defesa do ensino superior público e de qualidade procura garantir o repasse integral do orçamento de 2017 usado para pagar contas de energia elétrica, água e serviços de manutenção (custeio) e para a aquisição de equipamentos e construção de edificações (capital). Atualmente, as instituições estão sofrendo um contingenciamento superior a 15% no orçamento, além de não terem garantia de que o MEC vai liberar todos os recursos de custeio e de capital, mesmo descontado o contingenciado.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000