Administração Central da UFRGS recebe representação diplomática da República da Hungria
Na manhã desta quinta, 19, a vice-reitora da UFRGS, Patricia Pranke, acompanhada da secretária de Relações Internacionais, Carla Andréa Delatorre, recebeu o embaixador da República da Hungria no Brasil, Zoltán Szentgyörgyi, e a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László.
Após a apresentação da Universidade pela vice-reitora Patricia Pranke, o embaixador Zoltán Szentgyörgyi traçou um panorama de seu país, destacando seu pujante crescimento econômico. Destacou a importância para a República da Hungria das interações entre indústria, pesquisa e o corpo de estudantes de suas universidades. Nesse sentido, o embaixador manifestou o interesse em estabelecer um relacionamento de cooperação científica mais próximo com a UFRGS e informou que, até o fim de maio, deve ser lançado edital conjunto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Escritório Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Hungria, destinado às esferas acadêmica e empresarial, para financiamento de projetos com foco em soluções tecnológicas em gestão hídrica, eficiência energética, tecnologias de informação e comunicação e cidades inteligentes.
A cônsul Zsuzsanna László, além de frisar este interesse de aproximação com empresas e universidades brasileiras, destacou que dez por cento da população estudantil na Hungria é formada por estrangeiros, informando também que até 15 de janeiro de 2023 estarão abertas as inscrições para seleção de acesso a cursos de graduação, pós-graduação e mobilidades de até um ano nas universidades húngaras, com início de aulas para estas turmas em setembro do mesmo ano. Há um convênio com o Ministério da Educação/Capes que permite que brasileiros maiores de 18 anos possam se candidatar (ver site https://stipendiumhungaricum.hu/).
A secretária Carla Delatorre relatou as relações já estabelecidas com Semmelweiss University, University of Debrecen e Budapest University of Technology and Economics, entendendo ser uma oportunidade para realização de acordo entre a UFRGS e as universidades húngaras, permitindo assim um fluxo contínuo de relacionamento.
Também participou da reunião o professor das faculdades de Medicina da UFRGS e da PUCRS Dr. Manuel Ruttkay Pereira, que destacou a qualidade do ensino na Hungria, o que pode ser atestado pela contribuição na formação de mais de uma dezena de húngaros que receberam o Prêmio Nobel.
Informações sobre mobilidade acadêmica e sobre possibilidades de cooperação científica podem ser obtidas no site da Secretaria de Relações Internacionais – Relinter.