Você está aqui: Página Inicial Notícias Alunas de Jornalismo ganham prêmio de Direitos Humanos

Alunas de Jornalismo ganham prêmio de Direitos Humanos

Reportagem sobre o machismo no tradicionalismo gaúcho foi a única contemplada da Região Sul
07/11/2017 15:58

As alunas de Jornalismo da UFRGS Gabriela Vaz Garcia e Isadora Gonçalves Aires foram vencedoras do 9° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2017. Concedido pelo Instituto Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o prêmio destaca dez grupos de alunos que desenvolvem as melhores pautas sobre o tema escolhido a cada ano. Neste ano, o tema foi Violência contra a mulher. A pauta vencedora das alunas da Fabico, intitulada "E agora, tchê?", abordou o machismo no tradicionalismo gaúcho.

Os grupos vencedores foram contemplados com a verba necessária para desenvolver a pauta apresentada, que poderia ser produzida em qualquer mídia. Ao todo, 226 alunos de 64 cursos de Jornalismo do Brasil enviaram pautas. As únicas premiadas da Região Sul foram as estudantes da Fabico. A orientação da reportagem, que foi produzida para mídia revista, foi feita pela professora Thaís Furtado e pelo tutor indicado pelo Instituto, o jornalista Marcelo Soares, ex-aluno da Fabico e que hoje reside em São Paulo.

No dia 30 de outubro, os alunos dos 10 projetos vencedores no Brasil realizaram apresentação pública de suas matérias na Câmara Municipal de São Paulo e, no dia seguinte, participaram de uma roda de conversa com os jornalistas vencedores do 39° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog. Todos os alunos foram diplomados e receberam troféus. A aluna Gabriela representou a dupla, já que Isadora está fazendo estágio em Lisboa. “Resolvemos escolher um tema que fosse bem regional para poder desenvolvê-lo melhor”, comentou Gabriela.

A reportagem completa pode ser conferida neste link.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000