Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Alunos do PPG em Ciências do Movimento Humano integram Seleção Brasileira de Futsal

Alunos do PPG em Ciências do Movimento Humano integram Seleção Brasileira de Futsal

Doutorandos do Programa, o treinador Marquinhos Xavier e o analista de desempenho Rodrigo Carlet estão na equipe que disputa a Copa do Mundo de Futsal
28/09/2021 17:09

A Seleção Brasileira de Futsal, que está competindo na Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2021, na Lituânia, conta com dois doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (PPGCMH). São eles Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier), treinador da equipe, e Rodrigo Carlet, analista de desempenho da Seleção, ambos orientados pelo professor Rogério da Cunha Voser, vice-diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (ESEFID).

Técnico de futsal desde 2005 e da Seleção Brasileira de Futsal a partir de 2017, Marquinhos iniciou seu mestrado no PPGCMH em 2019. Durante o curso, conheceu Rodrigo, analista de desempenho com passagem no futebol pelos times do Internacional e do Grêmio. Como consequência desse contato e da aproximação entre os dois, Rodrigo foi convocado a fazer parte da Seleção, tornando-se o primeiro profissional da área a atuar na equipe.

Segundo o professor Rogério Voser, a aprendizagem prática no esporte é algo que o PPGCMH busca "de modo a valorizar e qualificar o conhecimento nessas áreas”. Ele destaca ainda “a importância da aproximação da pesquisa com quem está na prática tentando resolver problemas que emergem no dia a dia do treinamento”.

O coordenador do Programa, Álvaro Reischak de Oliveira, ressalta a “via de mão dupla” que o PPGCMH oferece aos profissionais: “Temos regularmente profissionais do esporte vindo ao nosso Programa com diferentes questões de pesquisa. Isso é importante, pois traz demandas da realidade aplicada, mais imediata. Ao mesmo tempo, a gente consegue incutir questionamentos sobre a filosofia da ciência, o método científico e a importância social que o Programa tem. Eles nos provocam e nós os provocamos”, explica.


A importância da Universidade para o treinador da Seleção


Após um período afastado devido ao envolvimento profissional, Marquinhos Xavier exalta o valor do retorno ao ambiente acadêmico para sua carreira: “Em 2019, senti que precisava voltar a sentar e ouvir. A passagem pela UFRGS no mestrado foi fundamental para minha carreira. Tive a oportunidade de conhecer grandes doutores, pessoas que hoje tenho como amigos”, comenta.

“Hoje, no doutorado eu continuo colhendo os frutos dessa relação com a teoria, porque tenho tentado fazer com que esses conhecimentos cheguem até os atletas e profissionais. Tenho me dedicado bastante à formação de treinadores e acho que isso é fundamental para a nossa profissão, para a nossa categoria”, complementa o treinador. “Minha missão dentro do programa é tentar extrair o máximo de informações e traduzi-las no meio prático”, finaliza.

A Seleção Brasileira de Futsal volta à quadra nesta quarta-feira, dia 29, às 14h. A equipe comandada por Marquinhos enfrenta a Argentina pelas semifinais da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2021.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humanos em: ufrgs.br/ppgcmh/site/.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000