Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Alunos internacionais são recepcionados em evento no Salão de Atos

Alunos internacionais são recepcionados em evento no Salão de Atos

Tradicional cerimônia de acolhida aos estudantes estrangeiros reuniu alunos de vários países
13/08/2019 18:53

Galeria de Imagens

Estudantes de várias nacionalidades com expectativas e projetos de vida diferentes buscam, todos os anos, oportunidades de estudo e de formação profissional na UFRGS. Neste semestre, a Universidade recebe 124 estudantes em mobilidade acadêmica de 21 nações diferentes: Alemanha (5 alunos); Argentina (16); Bélgica (1); Bolívia (2); Chile (1); China (25); Colômbia (24); Espanha (11); França (1); Guiné Bissau (2); Holanda (1); Itália (5); Japão (5); México (4); Moçambique (5); Portugal (9); República da Costa Rica (1); Suécia (1); Suíça (1); Uruguai (2); Venezuela (2).

Como já é de tradição no início de todos os semestres, a cerimônia de recepção aos alunos internacionais é um momento de acolhimento e integração, que reúne os recém-chegados, estudantes estrangeiros que já estão há mais tempo em Porto Alegre e brasileiros integrantes do Amigo Internacional. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 12 de agosto, na Sala II no Salão de Atos.

O secretário e da vice-secretária da Relações Internacionais, respectivamente, Nicolas Maillard e Emilse Martini, deram as boas-vindas e desejaram que, durante o intercâmbio, os estudantes tivessem uma experiência inesquecível. A vice-reitora Jane Tutikian disse que era uma alegria muito grande em recebê-los na UFRGS e que era uma oportunidade ímpar que estariam vivendo. “Não pensem que só vocês estão aqui para aprender conosco, com nossos estudantes. Vocês também nos enriquecem.”

Após as boas-vindas, os intercambistas foram convidados a se apresentar. As delegações dos países foram chamadas individualmente e um a um os estudantes se apresentaram. Alguns mais tímidos, outros mais brincalhões cada um pode dizer seu nome, de qual instituição veio, o que estudam e expectativas para esse período que passaram na UFRGS. Agradecimentos pela possibilidade oferecida pela Universidade, contentamento por estarem no Brasil e o interesse de fazer novos amigos foram recorrentes nas falas dos discentes que vieram ao país para cursar gradução, pós-graduação ou o Programa de Português para Estrangeiros .

Além dos estudantes estrangeiros, estiveram na recepção alguns membros do Projeto Amigo Internacional, composto por alunos e ex-alunos brasileiros que se dispõem a receber em casa e/ou ajudar os recém-chegados a se situar na cidade e na Universidade. No fim da cerimônia, os presentes puderam conferir um pocket show de música brasileira do Ziriguidum - Batucada Social.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000