Você está aqui: Página Inicial Notícias Alunos que não realizaram a prova do Enade 2017 podem solicitar dispensa

Alunos que não realizaram a prova do Enade 2017 podem solicitar dispensa

28/12/2017 15:35

Estudantes concluintes habilitados ao Enade 2017 que foram devidamente inscritos pela Universidade e não compareceram ao exame, aplicado no dia 26 de novembro, podem solicitar dispensa da prova. A solicitação de dispensa, autorizada apenas para os que se enquadrem nos itens previstos pelo anexo I do Edital nº 26/2017 do INEP/MEC, deve ser feita através do ambiente do estudante do Sistema Enade.

O estudante que solicitar dispensa deve apresentar, por meio eletrônico, documento comprobatório, original ou cópia autenticada, a respeito do impedimento de participar da prova. Entre os critérios de deferimento estão: acidentes, assalto, casamento, roubo ou furto de documento de identificação, atividade curricular ou afim, luto, acompanhamento de cônjuge, licenças saúde, maternidade ou paternidade, exercício de atividade profissional no dia da prova e EaD (situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela instituição de ensino).

O estudante que tiver a solicitação de dispensa do exame deferida terá regularidade perante o Enade somente se apresentar preenchimento completo do Questionário do Estudante. Esse questionário esteve disponível até o dia 26 de novembro de 2017, e os estudantes que não o tenham preenchido permanecerão irregulares, conforme determina a Portaria MEC nº 19 de 13 de dezembro de 2017.

A Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS e as Comgrads dos respectivos cursos habilitados ao Enade 2017 orientam que as solicitações de dispensa sejam feitas pelos estudantes o mais breve possível, preferencialmente até o dia 19 de janeiro de 2018. De posse de todas as solicitações dos alunos, a Universidade fará uma avaliação dos pedidos, de modo a verificar aqueles que se enquadram nos critérios previstos. Além disso, há um limite máximo de dispensas por curso, determinado pela legislação da educação superior, o que significa que nem todos os pedidos serão deferidos.

Os alunos poderão solicitar orientações diretamente às Comgrads de seus respectivos cursos. Mais informações estão disponíveis no portal do Inep, na Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017 e no Edital nº 26, de 16 de junho de 2017 do Enade 2017.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000