Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Arte e Filosofia passando pelo Janelas Filosóficas

Arte e Filosofia passando pelo Janelas Filosóficas

Encontro tem como convidada a professora Paola Zordan e acontece hoje, às 19h, com transmissão pelo YouTube
14/09/2021 14:54

Hoje, 14 de setembro, logo mais às 19h, ocorre a terceira sessão do projeto Janelas Filosóficas 2021, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS no YouTube.

O encontro, que tem por título “Conceitos, disciplinas e saberes: arte e filosofia”, tem como painelista convidada a professora Paola Zordan e como debatedora a bacharela em História da Arte Mariana Vasconcellos.

O que era Ars Philosophorum? Quando termina a arte e inicia a filosofia? Há limite para disciplinas cuja tradição aproxima os conceitos? A partir de alguns questionamentos em torno de saberes que se formam e deformam a arte de acordo com contextos e culturas, a proposta será tratar a arte em suas relações com a loucura e com o pensamento filosófico. O intuito desta sessão é movimentar o pensamento através de palavras e das práticas que palavras vêm, ou não, traduzir.


Sobre o Janelas Filosóficas


Iniciativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade, o Janelas Filosóficas é um projeto de extensão organizado e executado pelo corpo docente e discente do Departamento de Filosofia, que visa mostrar à sociedade a filosofia feita dentro e fora das universidades brasileiras. Serão apresentados e discutidos temas filosóficos clássicos e atuais, bem como sua intersecção com outras áreas do conhecimento. As sessões têm transmissão ao vivo e aberta pela internet, sempre às 19h, nos canais do IFCH-UFRGS no Youtube e no Facebook. 

Inscrições e informações através do email janelasfilosoficas@gmail.com
Curta a página do projeto no Facebook ou siga no Instagram

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000