Você está aqui: Página Inicial Notícias Assinatura de convênio confirma instalação de Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre

Assinatura de convênio confirma instalação de Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre

UFRGS, PUCRS e DAAD firmam parceria para cooperação acadêmica e institucional inédita na América Latina
11/04/2017 11:04

Galeria de Imagens

As bandeiras de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e da Alemanha ao lado na mesa oficial do evento são apenas detalhe do simbolismo da cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 10 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). A tela disposta atrás da mesa oficial complementava as informações visuais do momento: um mapa-múndi com diversos pontos marcados acima da Linha do Equador e apenas um, mais destacado, abaixo da linha que divide o mundo indicando Porto Alegre. Os elementos visuais foram sustentados pelas falas oficiais da cerimônia instalação do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), em termo assinado pela UFRGS, pela PUCRS e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o que representa o início de importantes parcerias acadêmicas e institucionais com universidades, centros de pesquisa e instituições alemãs, primeiro da modalidade no Brasil e do hemisfério Sul.

A parceria entre as duas universidades gaúchas para a viabilização do CDEA foi destacada pelo reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, durante a cerimônia, o que chamou de decisão histórica e “bem-sucedida desde já”. Ele destacou o papel do centro a partir da discussão dos temas atuais, da responsabilidade social independente das fronteiras e da compreensão da diversidade cultural. O reitor da PUCRS Evilázio Teixeira situou a existência do centro no cumprimento do papel da universidade em colaborar com a sociedade no projeto global de “almejar um novo futuro” e desejou novas parcerias em vista da cooperação entre universidades. Porto Alegre e as duas universidades se tornam referência para toda a América Latina nas parcerias acadêmico-institucionais.

O primeiro no Hemisfério Sul e 20º centro no mundo recebeu todo o apoio do vice-presidente do DAAD e reitor da Universidade de Giessen Joybrato Mukherjee. Ele lembrou que a candidatura das universidades gaúchas concorreu com outras sete propostas de instituições brasileiras e ressaltou o empenho das dezenas de pesquisadores para a execução das exigências para a viabilização do financiamento do órgão de relações exteriores alemão. Mukherjee destacou o enfoque científico interdisciplinar, o fato de o centro ser uma referência multinacional e, ainda, que o CDEA passa a integrar a rede internacional dos centros presentes em países como Estados Unidos, Reino Unido, China e Japão.

Também participaram da cerimônia de lançamento o Governador em exercício José Paulo Cairolli, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior, o arcebispo de Porto Alegre e chanceler da PUCRS Jaime Spengler, o embaixador da Alemanha Georg Witschel e o cônsul-geral da Alemanha Stefan Traumann. A vice-reitora da UFRGS Jane Tutikian e diversos pró-reitores e docentes da UFRGS prestigiaram a cerimônia. O vice-diretor do Centro e docente na PUCRS Draiton Gonzaga de Souza coordenou a apresentação da mesa de abertura e destacou a importância do centro na referência para pesquisas e estudos em temas de relevo da Alemanha e da Europa, em sustentabilidade, diversidade cultural e globalização.

Confira a reportagem feita pela UFRGSTV

 

Lançamento da placa de inauguração

No meio da tarde, antes da cerimônia de instalação, foi lançada a placa comemorativa do início das atividades do CDEA, no local de funcionamento na PUCRS, no 6º andar do Prédio 5 - Humanidades. O descerramento da placa contou com a presença de diversas autoridades. A diretora do centro e docente na Faculdade de Direito da UFRGS Cláudia Lima Marques destacou a perspectiva de futuro indicada pelas possibilidades de parcerias em vista do início das atividades e o envolvimento de grande número de pesquisadores num mesmo projeto.

O embaixador da Alemanha no Brasil Georg Witschel destacou a interação cultural viabilizada pelas parcerias e o desejo de “construir o futuro em vez de esperá-lo passivamente, num projeto multi-institucional e interdisciplinar” e o fato de que o CDEA representa uma ponte entre a Alemanha e América Latina.  No lançamento da placa, Rui Oppermann chamou atenção para a histórica relação do Estado do Rio Grande do Sul com a Alemanha e afirmou a oportunidade do o Centro de “organizar as parcerias que já são realizadas em um mesmo lugar de referência”. O reitor da PUC lembrou que dois ex-reitores da entidade são alemães e que o centro pode colaborar na discussão dos problemas do mundo globalizado.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000